A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 8 Gênero e Paladar gastronômico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 8 Gênero e Paladar gastronômico"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 8 Gênero e Paladar gastronômico
Leandro Rocha Ferreira Hotelaria RA:

2 O consumo de carne depende da classe social
Antigamente a forma de se alimentar se torna um meio para obter status social O consumo de carne depende da classe social A dieta deve variar para suprir as necessidades de cada tipo de trabalhador

3 A ligação entre as refeições e os relacionamentos
O jantar é importante para na saúde e o bem estar da família. O jantar caseiro deveria ser farto.

4 O preparo da janta era o que determinava o papel das mulheres no casamento.
A mulher devia atender às preferências alimentares da família, mas principalmente as do marido. Quando ocorria uma divisão no preparo dos alimentos o homem sempre era visto como um simples ajudante.

5 Antigamente enquanto o homem devia sair e passar o dia trabalhando a mulher devia dedicar seu tempo as tarefas de casa, para que quando o marido chegasse esse pudesse se sentir em seu próprio lar, e assim passar um tempo com a família.

6 Mas hoje as coisas mudaram, a ausência de alguém para cozinhar fez com que os homens aprendessem a se virar, Coxon em 1983, pesquisou em escolas de gastronomia que a maioria dos homens que faziam o curso estavam la porque não tinham alguém que cozinhasse para eles.

7 Preferências Culinárias
A preferência de certos tipos de prato difere de acordo com a classe social. Classes sociais mais elevadas optaram por consumir uma menor quantidade de carne, e passam a optar por produtos mais saudáveis, como o pão integral. A classe operaria procura manter as mesmas práticas alimentares.

8 A preferência das mulheres
Acredita-se que as mulheres preferem alimentos mais leves; Preferem os pratos com pequenas porções e uma quantidade menor de pratos.

9 Refeições fora de casa As refeições feitas foras de casa não ocorriam somente para nutrir o corpo, mas também eram vistas como forma de se obter um status social. Quem comia em um ambiente publico devia respeitar as regras do restaurante, e não fazer aquilo que desejavam, mas sim o que achavam certo.

10 Os restaurantes devem oferecer uma “experiência de refeição”.
Proporcionar prazer, animação e bem-estar. Ao analisar alguns restaurantes se percebeu que os homens costumam dar mais gorjeta que as mulheres. Dentro desse conceito os restaurantes passar à vender não somente o alimento mas os desejos dos que nele se encontram.


Carregar ppt "Capítulo 8 Gênero e Paladar gastronômico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google