A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROJETO DE VIDA DE JESUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROJETO DE VIDA DE JESUS"— Transcrição da apresentação:

1 O PROJETO DE VIDA DE JESUS

2 O Projeto de Deus Quando se diz “projeto de Deus”, muitos tendem logo a pensar que se está dizendo que Deus tem desde sempre um projeto sobre o mundo e sobre a história já definido, pensado e minuciosamente calculado, independente de tudo o que as pessoas possam fazer. Mas não é assim. Pelo contrário, desde o começo, o projeto de Deus conta com os homens, é um projeto compartilhado. É um projeto por e para nós, que não se leva a cabo sem nós. Um dos aspectos mais originais e característicos do Deus dos cristãos é que Ele se revela e se manifesta na história, de modo progressivo, humano. E não se faz em forma de explicação ou de comunicação conceitual dirigida ao entendimento, senão em forma de doação, de acolhida gratuita, de convite a participar de sua vida, de sua plenitude, de seu gozo. É um mistério de amor e solidariedade. Convida a relacionar-se com Ele: “Eu serei teu Deus e tu serás meu povo” (Ex 6,8)

3 O Projeto de Vida de Jesus
Recebeu a vida de sua família, de seu povo, de sua cultura; foi tendo experiências e refletindo sobre elas, foi amadurecendo. As parábolas e a linguagem maravilhosa e direta de seus discursos, os exemplos próximos e familiares, falam de sua paixão pela vida. Romper o anonimato e sair a pregar por Israel, não foi algo repentino e estranho, e sim algo para começar a divulgar o que foi interiorizando durante anos.

4 O diálogo e relação com o Pai.
Jesus viveu seus anos de Nazaré sob o olhar do Pai que vê no escondido, que olha e descobre a grandeza das pessoas na simplicidade da vida. Esteve atento a sua chamada e O encontrou sempre no cotidiano. Assim foi adquirindo essa experiência íntima de pertença ao Pai. Cresceu interpretando cada vez mais a vida desde o projeto do Pai. Lucas diz que “crescia em sabedoria, em idade em graça diante de Deus e dos homens”(Lc 2,52).

5 O projeto de vida de Jesus era a realização das promessas de Deus
Jesus anunciou o Reino de Deus. O projeto de vida de Jesus tem como centro e como meta o anúncio e a realização do Reino de Deus. Suas primeiras palavras na Galiléia mostram isso com clareza: “O Reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam na Boa Notícia” (Mc 1,15). O projeto de vida de Jesus era a realização das promessas de Deus para o seu povo

6 Jesus de Nazaré, um homem apaixonado por uma causa.
Os evangelhos mostram Jesus como uma pessoa profundamente unificada, com todas suas energias fortemente atraídas para uma causa com a que se sente plenamente identificado e, a ela, dedica sua vida inteira. Todo seu coração, toda sua paixão, toda sua entrega e todo seu ser estão centrados no anúncio do Reino. E o anuncia como a notícia mais desejada e esperada da história, como a oportunidade para mudar e começar algo novo: chama a “nascer de novo” (Jo 3,3) para dar sentido pleno à vida, para dinamizar e projetar a vida com esperança. Chama a uma nova relação dos homens com Deus e dos homens entre si.

7 Jesus de Nazaré, um homem apaixonado por uma causa.
VIDEO “O QUE É AQUILO?”

8 O seguimento de Jesus. · O chamado-vocação: “chamou aos que ele quis”. Saber-se chamado pessoalmente por Deus é a experiência chave de toda vocação e de todo projeto de vida. É um sentir-se chamado a dar uma resposta livre de seguimento radicalidade e felicidade. · A comunidade: “chamou-os para que estivessem com ele”. Jesus chama a criar comunidade, a partilhar seu projeto. A comunidade é o lugar onde se concretiza o projeto como seguimento. Pertencer e viver a fé em comunidade é essencial a todo projeto de vida cristã. · A missão: Jesus chama ao seguimento em comunidade para anunciar, oferecer e construir o Reino na história dos homens.

9 O Projeto de vida de Jesus é o horizonte dos horizontes...


Carregar ppt "O PROJETO DE VIDA DE JESUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google