A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª TESSALONICENSES. 1ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª TESSALONICENSES. 1ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim."— Transcrição da apresentação:

1

2 1ª TESSALONICENSES

3 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18

4 1ª CARTA DE PAULO AOS TESSALONICENSES
INTRODUÇÃO O apóstolo Paulo fundou a igreja em Tessalônica durante sua segunda viagem missionária por volta do ano 51 d.C. Esta carta foi escrita pouco tempo depois, coisa de um ou dois anos após a fundação daquela igreja. Sua intenção era dar aos tessalonicenses a certeza do seu amor, elogiá-los por sua fidelidade durante a perseguição e lembrá-los de sua esperança – o retorno se seu Senhor e salvador jesus Cristo.

5 TESSALÔNICA A cidade hoje conhecida como Salônica, na Europa, foi construída em 316 a.C. por Cassandro, que deu o nome de sua esposa, Tessalônica, meia-irmã de Alexandre, o grande. Tessalônica foi a capital de um dos quatros distritos da Macedônia . Na sua segunda viagem missionária, Paulo pregou em sua sinagoga, lançando as bases da igreja dos tessalonicenses. Naquela ocasião a adoração de ídolos estimulava a promiscuidade na cidade. Cabirus era o deus padroeiro de Tessalônica, cujo a adoração era altamente sexualizada, cheia de orgias e bebedeiras.

6 O deus Cabirus de Tessalônica

7 Local onde Paulo pregou

8

9

10 AUTOR O apóstolo Paulo. DATA A carta de Paulo aos tessalonicenses, foi escrita aproximadamente no ano 53 d.C. durante sua estada na cidade de Corinto.

11 DESTINATÁRIOS A Carta de Paulo aos tessalonicenses foi destinada à igreja em Tessalônica, e é considerada uma das primeiras cartas do apóstolo.

12 PROPÓSITO O propósito de Paulo foi ajudar os cristãos tessalonicenses a amadurecerem sua fé, pois, havia um mal entendido a respeito da segunda vinda de Cristo. Alguns pensavam que ele retornaria imediatamente, e deste modo ficaram confusos quando seus entes queridos começaram a morrer. Os cristãos dessa igreja esperavam que Cristo voltasse antes de eles morrerem. Além dessa “desilusão”, ainda tinham de enfrentar a perseguição.

13 1. A fidelidade ao Senhor (1:1 -3:13); e
Num breve esboço do livro de 1ª Tessalonicenses, observamos o seguinte: 1. A fidelidade ao Senhor (1:1 -3:13); e 2. A vigilância pelo Senhor (4:1 – 5:28).

14 Paulo inicia a carta agradecendo a Deus pela fé e boa reputação dos tessalonicenses (1:1-10), então o apóstolo revisa como ele e seus companheiros levaram o evangelho até Tessalônica (2:1-12); lembra como eles aceitaram a mensagem e que desejava vê-los novamente (2:13-20). Paulo se mostra preocupado e, por este motivo, enviara Timóteo para lhes fortalecer a fé (3:1-13).

15 Então, Paulo passa a apresentar a parte mais importante de sua mensagem: exortação e conforto. Ele os desafia a agradar a Deus em seu viver diário, evitando a imoralidade sexual, amando uns aos outros, e vivendo como bons cidadãos em um mundo pecaminoso (4:1-12). Paulo conforta os tessalonicenses lembrando-lhes da esperança da ressurreição (4:13-18). Paulo os adverte para estarem preparados para quando Jesus voltar (5:1-11).

16 O apóstolo, então, os exorta como se preparar para a volta do Senhor:
Admoestando os insubmissos (5:14); Consolando os desanimados (5:14); Amparando os fracos (5:14); Sendo longânimo para com todos (5:14); Evitando retribuir mal por mal (5:15); Regozijando-se sempre (5:16); Orando sem cessar (5:17); Dando graça em tudo (5:18); Julgando todas as coisa e retendo o que é bom (5:20-21);

17 Abstendo-se de toda forma do mal (5:22).
O apóstolo Paulo termina sua carta com duas bênçãos, um pedido de oração e de leitura da carta (5:23-28).

18 CONCLUSÃO Devemos ler a Primeira Epístola de Paulo aos Tessalonicenses, atentos aos seus conselhos práticos para a vida cristã. E, sempre que nos acharmos cansados e sobrecarregados, tristes e desanimados com as aflições desta vida, tenhamos esperança na realidade da volta de Cristo, na ressurreição e na vida eterna! “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.” (1Ts. 4:14)

19 FIM Fonte: Bíblia de Estudos e Aplicação Pessoal. Ed CPAD


Carregar ppt "1ª TESSALONICENSES. 1ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google