A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes"— Transcrição da apresentação:

1 Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
Prof. Amaral

2 Topologia em Barramento
Topologia de barramento (bus) – nesta configuração todos os micros da rede se ligam uns aos outros como nós de uma corrente. Esse tipo de ligação é feito geralmente por cabos coaxiais. Simples de implementar, essa rede é, porém, muito suscetível a problemas. Se um de seus nós apresenta defeito, a rede inteira falha. Todas as ligações são feitas por apenas um cabo. No ponto em que uma máquina será conectada, esse cabo é emendado por meio de um conector em T, que liga seus dois terminais à placa de rede do computador. Na ponta final do cabo há um resistor, o qual evita o retorno, através do cabo, do dado já analisado pelos nós da rede chamado terminator ou terminador.

3 Topologia em Anel Topologia em anel – neste layout as máquinas se ligam em série, assim como na topologia de barramento. Porém, neste caso, o cabo não termina com um resistor, mas sua ponta final se liga novamente com a primeira máquina da sequência. Nesta topologia, um token eletrônico caminha pelo anel e para que uma das estações possa receber ou transmitir os dados é necessário estar de posse deste token. Ai finalizar a transmissão ou recepção dos dados, o token passa para a máquina seguinte e assim sucessivamente. Somente a estação que se encontra de posse do token transmite/recebe, todas as outras do anel se mantem aguardando. Outro detalhe se houver rompimento do cabo em algum ponto, o token eletrônico retorna no sentido contrário do anel, passando pelas estações fazendo com que a mensagem seja transmitida ou transmitida, garantindo assim a entrega.

4 Topologia em Estrêla Topologia em estrela – aqui as máquinas se ligam todas em um mesmo dispositivo central ou concentrador de rede. O equipamento utilizado geralmente é um hub ou um switch, que fecha a conexão entre todos os nós da rede. No caso dos hubs, os pacotes que chegam são retransmitidos para todos os nós, enquanto os switchs podem analisar os pacotes e gerenciar sua distribuição, enviando-os somente para a máquina de destino. Chamamos ente envio para todas as estações de broadcast. Caso um cabo seja rompido entre o concentrador e a estação, somente esta estação ficará fora da rede. Todas as outras funcionarão normalmente na rede.

5 Topologia em Estrela (cont...).
Em contrapartida, caso a falha ocorra no concentrador de rede (hub, switch, etc), toda a redes cairá, ou seja, todas as estações ficarão off-line. Para prevenir esta situação a redundância é essencial, ou seja, é necessário possuir outro dispositivo concentrador no mesmo rack. No caso de uma falha basta manobrar a rede para o outro concentrador.

6 Topologia de barramento em estrela ou estrela estendida.
Topologia de barramento em estrela – dois ou mais switch´s que se conectam entre si por meio de uma mesma conexão, cada um com a própria rede em estrela, combinam as características das disposições em rede e em barramento. Imagine um prédio com vários andares, cada sala desses andares com um hub para fazer a ligação com os micros. Agora pense que esse hub é ligado a dois cabos que o conectam aos hubs do andar superior e do andar inferior.

7 Topologia de barramento em estrela ou estrela extendida (cont...)
Normalmente neste tipo de topologia, temos as redes locais em topologia estrela e para conectar essas redes com outras de mesma topologia, fazemos uso de um cabo central ou fibra de alta velocidade denominada backbone. Neste caso, caso o backbone tenha sua fibra rompida, a comunicação estre as duas topologias falhará.

8 Topologia em árvore A topologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub's e repetidores.

9 Topologia em grafos A topologia em grafo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento.  Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

10 Topologia Lógica - conceito
A topologia lógica descreve o fluxo de dados através da rede. Os dois tipos de topologias lógicas mais comuns são o Broadcast e a passagem Token. Na primeira o nó envia seus dados a todos os nós espalhados pela rede (Ethernet). Já na passagem de Token, um sinal de Token controla o envio de dados pela rede (Token Ring).

11 Exemplos de topologia em barramento.

12 Exemplo de topologia em anel

13 Exemplo de topologia em anel Token Ring

14 Exemplo de topologia em estrela

15 Exemplo de topologia em estrela estendida

16 Exemplo de topologia em árvore

17 Exemplo de topologia em grafos.

18 Conclusão Podemos ter uma infinidade de topologias. Algumas ainda são utilizadas, outras nem tanto por terem se tornado obsoletas. Cabe ao técnico em informática avaliar qual melhor topologia utilizar, levando-se em conta fatores como quantidade de estações clientes, capacidade dos servidores, infraestrutura utilizada e custo benefício. Dúvidas ?


Carregar ppt "Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google