A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Atividades físicas

2 Conceito Entende-se por qualidade de vida, a percepção do indivíduo da sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais se insere e em relação com os seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

3 A qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano.
Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio.

4 E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderá controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.

5 Existem métodos para quantificar os aspectos relacionados a este tema, porém ocorrem variações significativas que na prática não indicam uma perda de qualidade de vida. Isso se deve ao fato de cada indivíduo possuir um estilo de vida peculiar, que difere dos demais, fazendo-o buscar maneiras alternativas de realização plena pessoal.

6 No Brasil, existe a Associação Brasileira de Qualidade de Vida - Abqv que tem como missão promover a integração e desenvolvimento de profissionais multidisciplinares voltados para atuação em Qualidade de Vida, divulgando tendências, provocando discussões / reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambiente saudáveis.

7 Para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.

8 A sociedade moderna nos impõe atividades que ocupam a maior parte de nosso tempo e impossibilitam de forma direta ou indireta a prática de comportamentos saudáveis.

9 A falta de atividades físicas, cuidado com o organismo e o cultivo de relacionamentos saudáveis com outros indivíduos, pode acarretar em doenças como: diabetes; câncer; osteoporose; problemas respiratórios, cardiovasculares, físicos e infecções.

10 Pode ainda causar danos psicossomáticos como síndromes crônico degenerativas, depressão, irritabilidade e até mesmo ao isolamento e/ou exclusão social.

11 Qualidade de Vida no Trabalho
Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da Qualidade Total. Acompanhando esta Qualidade Total também surgiu a QVT, que está focalizada no potencial humano e no meio que convive em todos os sentidos.

12 Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal ao indivíduo.

13 Não há Qualidade de Vida no Trabalho sem Qualidade Total, ou seja, sem que a
empresa seja boa. Não confundir QVT com política de benefícios, nem com atividade festivas de congraçamento, embora essas sejam importantes em uma estratégia global.

14 A qualidade de vida no trabalho hoje pode ser definida como uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam dois aspectos importantes: - a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional; - e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho.

15 A qualidade tem a ver, essencialmente com a cultura da organização
A qualidade tem a ver, essencialmente com a cultura da organização. São fundamentalmente os valores, a filosofia da empresa, sua missão, o clima participativo, o gosto por pertencer a ela e as perspectivas concretas de desenvolvimento pessoal que criam a identificação empresa – empregado. O ser humano fazendo a diferença na concepção da empresa e em suas estratégias.

16 Muito se tem falado sobre a Qualidade de Vida no Trabalho.
Mas a satisfação no trabalho não pode estar isolada da vida do indivíduo como um todo.

17 Os empregados que possuem uma vida familiar insatisfatória tem o trabalho como o único ou maior meio para obter a satisfação de muitas de suas necessidades, principalmente, as sociais. Assim, o trabalho assume dimensões enormes na vida de um homem.

18 A tecnologia de Qualidade de Vida no Trabalho pode ser utilizada para que as organizações renovem suas formas de organização no trabalho, de modo que, ao mesmo tempo em que se eleva o nível de satisfação do pessoal, eleve-se também a produtividade das empresas como resultado de maior participação dos empregados nos processos relacionados ao seu trabalho.

19 Rosenir Batista – Consultora Esp. em Psicologia Organizacional
Enfim O importante é tomar atitudes sadias que promovam a sua qualidade de vida e da sua coletividade ao seu redor, e sempre procure um médico antes de tomar atitudes sobre a sua condição física. Seja sempre feliz. Rosenir Batista – Consultora Esp. em Psicologia Organizacional


Carregar ppt "QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google