A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTADORES Prof. Vilmair E. Wirmond.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTADORES Prof. Vilmair E. Wirmond."— Transcrição da apresentação:

1 CONTADORES Prof. Vilmair E. Wirmond

2 BLOCOS BIESTÁVEIS –(SET – RESET)
Bloco de função que realiza a memorização do estado da saída Q em nível lógico 0 ou 1 dependendo da entrada que for ligada (SET ou RESET). A primeira vez que a função é executada o valor da saída Q é posto em 0. Ao se ligar a entrada SET o valor da saída Q é colocado em nível 1, o sucessivo desligamento de SET não ocasiona o desligamento da saída Q, ou seja, permanece memorizado. Para comutar a saída Q novamente para nível 0 será preciso acionar a entrada RESET. Caso ambas as entradas forem atuadas esta função dará prioridade ao desligamento da saída. A figura abaixo mostra a representação gráfica de um bloco RS.

3 BLOCOS BIESTÁVEIS –RESET-SET)
Um bloco de função biestável SR é um bloco similar ao bloco RS, com a diferença de que caso ambas as entradas forem atuadas esta função dará prioridade ao desligamento da saída. A figura abaixo mostra a representação gráfica de um bloco SR.

4 CONTADORES Similarmente aos temporizadores, os contadores também são estruturas muito úteis em sistemas automatizados via CLP. Tipicamente eles podem ter estrutura de contagem crescente, decrescente ou ainda bidirecional. A diferença fundamental entre contadores e temporizadores é que enquanto estes últimos contabilizam “tempo” para atuarem suas saídas, os contadores por sua vez contabilizam “eventos” que, geralmente independem do instante de tempo em que ocorrem. Contador crescente Conta os pulsos (borda de subida) na entrada CU (Counter Up) até que um valor máximo PV (Programmed Value) seja atingido. Neste instante a saída Q é ativada. A entrada R (Reset) leva o valor do contador para zero. A saída CV (Current Value) apresenta o valor atualizado do contador.

5 Exemplo contador crescente

6 Exercício Elaborar um programa para uma esteira que possui duplo sentido de giro. Na esteira estão instalados dois sensores, S0 e S1. Se for sensibilizado primeiro S0 e depois S1 o valor será incrementado. Se for acionado S1 e depois S0, o valor do contador deverá ser decrementado. Quando a contagem atingir 5 peças, uma sirene e iluminação deve atuar e quando o botão de emergência for atuado a iluminação deve ser desligada e o contador zerado.


Carregar ppt "CONTADORES Prof. Vilmair E. Wirmond."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google