Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedrohenrique Ferreira Alterado mais de 9 anos atrás
1
Evento de Empreendedorismo Fernando Dolabela e Ênio Pinto Sumário Executivo 04 de outubro de 2011
2
Resumo do que foi apresentado pelos palestrantes Não há juízo de valor com relação as informações apresentadas
3
O tema ainda é marginal Empreendedorismo significa transformar sonhos em riquezas materiais ou imateriais Gostamos de copiar os EUA, mas o empreendedorismo é baseado na cultura local. Não se pode copiar o que deu certo em outros lugares. Qual a nossa raiz e como vamos desenvolver o potencial empreendedor das pessoas?
4
Trabalhar com crianças é o foco... os universitários já representam um público tardio – trabalha-se quem já é empreendedor, mas não há transformação. As pessoas de 18 anos são mais difíceis de mudar... Morte do marido e desemprego são motores para empreender, mas queremos empreendedores que optem por empreender porque sabem que é onde está o futuro
5
Geração de riqueza e justiça social – é o lema do Fórum Mundial de Empreendedorismo Somente quem se emociona consegue produzir algo de bom... quem não se emociona não faz diferença O que você sabe? É pergunta do passado O que você é? Qual o seu sonho? Qual o futuro que deseja? São essas pessoas que vão mudar o mundo
6
O curriculum se refere ao passado. Ele é importante, mas não fala do seu futuro Família e escola inibem o potencial empreendedor das pessoas Empreendedor sonha, concebe o futuro e tem a coragem para fazê-lo acontecer Tarefa do empreendedor – identificar oportunidades e transformá-las em casos de sucesso Criatividade não é estimulada.
7
O empreendedorismo precisa ser retirado da margem Não dá para o governo ser empreendedor... quem sabe empreender é a sociedade civil, além de ter dinheiro. Governo – deve fomentar, ajudar, facilitar Qualquer política deve considerar estrutura em rede Cidade – melhor localidade que se pode identificar. Temos que pensar nas cidades
8
Transformou, oferecendo coisas novas e boas – são empreendedores Só inova quem está com boa auto estima Desafio – inovar na pequena empresa A universidade não inova... somente as empresas inovam... significa resultado econômico positivo. A universidade ajuda, claro
9
Mercados Globalizados Economia Brasileira em expansão e conectada com os mercados internacionais Competição em padrões internacionais O Brasil é um país empreendedor
10
Fatores% Falhas gerenciais68% Causas econômicas conjunturais62% Politicas públicas e arcabouços legais54% Carga tributária elevada43% Falta de capital de giro37% Falta de clientes27% Concorrência forte25% Problemas financeiros25% Ponto inadequado19% Empresas extintas
11
Crescimento e envelhecimento da população vai gerar novas oportunidades Mulheres estão à frente dos negócios e no poder Uso intensivo de processos inovadores Globalização Atuação Associada Confluência do ócio com o negócio Preocupação com a Sustentabilidade Conexão plena com o mundo virtual Aumento das classes ‘C’, ‘D’ e ‘E’ Interiorização
12
Porque não precisava O mercado interno bastava A concorrência externa não era relevante
13
Sensibilização e Difusão Acesso a serviços tecnológicos às MPE Prospecção de práticas vanguardistas
14
Ministério do Desenvolvimento, Indústria E Comércio Exterior Secretária Técnica do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.