A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor"— Transcrição da apresentação:

1 Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor
Alana Mendes Aline Batista Jennifer Neves Lorena Cortezão

2 A Migrações dos Bárbaros
A palavra “Bárbaro”é de origem grega, com sentindo inicial de “gago” e “balbuciante”. Período das Migrações: século IV e V; As Migrações ocorreram na Europa, envolveram os grupos de diferentes origens,saqueando e ocupando as cidades do Império Romano

3 Os Bárbaros contribuíram para a formação étnica, cultural, linguística e religiosa do Ocidente.
A relação entre romanos e bárbaros inicialmente foi pacífica. Guerreiros germânicos: guardas pessoais dos Imperadores. As estruturas Políticas Socioeconomicas do Império entraram em colapso.

4

5 Em 375, os Hunos investiram contra os ostrogodos, estabelecidos entre os rios Don e Dniester;
No ano seguinte atacaram os visigodos que ocupavam a atual Romênia. Posteriormente invadiram o centro da Europa expulsando numerosos povos Germânicos.

6

7 Em 451, os Hunos tendo como comandante Átila, foram vencidos na Gália pelos Romanos tendo como apoio os guerreiros visigodos. A ruralização e a fragmentação do poder político contribuiram para a formação dos reinos bárbaros e para o desenvolvimento das instituições feudais.

8 Os germanos Eram guerreiros ferozes ainda mais temivéis que os gauleseis. A vida social centrava-se na família ou clã, A base de toda estrutura social residia no “sippe”. A economia baseava-se na agricultura e pecuária, que era desepenhada pela familia.

9 A metalúrgia desempenhou um papel importante na sociedade germânica com a fabricação de armas, barcos e carros de combate. Os aspectos culturais e religiosos estavam diretamente vinculados ao espírito guerreiro da sociedade.

10 Idade Média: uma nova concepção
Inicia-se na segunda metade do século V até a primeira metade do IV. Surge novo modelo de organização sociopolítico. Período de retrocesso cultural a “idade das trevas”. Em 476, ocorreu a deposição do imperador Rômulo Augústulo.

11 Em 1453, ocorreu a conquista da cidade Constantinopla que marcou o fim da Idade Média.

12 A expansão dos francos e o Império Carolíngio
As migrações das tribos dos Francos para o norte da Gália, ocorreram no século V. O rei Clóvis favoreceu o processo de ruralização da Europa Ocidental, A Dinastia merovíngia entregou seu poder efetivo a um grupo de altos funcionários, prefeitos do palácio.

13 A origem Sacro Império Germânico,
Carlos Magno e o Renascimento Carolíngio, Com a morte de Carlos Magno houve da decadência socieconomica do império. Ocorreu em 843 o Tratado de Verdun. No século IX e XI houve a ocupação da Inglaterra, Irlanda e domínios carolínios pelos “vikings”.

14

15 A Europa dos Feudos O feudalismo é um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homens a homens. A partir do século IX surge o feudalismo com as seguintes características: expansão do trabalho servil, 2.fortalecimento do poder dos nobres, 3.consagração das relações de dependência e fidelidade no meio aristocrático.

16 Feudo significa um bem ou um direito cedido a alguém em troca de fidelidade e várias obrigações,
Aquele que cedia o bem se tornava “suserano” Aquele que recebia passava a ser “vassalo”

17 A organização do Feudo O Feudo dividia-se em três partes:
1.Manso senhorial, 2. Manso servil, 3. Manso comum.

18 Feudalismo: herança germânica e romanas
O feudalismo resultou da combinação de instituições romanas e tradições germânicas: colonato comitatus e beneficium

19 A sociedade Feudal A sociedade Feudal está dividida em três ordens:
Clero Nobreza Camponeses.

20 Bibliografia BRAICK, Patricía Ramos. A História das cavernas ao Terceiro Milênio, volume único. 3 ed. Reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2007.

21 “Se um franco é seu amigo, com certeza não é seu vizinho”.


Carregar ppt "Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google