A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emília no país da Gramática Monteiro Lobato – 1934

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emília no país da Gramática Monteiro Lobato – 1934"— Transcrição da apresentação:

1 Emília no país da Gramática Monteiro Lobato – 1934
Brenda Helen Medeiros Yoshioka RA: Geralda Rosa de Souza RA: João Carlos O. Batista RA: Tayná Sena André RA:

2 Panorama Histórico brasileiro 1900~1922
Novos estratos sociais que exigiam soluções inéditas. • Imigrante europeu vindo para substituir a mão de obra escrava. • Marginalização do negro, que tinha sido recém-libertado. • Aparecimento do proletariado . • Declínio da cultura açucareira. Classes conservadoras, reacionárias a mudanças • Classe dominante representada pelos cafeicultores e pecuaristas. • Dessa dominação político-econômica, resulta a política do café com Ieite (São Paulo e Minas Gerais como centros de decisão). • Burguesia industrial nascente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

3 Manifestações Populares de Oposição
• Revolta de Canudos - BA (1897) Revolta da Vacina- RJ (1903) Revolta da Chibata- RJ (1910) • Imprensa Negra Paulista – O Menelik, movimento de identidade étnica (1915) • São Paulo é palco de inúmeras greves operárias (1917) Greve 1917 Jornal – Imprensa Negra

4 Enquanto isso no Mundo... XX - Anos Loucos
• Conquistas Científicas – Cinema, Telefone, Avião; • Belle Époque (Paris) – Cultura Cosmopolita, florescimento total do belo, de transformações, avanços e paz; • 1914~1918 – I Guerra Mundial, Desilusão, incertezas e desesperanças; • 1917 – Revolução Russa (Ideias Socialistas) .

5 Biografia do Autor Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.  Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.  Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 

6 EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA - 1934 ELEMENTOS DA NARRATIVA
PERSONAGENS PRINCIPAIS: • Emília: boneca de pano, curiosa, irreverente, que diz tudo o que pensa; • Narizinho: neta de Dona Benta, meiga, inteligente. • Pedrinho: neto de Dona Benta, corajoso, aventureiro. • Visconde: sabugo de milho, sábio, intelectual. • Quindim: o rinoceronte domesticado, importante Gramático. PERSONAGENS SECUNDÁRIOS: • Manifestações Gramaticais; • Dona Benta; • Tia Anastácia

7 TEMPO • Cronológico: “... e todos os dias vinha sentar-se diante de Dona Benta, de pernas cruzadas como um oriental, para ouvir explicações de gramática”. ESPAÇO • Inicia-se no Sítio: “— Maçada, vovó. Basta que eu tenha de lidar com essa caceteação lá na escola. As férias que venho passar aqui são só para brinquedo. Não, não e não”. • Depois a trama se desenrola no País da Gramática: “— É que já entramos em terras do País da Gramática — explicou o rinoceronte”. FOCO NARRATIVO • Narrador em 3ª pessoa (Onisciente Neutro): “E assim conversando, o bandinho chegou aos subúrbios da cidade habitada pelas palavras portuguesas e brasileiras”. • Narrativa Linear.

8 CURIOSIDADES NA LINGUAGEM DA ÉPOCA
“- Hoje, escreve-se êle e há, com Acentos. Acho desnecessário, porque, com ou sem Acentos, só há um jeito de pronunciar essas palavras”. “E apareceu até tal de trema, que é implicantíssimo. A pobre palavra "frequencia", que toda a vida foi escrita sem acento nenhum, passou a escrever-se assim: freqüência”. “O acento circunflexo serve para distinguir o "fora" advérbio do ‘fôra’ verbo”.

9 Crítica • Protesto contra os métodos de ensino da Época.
• Dramatização da gramática. • Narrativa proporciona novo método de ensino. • Vingança/Reprovação. • Percepção.


Carregar ppt "Emília no país da Gramática Monteiro Lobato – 1934"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google