A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artes em Mato Grosso do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artes em Mato Grosso do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Artes em Mato Grosso do Sul
A Cultura de um Povo

2 Mato Grosso do Sul A cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território.

3

4 Culinária

5 Salgados Sobá: comida japonesa feita com um tipo de macarrão mais fino. Sopa paraguaia: bolo salgado feito com cebola Saltenha: pastel assado recheado com batata Peixe ao molho Churrasco com mandioca: carne bovina ou de peixe assada no espeto, em suportes, sobre carvão em brasa, geralmente acompanhada de mandioca frita e/ou cozida. Chipa: tipo de pão de queijo em forma de "u" ou alongado. Arroz Carreteiro com guariroba: carne picada, salgada, guariroba, cozida com arroz.

6 Salgados

7 Bebidas Caldo de Piranha: feito um pirão de piranha e coado, tomando-se o líquido. Costuma-se tomar o caldo de piranha em cumbucas bem apimentados. O caldo pode ser engrossado com farinha de mandioca. Chimarrão: infusão de água quente e erva-mate e também servido numa cuia Tereré: infusão de água gelada e erva-mate servido numa cuia em forma de chifre de boi; bebida-símbolo de MS; Mate Chimarrão Libra: refrigerante feito de erva-mate que é muito popular na cidade de Corumbá.

8 Bebidas

9 Música

10 Gêneros Alguns dos gêneros mais populares no Mato Grosso do Sul, são:
Guarânia Chamamé Polca Paraguaia Vanerão Um dos grupos mais conhecidos do estado, é o grupo Tradição, mas há também outros cantores conhecidos nacionalmente.

11 Música

12

13

14 Artesanato

15 Artesanto Campo Grande O artesanato da região contempla peças feitas de cerâmica, cestarias, argilas, dentre outros. A qualidade do artesanato é excelente e a variedade de estilos impressiona. Nos municípios que compõem a região existem diversas associações e grupos familiares que produzem o artesanato, alguns com certificado de origem emitido por entidades competentes. O artesanato indígena também se apresenta na região principalmente por duas etnias, a Kadiwéu e a Terena.

16 Artesanato Peças fabricadas pelos índios Kadiwéu

17 Artesanato Pantanal A região do Pantanal apresenta um artesanato rico e variado, feito a partir das seguintes matérias-primas: pedras, arenito, osso e chifre de gado, cerâmica, palha, argila, madeira, fio de buriti, caraguatá, granito, carandá, bambu, couro e baguaçu.

18 Artesananto Peça confeccionada no pantanal.

19 Artesanato Bonito – Serra da Bodoquena Uma das principais manifestações culturais da região é representada pelo artesanato feito da reciclagem do osso bovino, couro e restos de madeira, que buscam alternativas produtivas, focadas na preservação ambiental e na criação de fonte de renda sustentável para a população carente da região

20 Artesanato Outra manifestação bem forte na região é a cerâmica confeccionada pelos índios Kadiwéu. Produzem objetos utilitários e decorativos: potes, panelas, jarros, moringas, placas e animais. Nos utensílios usados para cozer alimentos não é prática aplicas decoração.

21 Artesanato Peça confeccionada na Serra da Bodoquena

22 Artesanato Rota Norte Artesanato Terra Cozida do Pantanal, cerâmicas moldadas no forno ou na mão, expressa as riquezas da flórea, fauna e a rotina do homem pantaneiro. Arpeixe, mulheres pescadoras que descobrem uma nova oferenda de peixes: o couro. E aprendem a transformar a pele de peixe em valiosos acessórios femininos feito à mão.

23 Artesanato Peças fabricadas com couro de peixe

24 Artesanato Costa Leste
A Costa Leste MS, como as demais regiões turísticas de MS possui expressões culturais marcantes através do artesanato. Técnicas tradicionais preservadas, algumas aprimoradas, em matérias-primas da região como madeiras, argila e fibras vegetais ganham forma nas mãos de artistas que traduzem o dia-a-dia das comunidades locais.

25 Artesanato Peça fabricada em argila.

26 Literatura

27 LIteratura Citaremos o nome mais conhecido da literatura regional: Manoel de Barros Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá (MT) no Beco da Marinha, beira do Rio Cuiabá, em 19 de dezembro de 1916.Mudou-se para Corumbá (MS), onde se fixou a ponto de ser considerado corumbaense. Atualmente mora em Campo Grande (MS). É advogado, fazendeiro e poeta. É considerado um dos maiores escritores brasileiros.

28 literatura Manoel de Barros.

29 Artes em Mato Grosso do Sul
Alunos: Alexandro; Dyêneffer; Flávia; Jessica e Tamires. N°: 01; 07; 11; 17; 31 Prof°: Rosiane Disciplina: Artes


Carregar ppt "Artes em Mato Grosso do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google