A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mastite Bovina Aluna: Alexsandra de Brito Professor(a) orientador(a): Rosicler Duarte Barbosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mastite Bovina Aluna: Alexsandra de Brito Professor(a) orientador(a): Rosicler Duarte Barbosa."— Transcrição da apresentação:

1 Mastite Bovina Aluna: Alexsandra de Brito Professor(a) orientador(a): Rosicler Duarte Barbosa

2 Introdução Tema: Mastite Bovina Justificativa: -A mastite é uma inflamação na glândula mamaria. Essa patogenia é muito agressiva, suas causas são por vários agentes. Se tem duas formas de nomenclatura para a mastite, a mastite clínica e subclínica. -Pode ser tratada como mastite ambiental e contagiosa. -A mastite tem como sinais nas alterações físicas do animal e na produção do leite. Por causa desses fatores essa doença trás prejuízos na produção de leite, suas causas podem ser tratadas mas há perdas em vários aspectos.

3 Problema : Qual a definição da doença mastite? A doença da mastite que afeta o rebanho bovino e corresponde a infecção da glândula mamaria, é responsável por grandes perdas econômicas podendo chegar em até 50% a produção de leite. A mastite altera na produção e na composição física e química do leite e a diminuição da vida produtiva da vaca afetada. A infecção da glândula mamaria ocorre, geralmente, via canal do teto, principalmente após a ordenha, pelo esfíncter o agente infeccioso consegue penetrar. Esse agente é transmitido pelo manejo ao animal e higiene da instalação ocasiona as infecções, também a ocorrência de lesões no teto, como ferias ou lesões causadas por enfermidades da pele do úbere também favorece para a infecção.

4 Objetivo Geral: - Definir os conceitos da doença mastite bovina, determinando as possíveis alterações e procedências para o tratamento para a doença. Objetivos Específicos: -Conhecer a definição da mastite abordando sua característica; -Identificar as causas da doença; -Reconhecer as alterações oriundas da mastite bovina; -Analizar os prejuízos causados pela doença;

5 Referencial Teórico: - Mastite é a inflamação da glândula mamaria e caracteriza-se por alterações físicas, químicas e organolépticas do leite e alterações no tecido glandular. A mastite pode ser clinica (superaguda, aguda, subaguda ou crônica) e subclínica. A mastite bovina pode ser causada por agentes químicos ou físicos, mas na maioria dos casos é causada por bactérias. COSTA (1996);

6 - O diagnostico das mastites é feito através dos sinais clínicos como anormalidades na glândula mamaria e no leite. Nos casos clínicos o exame bacteriológico do leite e o antiograma podem ser uteis para escolher o melhor tratamento. Nos casos da mastite subclínica o diagnostico deve ser feito pela contagem total de células somáticas no leite e cultura bacteriológica. MELVILLE P.A.; (1999)

7 Método: - Tipo de pesquisa: Neste estudo será abordado de forma de pesquisa de campo e básica. A mesma será de levantamento de informações sobre o assunto proposto. Incluindo a pesquisa aplicada como forma de conhecimentos adquiridos e de orientação.

8 População e amostra: A população para o presente estudo serão os rebanhos bovinos, afetados pela doença da mastite, que afeta a glândula mamaria das vacas em período de lactação. A amostra terão como envolvidos uma parcela os rebanhos bovinos brasileiros para obtenção de informações referentes a este trabalho.

9 Instrumento e procedimento: Como forma de instrumento para as informações contidas neste trabalho será utilizado a forma de questionário, aberto. O procedimento caberá a distribuição desse questionário a instituições agropecuários dos estados brasileiros, em comércios agroveterinárias onde tem a presença de produtores desta aria, com divulgação do tema para obtenção de mais conhecimentos agregados as praticas correspondentes. Será determinado a data de entrega e recolhimento destes questionários nos mesmos, para analises e redefinições das informações apresentadas.

10 Tratamento de dados: Para a realização deste trabalho o tratamento de dados seguira de forma qualitativa com analise de conteúdos formando e definindo as ideias propostas para chegar ao resultado final.

11 Aspectos Éticos: Para a conclusão deste estudo a coleta de informações não terá finalidade de divulgar nomes, classe, estado e local dos envolvidos na pesquisa. Tendo total responsabilidade nesta busca de informações. Terá passagem para aprovação do núcleo de ética e bioética da instituição orientadora. Para finalizar e consolidar o estudo realizado

12 Referências bibliográficas: Brito J.R.F.,Caldeira 1997. Sensibilidade e especificidade do ‘’California Mastitis Test’’ como recurso diagnostic na mastite subclinical em relaçao a contagem de celulas somaticas. Pesq. Vet. Bras.17:49-53 BSAS (1995) Breeding and feeding the High Genetic Merit Diry Cow. BSAS Occasional Publication No.19. NOTTINGHAM University Press. Corrêa W.M., 1992. Enfermidades Infecciosas dos Animais Domésticos. Editora Médica e Cientifica Ltda. 2ª edição, p. 117-131 Costa E.O., 1996. Bovine mastites due to algoe of the genus Prototheca. Mycopathologia 133:85-88. Cowie, A.T., (1984) In HORMONAL Control of Reprodution (eds, C.R. Austin e R.V. Short), 2 nd edn, pp. 201,211. Cambridge University Press, Cambridge. First, N.L., (1979) In Beltsville Symposia in Agricultural Research 3. Animal Reproduction (end H.W. Hawk, C.A. Kiddy e H.C. Cecil). p. 215. Alleheld-Osmum, Montclair, New Jersey.

13


Carregar ppt "Mastite Bovina Aluna: Alexsandra de Brito Professor(a) orientador(a): Rosicler Duarte Barbosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google