A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:"— Transcrição da apresentação:

1 Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:
coerência, informatividade, situacionalidade, intertextualidade, aceitabilidade.

2 Coesão Textual Há, basicamente, dois tipos de coesão:
referencial, que permite retomar, numa sentença B, um elemento da sentença A e assim por diante, sequencial que permite a continuidade das ideias. Ambas contribuem para que haja relação entre as partes do texto.

3 Coesão Referencial É aquela que se estabelece entre dois ou mais componentes da superfície textual que remetem ou permitem recuperar um mesmo referente. Ela é obtida por meio de dois processos: A pela utilização de formas gramaticais; B pelo emprego de lexemas.

4 Coesão referencial por formas gramaticais
l. Substituição: pronomes: As crianças viajaram. Elas só voltarão no final de semana. verbos: Empresto-lhe o carro mas é porque confio em você advérbios: Perto da estação havia uma estalagem. Lá reuniam-se os trabalhadores

5 II. Definitivização Comprei um livro. O livro era sobre linguística
II. Definitivização Comprei um livro. O livro era sobre linguística. III. Elipse As crianças viajaram. Só voltarão no final de semana.

6 Coesão referencial com uso de lexemas (coesão lexical)
sinônimos: A porta abriu-se e apareceu uma menina. A garotinha tinha olhos azuis. hiperônimos: Vimos o carro aproximar-se. Alguns minutos depois, o veículo estacionava. nomes genéricos: A multidão ouviu o ruído de um motor. Todos olharam para o alto e viram a coisa se aproximando expressões nominais definidas: Bento XVI esteve no Brasil. O Papa visitou vários estados.

7 Coesão Sequencial I. Recorrência
de termos: E o trem corria, corria, corria... de estruturas: Nosso céu tem mais estrelas Nossas várzeas têm mais flores Nossos bosques têm mais vida Nossas vidas mais amores.

8 de conteúdos semânticos: Ele vai ficar fora algum tempo, isto é, uns quatro meses.
de recursos fonológicos: O poeta é um fingidor Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.

9 II. Progressão manutenção temática: por uso de termos do mesmo campo lexical. O desabamento provocou sérios acidentes. Diversas ambulâncias transportaram as vítimas para o hospital da cidade mais próxima. b. encadeamento por: Justaposição: Você tem razão, a menina é bonita. Mas, voltando ao assunto , quando é mesmo a prova? Conexão: Se não houver alunos inscritos, o curso de extensão não será oferecido este semestre. Relação: João é, sem dúvida, o melhor candidato Além disso, revela conhecer os problemas do povo.


Carregar ppt "Coesão Textual Os elementos responsáveis pela textualidade são:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google