A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Invertebrados: ARACNÍDEOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Invertebrados: ARACNÍDEOS"— Transcrição da apresentação:

1 Invertebrados: ARACNÍDEOS
Maria Júlia Gagliardi, Giovana Tilhe, Rodrigo Duarte 7m2

2 Características principais, reino, filo e classe
Reino: Animal; Filo: Artrópodes; Classe: Aracnídeos. SIGNIFICADO DO NOME Filo (Artrópodes): Arthropoda, do grego arthros, articulado e pés (pés articulados); Classe (Aracnídeos): Figura da mitologia grega, Arachne. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Sistema nervoso bem desenvolvido; Muitos possuem exoesqueleto (Ex.:aranha); Encontrados em ambientes terrestres; Principais participantes: aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos.

3 Reprodução e Alimentação
Aracnídeos machos não possuem órgão genital masculino, tiveram de achar uma nova forma para se reproduzirem; A maioria utiliza a mesma reprodução; Para a reprodução acontecer, o macho faz um corte na fêmea e precisam ficar de lado; Relação com o ser humano e com a natureza São carnívoros, equilibram a cadeia alimentar; Predadores ou parasitas; O fio da teia de aranha é bom para produção de objetos resistentes. Alimentação São majoritariamente carnívoros; A maioria se alimenta de insetos; Glândulas inoculadoras de veneno; O animal paralisa os tecidos e faz uma pré-digestão, criando um fluido alimentar. Depois, um estômago bombeador ou faringe bombeadora suga o fluido; A digestão é bem lenta no caso das aranhas.

4 Importância ecológica e econômica e formação corporal
Os aracnídeos são parte de cadeias alimentares de muitos animais; Alguns são usados de hospedeiros por muitos insetos; Espécies de vespa precisam de aranhas para completar seus desenvolvimentos; Muitas pessoas compram aracnídeos para estimação, criação e alimentação. FORMAÇÂO CORPORAL Sem antenas nem mandíbulas; Quelíceras e pedipalpos: peças bucais envolvidas na manipulação de alimentos; O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome Cefalotoráx: onde os quatro pares de pernas e o abdome se prendem; Fiandeira: parte que tece a teia.

5 Curiosidades Os escorpiões: eles se suicidam, picando-se com seu próprio ferrão quando se veem em perigo; A fêmea devora o macho após o casamento; Aranhas: existem mais de 40 mil espécies; Teias podem ser até 5 vezes mais fortes que o aço do mesmo diâmetro; A maior aranha do mudo pode chegar a medir 20 cm; Nem toda aranha produz teia; Antigamente, a teia da aranha era utilizada como coagulante e cicatrizante de machucados;

6 Referencias bibliográficas
homem.htm como-remedio.htm AGUILAR,João Batista. “Para viver juntos”- ~7º ano,ede. SM, 3ª funny+gif&oq=spider+funny+gif&gs_l=psy- ab j psy- ab i7i30k1j0i8i7i30k1j0i13k1.0.GRCzjSTKqPk#imgrc=jTacIi5fojecfM: /

7 Perguntas e respostas Por que os aracnídeos são importantes na natureza? -Eles são importantes, porque impedem que os animais, que se alimentam de outros, se reproduzam muito rápido, na cadeia alimentar. Por quê a teia da aranha pode ser importante? - O fio da teia é muito resistente e flexível, podendo ser utilizado para produção de coletes resistentes à tiros, por exemplo. Qual é o nome da parte da aranha que tece a teia? -A parte da aranha que tece a teia é chamada de fiandeira.


Carregar ppt "Invertebrados: ARACNÍDEOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google