A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bruno Baierle Marina de Souza Muniz Willian Felipe do Prado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bruno Baierle Marina de Souza Muniz Willian Felipe do Prado"— Transcrição da apresentação:

1 Bruno Baierle Marina de Souza Muniz Willian Felipe do Prado
OS SEIS REINOS DA VIDA Bruno Baierle Marina de Souza Muniz Willian Felipe do Prado

2

3 Árvores evolutivas Uma das primeiras árvores evolutivas da vida feita a partir de uma perspectiva darwiniana (genealógica) foi publicada por Ernst Haeckel em 1866.

4 A partir dessa árvore da vida iniciou uma tradição de descrever a filogenia com diagramas ramificados, as árvores. Desde os dias de Haeckel, muitos nomes foram dados aos ramos maiores que brotam dessas árvores, como: Metazoa: o reino animal; Micróbios: organismos microscópicos; Protozoários.

5 Procariotos e eucariotos
A descoberta de que os organismos com um núcleo celular constituem um grupo natural dividiu o mundo vivo em duas categorias: Os procariotos: aqueles organismos que não possuem organelas e núcleos envoltos por membranas e sem cromossomos lineares; e Eucariotos: aqueles que realmente possuem organelas e núcleo envoltos por membrana e cromossomos lineares.

6

7 Procariotos: eubactéria e archaebactéria
Investigações que se iniciaram nos anos 1970 levaram à descoberta que: Eubactéria Procariotos Archaebactéria

8 Os procariotos Reino Eubactéria (Bactéria): bactérias “verdadeiras”.
Sem organelas e núcleos envolvidos por membranas; Nenhuma é metanogênica; Algumas utilizam fotossíntese baseada em clorofila.

9 Reino Archaebactéria:
Anaeróbicas ou aeróbicas; Sua maioria é metanogênica; Sem organelas ou núcleos envolvidos por membrana; Nenhuma usa fotossíntese baseada em clorofila; Sem peptideoglicanos na parede celular.

10 Os Archae se assemelham fortemente aos Eubactérias, mas têm características genéticas e metabólicas que os fazem únicos.

11 Os eucariotos Células com uma variedade de organelas envolvidas por membranas e com um núcleo incluso em membrana. São: Reino Fungi; Reino Plantae; Reino Protista; Reino Animália.

12 Reino Fungi Os fungos. Inclui: mofos, cogumelos, leveduras...
Organismos saprófitos (sem fotossíntese – organismos mortos em decomposição), heterotróficos e multicelulares. As espécies descritas representam 5 a 10% da diversidade real.

13 Reino Plantae As plantas multicelulares.
Fotossintetizantes, se desenvolvem por meio da formação de camadas de tecido embrionário; Inclui: grupos de algas, briófitas e seus parentes, as plantas vasculares. As espécies descritas representam cerca da metade do número real.

14 Reino Protista Microorganismos unicelulares e eucarióticos e certas algas. Algas pardas, ciliados, dinoflagelados, amebas... espécies descritas representam 10% da diversidade real.

15 Reino Animália Animais multicelulares.
Organismos que ingerem alimentos = heterotróficos. Descritas aproximadamente 1,3 milhão de espécies. Estimativas: número total varia entre 10 e 200 milhões.

16 As Archaebactérias Muitos Archae vivem em ambientes extremos, como modo de vida de refúgio; Foi encontrada uma comunidade Archae que se alimenta de Hidrogênio a 180 m abaixo da superfície, em Idaho;

17 Termófilos estão próximos ao “ancestral universal”;
Extremófilos: Halófilos – concentrações salinas; Termófilos e Psicrófilos – temperatura; Acidófilos ou Basófilos – adaptados a valores de pH; Barófilos – pressão; Termófilos estão próximos ao “ancestral universal”;

18 Recentemente surgiu uma nova sugestão de divisão da vida, em 3 domínios, sob um novo nível taxonômico, que seriam: Eubacteria; Archaea; Eukaryota.

19 No entanto, restam algumas duvidas sobre:
Quantos seriam os reinos de cada domínio? Se os domínios representam grupos naturais? Quais as relações filogenéticas existentes entre os domínios? Quais seriam os reinos de cada domínio?

20 Frequentemente são feitas discussões sobre o reino Animália e a alguns filos de protistas semelhantes aos animais que, segundo o autor, são descompromissadamente chamados de protozoários. Ambos são definidos como eucariotos multicelulares e heterotróficos, no entanto os membros do reino Animália possuem alguns atributos únicos.

21 É inferido pelo texto que a divisão em invertebrados e vertebrados do filo Chordata é baseada em tradição e conveniência, já que os vertebrados representariam menos de 5% dos animais descritos.

22 De onde vem os invertebrados?
Existem teorias de que a vida teria surgido inicialmente nos mares, logo após um resfriamento que teria possibilitado a vida. Tais teorias eram baseadas em evidências indiretas de organismos procariotos nos mais antigos sedimentos do planeta.

23 Aproximadamente 2,5 bilhões de anos atrás já ocorria um nível notável de sofisticação metabólica.
Biomarcadores de hidrocarbonetos sugerem que o surgimento das primeiras células eucariontes ocorreu a aproximadamente 2,7 bilhões de anos atrás. No entanto, pouco se sabe sobre a origem e evolução dos eucariontes.

24 Embora a precoce existência da célula eucariótica, provavelmente passou-se mais algumas centenas de milhares de anos para a evolução ate indivíduos multicelulares. Dados de relógios moleculares sugerem que o ultimo antepassado em comum entre as plantas e os animais ocorreu a aproximadamente 1,6 bilhões de anos atras, muito depois dos dos eucariotos e muito antes do Animália.

25 Através de fosseis, é possível dizer que os animais tiveram sua origem cerca de 600 milhões de anos atrás, no entanto, alguns traços de fosseis sugerem que já existiam animais primitivos a mais de 1,2 bilhões de anos atrás.

26 O ancestral comum entre os animais e as plantas era provavelmente um protista, isto sugere que a multicelularidade teria surgido independentemente nesses dois reinos, que diferem nos genes reguladores mestres, que seriam responsáveis pelos mecanismos básicos de formação de padrões e comunicação entre as células.

27 Mesmo que os registros fosseis de animais primitivos seja muito rico para algumas linhagens, outras não deixaram muitos registros, devido ao fato de terem o corpo mole, dificultando a fossilização, ou o local onde viviam não apresentavam boas condições para a fossilização. No entanto alguns grupos como equinodermos, moluscos, artrópodes, corais, ectoproctos, braquiópodes e vertebrados deixaram ricos vestígios fosseis.

28 Representantes de quase todos os filos do reino Animália já estavam presentes a mais de 500 milhões de anos atrás. No entanto a vida na Terra ocorreu recentemente, tendo em vista os padrões geológicos, portanto, pode-se dizer que a vida teve mais dificuldade para invadir a terra do que para desenvolver-se nela.

29 Conclusão A ciência varia de acordo com o tempo e as pesquisas que são desenvolvidas. Há várias teorias referentes ao surgimento das espécies e seus ancestrais. Muito precisa ser ainda descoberto, por isso observou-se imprecisão dos dados no que se diz respeito a estimativas numéricas.

30 OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Dúvidas?


Carregar ppt "Bruno Baierle Marina de Souza Muniz Willian Felipe do Prado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google