A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de comunicação e expressão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de comunicação e expressão"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de comunicação e expressão
Prof. Sérgio Ventura Universidade Gregório Semedo

2 UNIDADE I LINGUAGEM, LÍNGUA E COMUNICAÇÃO

3 1. CONCEITO DE LINGUAGEM Capacidade de desenvolver e estabelecer comunicação inerente ao ser humano. Meio ou sistema de signos ou símbolos linguísticos, gráficos, sonoros, visuais, gestuais etc., usado para a comunicação.

4 DIFERENTES LINGUAGENS
Fala Símbolos Sons Gestos

5 Linguagem LINGUAGEM VERBAL: as dificuldades de comunicação ocorrem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras); LINGUAGEM NÃO-VERBAL: as pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação. Disponibilizar o exemplo do livro de Paul Ekman “emotion reveled”, mostrando as figuras universais de tristeza, alegria e agonia.

6 Exemplo de linguagem não-verbal
A vida se resume em 4 frascos... Então, vamos aproveitar bem, porque já estamos no terceiro! 

7 2. CONCEITO DE LÍNGUA Sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases que os indivíduos de uma comunidade linguística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.” (

8 Para Cunha e Cintra, “a língua é um ‘sistema gramatical’ pertencente a um grupo de indivíduos. Meio através do qual uma coletividade se expressa, concebe o mundo e age sobre ele. É a utilização social da faculdade de linguagem.”

9 A fala A fala é a materialização da língua, a exposição regular da língua materna e sua estrutura. A fala segue uma regra para ser comunicável, sua estrutura é diferente para cada comunidade falante. Não se opõe à língua, mas completa-a.

10 3. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO
O que é comunicação? Ato de tornar algo comum. Processo de interação e troca entre indivíduos de uma comunidade. Do latim communicare, i.e, compartilhar, dividir.

11 O objetivo da comunicação é a transmissão de informação.
Para que a comunicação seja efetivada são necessários dois elementos: O emissor (falante, locutor, agente) O receptor (destinatário, ouvinte, interlocutor, paciente). O objetivo da comunicação é a transmissão de informação.

12 Os processos de comunicação evoluem, mas sua estrutura é a mesma
Os processos de comunicação evoluem, mas sua estrutura é a mesma. Por isso, podemos afirmar que só o ser humano: transmite, processa, armazena, enriquece, reproduz a informação já enriquecida. A comunicação é um processo de interacção entre pelo menos dois seres para troca de informação.

13 Processo da comunicação
O signo linguístico Significado Conceito (mental, linguagem, responsável pela definição dos objetos no mundo) Significante Imagem acústica (som, fala, materialização da ideia do objeto) Ex.: Arbre, tree e árvore têm o mesmo significado, mas diferem obviamente no significante.

14 Ato Linguístico Schramm Lasswell

15 Esquema de Schramm e Lasswell.
Modelo de comunicação Esquema de Schramm e Lasswell. Segundo Schramm, o ato comunicacional tem início num Emissor, alguém que define não só o que vai comunicar como também o Código ( ou seja a linguagem) que vai utilizar, razão pela qual é chamado de Codificador. A essência da comunicação, isto é, aquilo que é informado, denomina-se de Mensagem. O emissor envia a mensagem codificada através de uma via, também da sua escolha (que poderá ser, por exemplo, a via oral ou a via escrita, ou outra). Essa via é o Canal, através do qual a mensagem é recebida pelo destinatário – o Receptor – a quem compete descodificá-la. Por isto, o receptor é conhecido também por Descodificador.

16 No modelo de Schramm devemos ainda ressaltar um elemento importante: O Ruído. Existe a possibilidade de ocorrer ruídos (interferências que distorcem o sentido da frase, consequentemente, a compreensão da comunicação), quando do envio da mensagem. O receptor pode não entender a intenção do emissor. Ou seja, a informação transmitida chega ao receptor com outro sentido.

17 O modelo de Lasswell é uma decorrência, ou antes, uma simplificação do elaborado por Scrhamm. Focaliza exactamente os mesmos aspectos, mas, ao invés de recorrer a terminologia específica e a uma estrutura esquemática, expressa-se apenas através de cinco perguntas simples: Quem? Diz o quê? Por que via? A quem? Com que efeito? A essas cinco perguntas correspondem como resposta os cinco termos básicos do modelo de Schramm: Emissor, Mensagem, Canal, Receptor e Retroacção.

18 Exemplo Médico: “Sim, o que aconteceu?”
Mulher: “Doutor, eu não sei o que fazer. Toda vez que meu marido chega em casa bêbado, ele me bate com sua pasta. Me dá cada porrada!!!” Médico: “Eu tenho um remédio muito bom para isso. Quando seu marido chegar em casa embriagado, basta tomar um copo de chá de camomila e começar o gargarejo. Apenas gargareje e gargareje até seu marido dormir”. Duas semanas depois, ela retorna ao médico, e parece ter nascido de novo. Mulher: “Doutor, Isso foi uma ideia brilhante! Toda vez que meu marido chegou em casa bêbado, eu gargarejei muitas vezes com chá de camomila e ele não me bateu.” Médico: “Você viu como calar a boca ajuda?”

19 A comunicação e a cultura
todos os hábitos, usos e costumes, formas de estar no mundo e de sentir e interpretar a realidade circundante constituem a cultura de uma colectividade.

20 Dinâmica de grupo Telefone sem fio
Eu vinha a caminho da faculdade quando de repente bati numa pedra e caí com a cara no chão enlamaçado. O meu rosto ficou todo sujo. Quando entrei na universidade fui direto ao banheiro me lavar. Ao entrar na sala de aula, o professor me perguntou o motivo do atraso. Disse-lhe que havia pego um grande engarrafamento.

21 Sugestões para o debate:
O que aconteceu com a mensagem do início ao fim da atividade? O que acontece com as mensagens no nosso cotidiano? Como esta comunicação interfere nos relacionamentos? Como você acha que deveria ocorrer a comunicação?


Carregar ppt "Técnicas de comunicação e expressão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google