A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BARROCO: ARQUITETURA 24/05/2016 - Alpha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BARROCO: ARQUITETURA 24/05/2016 - Alpha."— Transcrição da apresentação:

1 BARROCO: ARQUITETURA 24/05/ Alpha

2 Paradoxo Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Os enunciados, em versos nesta forma de linguagem, apresentam elementos que apesar de se excluírem, também se completam formando afirmações que parecem sem lógica.

3 OS ESCRITORES QUE MAIS SE DESTACARAM FORAM, VERDADEIROS ARQUITETOS DA ESCRITA. Na poesia: - Gregório de Matos - Bento Teixeira - Botelho de Oliveira - Frei Itaparica Na prosa: - Pe. Antônio Vieira - Sebastião da Rocha Pita - Nuno Marques Pereira.

4 A ARQUITETURA BARROCA Na forma percebe-se toda a herança do Renascimento: um soneto clássico de versos decassílabos (a medida nova), servindo de fundo também tema de reflexão moral. Com rima em: ABBA ABBA CDC CDC.

5 A SELEÇÃO DE PALAVRAS Evidente o trabalho de palavras, que resulta no rebuscamento característico dos texto barrocos. Desenganos da vida humana, metaforicamente É a vaidade, Fábio, nesta vida, A Rosa, que da manhã lisonjeada, B Púrpuras mil, com ambição dourada, B Airosa rompe, arrasta presumida A É planta, que de abril favorecida, A Por mares de soberba desatada, B Florida galeota empavesada, B Sulca ufana, navega destemida. A É nau enfim, que em breve ligeireza C Com presunção de Fênix generosa, D Galhardias apresta, alentos preza: C Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa C De que importa, se aguarda sem defesa D Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa? C

6 Barroco Arte do exagero
AS METÁFORAS Metáfora- “ a vida é rosa; a vida é planta...” Hiperbato – Inversão da ordem direta dos termos da oração. Ex:. “É vaidade, Fábio, nessa vida rosa...” Ordem direta ficariam: Fábio, nesta vida, a vaidade é rosa...” Hipérbole - Exagero,como no caso de “púrpuras mil”. Metonímia- explicação de algo já dito. Barroco Arte do exagero

7 O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.

8 IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

9 Igreja católica do bom Jesus do Matosinho
Igreja católica do bom Jesus do Matosinho. Na frente da Igreja há uma ladeira com 6 capelas onde estão um conjunto de esculturas de Aleijadinho, em tamanho real, que revelam a Via Crucis de Jesus.

10

11 Igreja e Convento de São Francisco, Salvador, Bahia:
considerada uma das mais ricas e espetaculares igrejas do país, tem todo o interior coberto em ouro.

12 Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”
Antonio Francisco da Costa Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto) . Entalhador, desenhista e arquiteto do Brasil colonial. O maior escultor da América Latina, que antes dos 50 anos, ele é acometido por uma doença degenerativa, que deforma e atrofia seu corpo, desencadeando a perda progressiva do movimento dos dedos das mãos e dos pés. Passa a trabalhar com os instrumentos atados às mãos por seus escravos, que o carregam até os locais de trabalho. Daí o apelido de Aleijadinho.

13 Características de Aleijadinho
Características da escultura de Aleijadinho:  * Olhos espaçados  * Nariz reto e alongado  * Lábios entreabertos  * Queixo pontiagudo  * Pescoço alongado em forma de V

14 A mais importante igreja do barroco mineiro, projetada por Aleijadinho, situa-se em Ouro Preto.

15

16 As esculturas dos 12 apóstolos Abdias, Adacuque, Amós, Baruque, Daniel, Ezequiel, Isaias, Jeremias, Jonas, Joel, Naum e Oséias

17

18 escultura de Aleijadinho.
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pelo movimento. O Passo do Horto escultura de Aleijadinho.

19 ... o predomínio das linhas curvas, dos drapejados das vestes e do uso do dourado, os gestos e os rostos dos personagens revelam emoções fortes e o limite físico humano, exaustão. Jesus Cristo à Caminho do calvário

20 O Passo da Subida ao Calvário, de Aleijadinho
O Passo da Subida ao Calvário, de Aleijadinho. Simboliza a subida de Jesus ao Calvário, para depois ser crucificado.

21 O Passo da Crucificação, de Aleijadinho, que simboliza o momento em que Jesus foi crucificado na Cruz. Imagem adorada até os dias de hoje pelos católicos.

22

23 ENTRE SUAS OBRAS MAIS IMPORTANTES, ALÉM DAS CITADAS, TEMOS:
A imagem de São João Batista, à porta da Igreja de São João do Morro Grande; A imagem de N.S. do Carmo na Matriz de N.S. do Bom Sucesso; A imagem do Bom Jesus; o crucifixo na Matriz da Conceição; A Fonte da Samaritana no Seminário Maior; Projeto e execução do chafariz no Hospício da Terra; Altares colaterais de Nossa Senhora da Piedade  e de São João Batista  na Igreja de Nossa Senhora do Carmo; Imagem de São Francisco de Paula atualmente no museu do MASP; Estátuas dos santos Simão Stock e João da Cruz na Igreja de Nossa Senhora do Carmo; Imagem de Nossa Senhora das Dores no MASP, e inúmeras outras obras desse impressionante artista brasileiro.

24

25


Carregar ppt "BARROCO: ARQUITETURA 24/05/2016 - Alpha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google