A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Língua Portuguesa
Escola Estadual Abadia Faustino Inácio Trabalho de Língua Portuguesa

2 Formações de Palavras. A língua portuguesa possui um determinado número de palavras que se encontram à disposição dos falantes, tanto na língua falada quanto na língua escrita. O número de palavras de uma língua é algo difícil de determinar, por dois motivos: muitas palavras deixam de ser usadas, tornando-se arcaísmos. Outras são criadas constantemente, surgindo os neologismos. O processo de criação de novos vocábulos é conhecido como formação de palavras. Há apenas dois mecanismos que permitem o surgimento de um novo item lexical na língua: a formação de palavras e a importação estrangeira.

3 Existem dois processos principais de formação de palavras: a derivação e a composição.
Na composição, a formação de uma nova palavra ocorre a partir da junção de duas ou mais palavras simples ou radicais. Formam-se assim palavras compostas com significação própria. aguardente (água + ardente); embora (em + boa + hora); planalto (plano + alto); vinagre (vinho + acre).

4 Na derivação, a formação de uma nova palavra ocorre a partir de uma única palavra simples ou radical, ao qual se juntam afixos, formando uma nova palavra com significação própria. Existem cinco tipos de derivação: derivação prefixal, derivação sufixal, derivação parassintética, derivação regressiva e derivação imprópria.

5 Na derivação prefixal acrescenta-se um prefixo a uma palavra já existente.
desnecessário (des- + necessário) contramão (contra- + mão) antebraço (ante- + braço) infeliz (in- + feliz)

6 Na derivação sufixal acrescenta-se um sufixo a uma palavra já existente.
ciumento (ciúme + -ento)  velozmente (veloz + -mente) orgulhoso (orgulho + -oso) namorico (namoro + ico)

7 Na derivação parassintética acrescenta-se simultaneamente um sufixo e um prefixo a uma palavra já existente. espairecer (es- + pairar + -ecer) esquentar (es- + quente + -ar) entediar (en- + tédio + -ar) desgelar (des- + gelo + -ar

8 Na derivação regressiva, também chamada de formação deverbal, ocorre redução da palavra primitiva e não acréscimo. boteco (de botequim) dispensa (do verbo dispensar) bandeja (do verbo bandejar) remoinho (do verbo remoinhar)

9 Na derivação imprópria, atualmente chamada de conversão por algumas gramáticas, não há alteração da palavra primitiva, que permanece igual. jantar (verbo para substantivo) andar (verbo para substantivo) prodígio (substantivo para adjetivo) baixo (adjetivo para advérbio)

10 Escola Estadual Abadia Faustino Inácio
Alunos(a) Adrielly ,Emilio, Fabricio ,Yan, Wellington e João Paulo. 10


Carregar ppt "Trabalho de Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google