A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concordância Verbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concordância Verbal."— Transcrição da apresentação:

1 Concordância Verbal

2 REGRA GERAL O VERBO concorda em número e pessoa com o SUJEITO.
“veio os homens c’as ferramenta...” (Adoniran Barbosa) Corrigido: vieram os homens com as ferramentas...

3 Alguns fatores que afetam a concordância verbal:
ORDEM INDIRETA: Chegou, ontem à noite, os convites.(coloquial) Chegaram, ontem à noite, os convites. (culto)

4 Alguns fatores que afetam a concordância verbal:
A DISTÂNCIA ENTRE O SUJEITO E O VERBO: - A torcida dos clubes paulistas, que estavam em péssima colocação no campeonato, quebraram toda a arquibancada. (errado) - A torcida dos clubes paulistas, que estavam em péssima colocação no campeonato, quebrou toda a arquibancada. (certo)

5 Alguns fatores que afetam a concordância verbal:
PALAVRAS NO PLURAL VIZINHAS AO NÚCLEO DO SUJEITO QUE ESTÁ NO SINGULAR: - A educação destas pessoas impediram um prejuízo maior. (errado) - A educação destas pessoas impediu um prejuízo maior. (certo)

6 SUJEITO COMPOSTO EM ORDEM DIRETA: o verbo concorda com a soma.
Ex: As becas e o diploma chegaram. EM ORDEM INDIRETA: pode ir para o plural ou concordar com o mais próximo. Ex: Chegou o diploma e as becas. Chegaram o diploma e as becas.

7 SUJEITO COMPOSTO NÚCLEOS SINÔNIMOS: o verbo pode estar no plural ou no singular. A maldade e a ruindade habitavam o seu ser. A maldade e a ruindade habitava o seu ser.

8 SUJEITO COMPOSTO SEGUIDO DE APOSTO RECAPITULATIVO: concorda com o aposto. Vinho, caviar, praia, nada o fazia feliz.

9 SUJEITO COMPOSTO - NÚCLEOS PERTENCEM A PESSOAS GRAMATICAIS DIFERENTES: a primeira pessoa prevalece. Eu e tu cantamos bem. 1ª 2ª 1ª pl. Eu e ele cantamos bem. 1ª 3ª 1ª pl.

10 SUJEITO COMPOSTO Tu e ele cantastes bem. 2ª 3ª 2ª pl.
Tu e ele cantam bem. 2ª 3ª 3ª pl.

11 PRONOMES DE TRATAMENTO
O verbo e os pronomes vão para a terceira pessoa do singular. Ex: Vossa Excelência parece tão abatida. É porque seu filho ainda não ligou?

12 SUJEITO ORACIONAL Se o sujeito for uma oração, o verbo fica sempre na terceira pessoa do singular. Ex: Foi difícil chegar a este design. (propaganda)

13 Substantivo coletivo e expressões partitivas
O verbo fica no SINGULAR, caso não seja seguido de substantivos no plural: O bando fugiu. A maioria conseguiu. O verbo fica no SINGULAR ou no PLURAL, se seguido de nomes no plural: O bando de marginais fugiu/ fugiram. A maioria dos alunos passou/ passaram.

14 Com os pronomes relativos “que” e “quem”
QUE: Na função de sujeito, faz com que o verbo concorde sempre com o antecedente. Foram os problemas que a motivaram. - QUEM: Na função de sujeito, o verbo concorda com o antecedente ou fica na terceira pessoa do singular. Fui eu quem fiz. Fui eu quem fez.

15 VERBOS HAVER E FAZER HAVER: quando sinônimo de existir ou acontecer é IMPESSOAL e fica sempre na terceira pessoa do singular. Não havia dúvidas de quem era o culpado. (Não existiam dúvidas...)

16 VERBOS HAVER E FAZER Houve confrontos recentemente. (aconteceram)
Pode haver novos confrontos. (Podem acontecer novos confrontos.) Deve haver interessados. (Devem existir interessados.)

17 VERBOS HAVER E FAZER HAVER e FAZER com o sentido de TEMPO DECORRIDO: ficam sempre no singular. Há vinte anos não visito minha terra natal. Faz dois anos que a conheci. Vai fazer três meses que não bebo.

18 INDICAÇÃO DE HORAS, DATAS E DISTÂNCIA
O verbo concorda com o número: São duas horas. É uma hora e vinte. São vinte de setembro. (ou É dia vinte de setembro) São vinte metros.

19 VERBOS DAR, BATER E SOAR Se o termo relógio (torre, igreja etc) é sujeito, o verbo fica no singular. Ex: O relógio deu/ bateu/ soou três horas. - Se o sujeito é o número, o verbo concorda com ele: Ex: Deram três horas no relógio.

20 A PALAVRA “SE” - Partícula apassivadora (somente com VTD e VTDI): o verbo concorda com o sujeito. Aluga-se quarto. Alugam-se quartos. (Quartos são alugados)

21 A PALAVRA “SE” - Índice de indeterminação do sujeito (VI, VL, VTI): o verbo permanece no singular. Necessita-se de voluntário. Necessita-se de voluntários.

22 Pronomes seguidos “de nós” ou “de vós”
Se o pronome estiver no singular, o verbo também estará: Qual de vós nunca errou? Nenhum de nós irá. Se o pronome estiver no plural, o verbo vai para a terceira pessoa do plural ou concorda com os pronomes: Quais de nós vencemos? Quais de nós venceram?

23 SUJEITO: NOME PRÓPRIO NO PLURAL
Precedido de artigo: verbo no plural. Os Estados Unidos atacaram o Iraque. Não precedido de artigo: verbo no singular. Estados Unidos atacou o Iraque.

24 “É QUE” e “HAJA VISTA” É QUE: É INVARIÁVEL.
Nós é que solicitamos a mudança. Os policiais é que encontraram o corpo. Pode variar se o verbo não estiver ao lado do que: São os deputados corruptos que roubaram. HAJA VISTA: existe no singular e no plural, mas nunca no masculino (haja visto). Haja/ Hajam vista os dólares que roubaram!

25 NÚCLEOS LIGADOS POR “OU”
Verbo no singular se há idéia de retificação ou exclusão. Alckmin ou Kassab irá para o segundo turno, diz pesquisa. - Verbo no plural se a ação for de ambos os núcleos. Só um pai ou um irmão compreenderiam.

26 O VERBO “SER” Meu problema é dois ou Meu problema são dois?
O correto é “Meu problema são dois”. Este verbo concordará muitas vezes com o predicativo e não com o sujeito! A não ser se o sujeito for nome próprio: Maria é desejos.

27 O VERBO “SER” Há expressões invariáveis, formadas pelo verbo “ser”: é muito, é pouco, é demais etc. Cem quilos é muito. Duzentos metros é demais. Cinqüenta reais é pouco. Logo, não concordam como sujeito.


Carregar ppt "Concordância Verbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google