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UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
LICENCIATURA PLENA DOCENTE Maria Eliane DISCIPLINA Literatura Infanto-Juvenil DISCENTES José Carlos Silva Josilane do Val da Silva Joilma do Val da Silva Maria dos Prazeres Lima Oliveira de Souza Maria Rosecleide Costa Chaves de Lima

2 PROJETO FOLCLORE EJA PÚBLICO ALVO: alunos da EJA TEMA: Folclore PÚBLICO-ALVO: Alunos da EJA, 1º, 2º e 3º períodos. DURAÇÃO: 2 semanas DISCIPLINAS: Matemática, Língua Portuguesa, História, artes, Geografia e Ciências.

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4 JUSTIFICATIVA: Como o folclore é uma verdadeira radiografia da cultura de um povo, ignorá-lo é negar um mundo repleto de riqueza e sabedoria. Descobrir o que está por trás de cada trava-linguas, parlendas, mitos e lendas. Que valores e mensagens há para a vida? Através dessas atividades, pode-se despertar nos alunos sentimentos de emoção, de entusiasmo e de amor pelas coisas da nossa terra. Devemos aproximar os educandos da alma do país, levá-lo a conhecer seu passado para entender o presente e valorizar esse legado, respeitando ainda mais as pessoas idosas, a ingenuidade e a pureza da nossa sabedoria popular. Pois com a globalização, corremos o risco de ver destruído o nosso saber folclórico e as características do nosso povo. Criando desta forma o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção de textos.

5 OBJETIVO: Estudar o folclore, sua diversidade e importância com a preservação de cultura.
OBJETIVOS GERAIS: Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos, as lendas mais comentadas em cada local, debates sobre a cultura popular

6 CONTEÚDOS Português: Linguagem oral e atividades de leitura da linguagem escrita. Conhecimento das várias modalidades de linguagem (histórias, poesias, músicas, provérbios, adivinhações, notícias, reescritas. Matemática: Situações problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão tendo como elementos, os jogos, os brinquedos folclóricos, etc. Artes: Confecção de murais para exposição, confecção de materiais recicláveis, desenhos, pinturas, etc. História: Reconhecimento de personagens lendas, músicas, danças, comida típicas, ditado populares, etc. Ciências: Os animais das lendas, plantas nativas de cada região, alimentação. Geografia: Trabalhar as lendas e os costumes da nossa região.

7 METODOLOGIA: Conversa com os alunos sobre o que sabem sobre folclore; Motivação da leitura dos diversos tipos de textos folclóricos: como as fábulas, as lendas, os ditados populares, e outros; Desafiando a leitura de textos folclóricos, pontuando e refletindo com os alunos os valores que são transmitidos através dos mesmos; Pesquisar as diferentes formas de manifestação do folclore brasileiro, principalmente, do folclore no Rio Grande do Norte, em revistas, livros, jornais, internet, etc. Consultar pessoas mais velhas para saber como as coisas aconteciam antigamente, fazendo um paralelo com os dias de hoje; Relembrar e cantar cantigas de roda e as brincadeiras de criança; Pesquisar e recitar parlendas, poesias, quadrinhos e adivinhações.

8 AVALIAÇÃO: Será feita durante a realização do projeto, observando a participação, e a compreensão dos alunos durante as atividades propostas.


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