A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS FORMADORES DA PERSONALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS FORMADORES DA PERSONALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS FORMADORES DA PERSONALIDADE
TEMPERAMENTO CARÁTER

2 TEMPERAMENTO CONCEITOS:
Representa a peculiaridade e a intensidade individual dos afetos psíquicos e da estrutura dominante de humor e motivação. (Freud) Uma disposição inata e particular de cada pessoa, pronta a reagir aos estímulos ambientais; É a maneira interna de ser e agir de uma pessoa, por determinação genética; É o aspecto somático da personalidade.(Navarro)

3 SISTEMA HUMORAL: Conceito e classificação:
Um dos sistemas básicos do temperamento. Correlaciona o estado do organismo com a proporção dos líquidos e humores que circulam pelo organismo. Temperamento Sanguíneo; Temperamento Colérico; Temperamento Fleumático; Temperamento Melancólico.

4 SISTEMA CONSTITUCIONAL
Conceito e classificação: Sistema que estuda a relação entre as características físicas e psicológicas do indivíduo. Normotipo Longitipo Braquitipo

5 CARÁTER Conjunto de reações e hábitos de comportamento que vão sendo adquiridos ao longo da vida e que marcam o modo individual de cada pessoa.(Reich) É composto das atitudes habituais de cada pessoa e de seu padrão de respostas diante de variadas situações,estilo de comportamento.(timidez, agressividade, arrogância, etc.) Expressão do temperamento e da personalidade através das nossas atitudes

6 Processo de formação do caráter, temperamento e personalidade.
Na fecundação, todas as informações genéticas dos pais passam para o bebê, constituindo o seu temperamento. Ainda na gestação, o bebê aprende todos os estímulos provindos do meio. Sente e sofre com qualquer alteração sofrida pela mãe e aos poucos, vai incorporando tais estímulos e organizando-os em seu mundo interno, contribuindo para a formação da sua personalidade. Os possíveis comprometimentos que por ventura vier a ter ao longo do seu desenvolvimento, irão determinar a sua forma de agir e reagir perante a vida, constituindo assim, o seu caráter, sendo esse a expressão única do seu mundo interno.


Carregar ppt "ELEMENTOS FORMADORES DA PERSONALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google