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FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Metodologias ativas... Problematização ou ABP(PBL)?? Carmem L. E. de Souza Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

2 FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
A formação continuada dos profissionais é considerada como uma ação corporativa importante frente à produção de conhecimentos em fluxo e à constante atualização dos processos de trabalho. Por esse motivo, a formação continuada no contexto das organizações deve ser frequentemente analisada de modo a manter-se coerente com as demandas do mercado, cada vez mais orientado pela competitividade. Este mesa redonda apresenta o olhar de diferentes profissionais do mundo corporativo sobre o uso da EaD na educação continuada, de modo a gerar uma ampla discussão acerca de possibilidades e de projetos inovadores mediados por tecnologia.

3 Observação da realidade
Teorização Pontos-chave Hipóteses de solução Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE Arco de Maguerez (1980)

4 Observação da realidade
Teorização Pontos-chave Hipóteses de solução Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE Arco de Maguerez (1980)

5 Observação da realidade
Teorização Pontos-chave Hipóteses de solução Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE Arco de Maguerez (1980)

6 Observação da realidade
Teorização Pontos-chave Hipóteses de solução Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE Arco de Maguerez (1980)

7 Observação da realidade
Teorização Pontos-chave Hipóteses de solução Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE Arco de Maguerez (1980)

8 Observação da realidade
Teorização Pontos-chave Hipóteses de solução Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE Arco de Maguerez (1980)

9 Observação da realidade
Teorização Pontos-chave Hipóteses de solução Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) REALIDADE Arco de Maguerez (1980)

10 Inovação: como novas formas de pensar o ensinar e o aprender, não apenas novos elementos metodológicos ou tecnológicos; Ruptura: duas possibilidades – Problematização e ABP (ou PBL) Ambas partem de problemas para desenvolver processos de ensinar e aprender (princípio da descoberta).

11 A problematização Origem: Paulo Freire (na Educação);
Pressuposto: problemas – observação da realidade com todas as suas contradições (caráter político do trabalho pedagógico – postura crítica); Educação e investigação temática: momentos do mesmo processo, conteúdo sempre renovando;

12 A problematização Professor: possibilitar situações reais, que desafie aos alunos para responder a novos desafio do conhecimento. Problematização: uma metodologia; que distingue-se pelo pressuposto da transformação das relações sociais pela prática conscientizadora e crítica; Problematização: ação-reflexão-ação = práxis (eixo básico);

13 Aprendizagem baseada em problemas
Origem em escolas médicas (Canadá, EUA e Europa) – reação ao modelo flexineriano (Hospitalcêntrico); Fundamentos Conceituais em Dewey; Objetiva a aprendizagem de conteúdos cognitivos e integração de “disciplinas”;

14 Aprendizagem baseada em problemas
Organização do processo de aprendizagem: caráter interdisciplinar da aprendizagem; construção de estrutura cognitiva de conhecimento para utilização posterior na prática profissional.

15 Aprendizagem baseada em problemas
- 7 Passos do ABP: Esclarecer termos e expressões do problema; definir o problema; analisá-lo; sistematizar análise e hipóteses de explicação, ou solução do problema; formular objetivos de aprendizagem; identificar fontes de informação e adquirir novos conhecimentos individualmente; sintetizar conhecimentos e revisar hipóteses iniciais do problema.

16 Aprendizagem baseada em problemas
Preocupação do professor: não só o “que”, mas principalmente o “por que” e o “como” o aluno aprende. ABP – Paradigma curricular – visa integração de disciplinas tendo em vista a prática (“temas de estudo”);

17 Problematização X ABP Problematização: proposta metodológica que pretende desvendar a realidade para transformá-lá; - ABP: preparar cognitivamente para resolver problemas específicos da profissão;

18 Problematização X ABP Problematização: - ensino de temas de uma disciplina, pela especificidade do objeto de estudo; nem sempre apropriada para todos os conteúdos; - não requer grandes mudanças materiais para sua implementação ABP: proposta requer direcionamento de toda a organização curricular de um curso, demanda alterações estruturais e trabalho de departamentos e disciplinas que compõem o currículo;

19 Problematização X ABP Ambas – pergunta focal: “ o que está acontecendo?” para análise e síntese. Ponto de partida, pressupostos e estrutura de trabalho é diferente em ambas; Problematização: o problema é mais abrangente, parte-se da observação da realidade com todas as suas contradições; ABP: O problema é apresentado pelo professor;

20 Problematização X ABP Contribuição da ABP: promover a integração dos conteúdos utilizando diferentes processos mentais e ultrapassando a memorização de diagnósticos baseados em sinais e sintomas. Em ambas: alunos levantam hipóteses explicativas do problema; Mas na problematização: momento de hipóteses de solução para propor intervenção na realidade (sua contribuição).

21 Problematização X ABP - Problematização: aplicável tanto em todo um currículo, disciplina ou temas de disciplina; ABP: aplicável na integração curricular; dificuldade na aplicação isolada em disciplina(s) no currículo tradicional; - Problematização: requer mudança de postura do professor para trabalho reflexivo com o aluno; processo de construção conjunta; - ABP: problema e objetivos definidos previamente pelo professor-tutor, que acompanha o processo de aprendizagem.

22 Problematização X ABP Síntese: Ambas as propostas, a seu modo, podem representar movimento inovador, favorecendo rupturas com a perspectiva tradicional e processos amplos de mudança. As condições reais de cada instituição e propostas que respondam às demandas da comunidade envolvida orientam a mudança. Cyrino, E. G.; Toralles-Pereira, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3): , mai-jun, 2004.

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Agradeço... ... pela atenção e por (com)partilharmos deste momento! Carmem L. E. de Souza


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