A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS

2 Níveis de organização dos seres vivos
Célula Tecidos Órgãos Sistemas

3 Quem descobriu as células?
Robert Hooke

4 Quem descobriu as células?
Robert Hooke - observou um pedaço de cortiça e verificou vários buraquinhos em sua estrutura e os denominou células – pequena cela.

5 As células possuem várias formas

6

7

8

9 Seres pluricelulares e unicelulares

10 Seres procariotos e eucariotos

11

12 Seres procariotos e eucariotos
De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (sem núcleo) ou eucariontes (com núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofícias. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.

13 Histologia – o estudo dos tecidos
Tecido: conjunto de células semelhantes que desempenham a mesma função. São 4 os principais tipos de tecidos no corpo humano: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso

14

15 Tecido epitelial É formado por células de formato poliédrico ( cúbicos, cilíndricos...) que ficam justapostas, isto é, ficam encostadas uma na outra como os ladrilhos de um piso. É responsável pela proteção e revestimento das superfícies externa (pele) e interna (mucosa) do organismo. Formar glândulas

16 Tecido epitelial - glandular
Função – produzir secreções que são utilizadas em vários processos do corpo. Exemplo: Glândula salivar Glândula sudorípara Glândula lacrimal Glândula mamária Pâncreas (hormônio – insulina) Ovários ( estrógeno e progesterona) Testículos ( testosterona)

17 Tecido epitelial - revestimento
Mucosas – revestem as cavidades de órgãos como a boca, nariz, estômago, intestino... Forma a epiderme – cama mais externa da pele.

18 Tecido epitelial - revestimento
Algumas células produzem melanina, substancia que protege os tecidos contra os raios ultravioleta. As células epidérmicas mais externas da nossa pele são impregnadas por uma proteína impermeabilizante denominada QUERATINA. Esse processo evita e desidratação e constitui uma barreira contra a invasão de microorganismos.

19 Principais funções dos tecidos epiteliais
Proteção Revestimento de superfície Secreção de substâncias Percepção de sensações Controle da temperatura corpórea

20 Tecido conjuntivo Sustenta, protege e une alguns órgãos do corpo.
Apresentam células que não estão unidas entre si, cujo espaço é preenchido por um material que constitui a chamada matriz intercelular. Essa é formada por água e fibras de proteína.Ex: colágeno e elastina.

21 Tecido conjuntivo - tipos
Derme Cartilaginoso Adiposo Ósseo Sanguíneo

22 Tecido conjuntivo - Cartilaginoso
Forma a cartilagem; Por ser rígido da forma e sustentação; Da suporte aos tecidos moles; Reveste as articulações contribuindo para o deslizamento dos ossos; Encontrado: orelhas, nariz, laringe, tendões...

23 Tecido conjuntivo - Adiposo
Formado por células que armazenam gordura; Atua como reserva de energia; Isolante térmico; Sustentar e proteger órgãos internos; Modela a superfície da pele; Preenche os espaços entre outros tecidos mantendo os órgãos em suas posições.

24 Tecido conjuntivo - Ósseo
Principal constituinte do esqueleto humano; Matriz óssea, rica em colágeno e sais de cálcio que proporcionam rigidez e resistência aos ossos; Proporciona consistência ao esqueleto; Aloja e projete a medula óssea; Serve de apoio para os músculos.

25 Tecido conjuntivo - Sanguíneo
É um fluido formado pelo plasma sanguíneo e por células; São dois os tipos: Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias) Glóbulos brancos ( leucócitos) Também possui plaquetas.


Carregar ppt "DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google