A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO RUSSA Final.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO RUSSA Final."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO RUSSA Final

2 Bolcheviques: exército vermelho, comandado por Trotsky
C) Guerra Civil ( ): Bolcheviques: exército vermelho, comandado por Trotsky X Russos brancos: antibolchevistas, apoiados pelo capital estrangeiro (muitos países capitalistas estavam preocupados com as consequências da revolução de Outubro).

3 Resultado Final: os bolcheviques implantam o comunismo de guerra (boa parte da produção agrícola e industrial passa a ser revertida para o abastecimento do exército vermelho) e conseguem vitória. O outro lado do comunismo de guerra

4 No pós-guerra, porém, a Rússia estava destruída: crise na produção agrícola e industrial, miséria e fome. Nesse contexto, diversas greves e protestos surgem.

5 A reação de Lênin: NEP (Nova Política Econômica – ) = a união (temporária) de práticas capitalistas e socialistas. Pequenas empresas privadas são permitidas, assim como um tímido comércio interno. Bancos e grandes empresas, porém, continuam sob o controle do Estado.

6 O governo Bolchevique A fonte de todo poder era o Partido Comunista.
Aos Estados federados restava certa autonomia em questões como instrução, desenvolvimento da cultura local etc. A autoridade central (presidium) tinha amplos poderes.

7 UNIÃO SOVIÉTICA - UMA GRANDE POTÊNCIA:
Em 1922, é criada a URSS. Nesse contexto, uma intensa disputa, pelo comando do Partido Comunista, se inicia: Trotsky (tese da Revolução Permanente) X Stálin (a aplicação do socialismo em um só país)

8 Mais influente com a burocracia do Partido, Stálin consegue vitória.

9 Ditadura Stalinista 1ª característica: os planos quinquenais transformaram a URSS em uma potência internacional -> Investimentos em indústrias e na coletivização dos campos Sovcoses: fazendas estatais em que o camponês tornava-se assalariado do Estado. Colcoses: cooperativas de produção, onde o camponês recebia pequena parcela de terra, que explorava para si.

10 Antigos líderes comunistas foram presos e mortos.
2ª: o governo Stálin perseguiu e matou milhares de pessoas (os expurgos ou depurações). Antigos líderes comunistas foram presos e mortos. O partido burocratizou-se. Gulags

11 3ª: investimentos maciços em educação e saúde.
Contudo, o padrão de vida dos habitantes da URSS era inferior ao dos países desenvolvidos.

12 Holodomor (em ucraniano: Голодомор) ou "Holocausto Ucraniano" é o nome atribuído à fome de carácter genocidário causado por Josef Stalin, no comando da União Soviética, que devastou principalmente o território da República Socialista Soviética da Ucrânia (integrada na URSS), durante os anos de 1932 – 1933  Entre 3 a 3,5 milhões de mortes

13 DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Prof. Glener

14 INTRODUÇÃO: Com o fim da Segunda Guerra Mundial ( ), diversos países da África e da Ásia começaram a lutar por independência. Alguns movimentos de independência foram pacíficos (a metrópole aceita a independência política progressiva, porém, mantém alguns benefícios econômicos), outros violentos (luta armada = a total ruptura entre metrópole/colônia).

15 Fatores Responsáveis: A) Motivos Externos:
1º A 2º G.M enfraqueceu a maioria das metrópoles europeias (principalmente a França e a Inglaterra) e derrubou o “mito da superioridade racial”. 2º A criação da ONU, que passa a defender a autodeterminação e a igualdade dos povos.

16 3º O apoio dos EUA e da URSS (no contexto da Guerra Fria) aos movimentos de independência.

17 Motivos Internos: 1º Com o relativo desenvolvimento das colônias, a necessidade de independência começa a surgir. 2º Diversos movimentos nacionalistas (e anti- imperialistas) surgem, tanto na Ásia quanto na África.

18 Exercícios

19 DESAFIO 3. (Unicamp 2017) Naquele lugar, a guerra tinha morto a história. Pelos caminhos só as hienas se arrastavam, focinhando entre cinzas e poeiras. A paisagem se mestiçara de tristezas nunca vistas, em cores que se pegavam à boca. (…) Aqui, o céu se tornara impossível. E os viventes se acostumaram ao chão, em resignada aprendizagem da morte. A estrada que agora se abre aos nossos olhos não se entrecruza com outra nenhuma. (...) Um velho e um miúdo vão seguindo pela estrada. (…) Fogem da guerra, dessa guerra que contaminara toda sua terra. Vão na ilusão de, mais além, haver um refúgio tranquilo. Avançam descalços, suas vestes têm a mesma cor do caminho. O velho se chama Tuahir. É magro, parece ter perdido toda sua substância. O jovem se chama Muidinga. Caminha à frente desde que saíra do campo de refugiados. Mia Couto, Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p O trecho acima, escrito por Mia Couto, traz uma narrativa sobre o cenário de guerra de Moçambique pós-independência ( ). A partir do texto, responda às questões abaixo. a) O que são refugiados? Explique, relacionando-os ao processo moçambicano. b) Apresente dois elementos históricos comuns a Angola e Moçambique, após a independência do domínio português.

20 Resposta da questão 3: a) Refugiados são indivíduos que, por motivos alheios à própria vontade, como guerras, conflitos religiosos, divergências políticas, são obrigados a se deslocar dentro do próprio país ou de um país para outro. b) Ambos os países passaram por Guerras Civis e se alinharam à URSS no pós-independência.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO RUSSA Final."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google