A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os diversos tipos de memorias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os diversos tipos de memorias"— Transcrição da apresentação:

1 Os diversos tipos de memorias
Principal Secundárias

2 Unidade central de processamento
Esquema de Von Neuman / Estrutura básica de um computador UCP ou CPU Unidade central de processamento UC ULA Unidade de Controlo Unidade lógica aritmética Periféricos Periféricos de Entrada de Saída Memoria Principal Memoria Externa Periféricos Mistos

3 MEDIDAS DE MEMÓRIA Da mesma forma que o cérebro humano, o computador também possui uma memória, onde, quando está ligado, são armazenadas as informações. A menor unidade utilizável para representação de informações num computador é o Como este único bit é insuficiente para representar um carácter estes são reunidos em conjuntos de oito. Estes conjuntos de 8 bits recebem a denominação de . Sobre as informações armazenadas num computador, utiliza-se o termo byte , correspondendo a um carácter. Tendo em conta que a unidade byte é muito pequena para indicar valores mais extensos, utilizam-se múltiplos do byte : Kbyte - Unidade equivalente a bytes Mbyte - Unidade equivalente a kbytes Gbytes - Unidade equivalente a Mbytes

4 Memória Principal É a memória que está mais próxima do processador.
MEMÓRIA PRINCIPAL (CENTRAL OU PRIMÁRIA) É a memória que está mais próxima do processador. Nela estão armazenadas as instruções e os dados com que o processador vai trabalhar, bem como os resultados do processamento.

5 Memória Principal O computador possui dispositivos que permitem armazenar dados, instruções e resultados. A esses dispositivos dá-se o nome de memórias. Comunicam directamente com o processador e armazenam temporariamente (RAM e Cache) ou permanentemente (ROM) pequenas quantidades de informação. Devido ao seu cariz fundamental, este tipo de memória foi designado MEMÓRIA PRINCIPAL, CENTRAL ou PRIMÁRIA. A memória principal é constituída por três tipos de memórias distintos: Memória RAM Memória ROM Memória Cache

6 MEMÓRIA RAM O termo RAM (Random Access Memory) é usado para designar uma memória de acesso aleatório, ou seja, uma memória com facilidade de acesso a todos os endereços, no qual o tempo de acesso a qualquer um deles é constante. Os dados neste tipo de memória podem ser lidos, escritos e apagados pelo processador. Quando o computador é ligado, é “carregada” na memória RAM a informação (programas e drivers) necessária ao seu funcionamento. Quanto maior for a memória RAM, mais informações poderá guardar, o que se traduz numa maior optimização.

7 MEMÓRIA DE LEITURA - ROM
A sigla ROM (Read Only Memory) representa uma memória apenas de leitura. As memórias ROM têm como função o armazenamento de instruções básicas sobre o hardware do computador, tais como as rotinas de arranque, rotinas de teste de dispositivos de hardware e instruções necessárias para que o processador reconheça correctamente com os dispositivos de entrada e saída. todas as e interaja

8 MEMÓRIA DE LEITURA - ROM
A memória ROM é constituída por três tipos de programas: BIOS (Basic Input/Outpu System) – Conjunto de instruções básicas de software que permite ao processador trabalhar com periféricos básicos (Unidade de disquetes etc). POST (Power-On Self Test) – Auto-teste de inicialização, realizado sempre que o computador é inicializado. (Identifica a configuração instalada, inicializa os circuitos periféricos ligados à motherboard, inicializa o vídeo, testa o teclado, carrega o sistema operativo para a memória, entrega o controlo do microprocessador ao sistema operativo). SETUP (configuração do sistema) – Programa de configuração do hardware do computador. Essa configuração pode ser feita manualmente pelo utilizador, através da escolha de várias opções num interface próprio.

9 MEMÓRIA DE LEITURA - ROM
Existem ainda três tipos de memórias ROM segundo a forma de gravação: PROM (Programmable Read Only Memory) – A informação só pode gravada uma única vez através de um equipamento especial. A programação é feita fundindo fusíveis internos à memória. EPROM (Erasable Programmable ROM) – Pode-se gravar e apagar um determinado número de vezes. A programação é feita pela indução de cargas eléctricas aos circuitos internos. A eliminação do programa faz-se expondo a memória a raios ultravioleta. EEPROM (Electricaly EPROM) . Podem ser programadas electronicamente sem as retirar do seu local na motherboard.

10 MEMÓRIA CACHE O processador é muito mais rápido do que a memória RAM. Isso faz com que fique subutilizado quando envia muitos dados. Durante grande parte do tempo não processa nada, só espera que a memória fique pronta para enviar novamente os dados. Para fazer com que o processador não fique subutilizado quando envia muitos dados para a RAM, foi colocada uma memória mais rápida, chamada de CACHE, do tipo SRAM (Static Random Access Memory). O dados são lidos da memória RAM e copiados para a memória Cache. Estando esses dados na Cache, o processador acede mais rapidamente a eles quando necessita.

11 MEMÓRIAS PRIMÁRIAS (principais) R.A.M. (Random Access Memory)
Memória de Leitura e Escrita. Memória de Acesso Aleatório. É volátil (guarda a informação apenas temporariamente). Nela estão armazenadas instruções e dados com que o processador vai trabalhar, bem como os resultados gerados durante o processamento.

12 MEMÓRIAS PRIMÁRIAS (principais) Memórias R.A.M. : DRAM (Dynamic RAM):
Constituída internamente por condensadores e transístores. Maior capacidade de armazenamento. Menor rapidez de funcionamento. Utilizada nos módulos de memória.

13 MEMÓRIAS PRIMÁRIAS (principais) Memórias R.A.M. (continuação):
SRAM (Static RAM): Constituída internamente apenas por transístores. Menor capacidade de armazenamento. Maior rapidez de funcionamento. Corresponde à memória cache.

14 MEMÓRIAS PRIMÁRIAS (principais) R.O.M. (Read Only Memory)
Memória apenas de Leitura. Memória de Acesso Aleatório. Guarda a informação permanentemente. Utilizada para guardar instruções que permitem a inicialização do funcionamento do computador.

15 MEMÓRIAS PRIMÁRIAS (principais) Memórias R.O.M. programáveis:
PROM (Programable Read Only Memory): apenas podem ser programadas uma única vez. EPROM (Erasable and Programable ROM) e EEPROM (Electrically Erasable and Programable ROM) : podem ser apagadas e reprogramadas várias vezes.

16 MEMÓRIA SECUNDÁRIA (AUXILIAR OU DE MASSA)
Consiste em dispositivos com grande capacidade de armazenamento. Permite guardar a informação com um carácter mais duradouro.

17 MEMÓRIA SECUNDÁRIA (AUXILIAR OU DE MASSA)
Disquetes (floppy discs). Discos rígidos (hard discs). Bandas magnéticas (tapes). Discos compactos (CDs).

18 MEMÓRIA SECUNDÁRIA (AUXILIAR OU DE MASSA)
ARMAZENAMENTO SECUNDÁRIO Drives: Permitem a comunicação entre o suporte de armazenamento e a C.P.U. (os dados não vão directamente para o C.P.U). Suporte de armazenamento: disquete, disco rígido, disco compacto, bandas magnéticas.

19 MEMÓRIA SECUNDÁRIA (AUXILIAR OU DE MASSA)
ACESSO AOS DADOS Sequencial: para se aceder a uma determinada informação tem de se percorrer toda a que está antes da informação pedida (bandas magnéticas). Directo: o acesso aos dados é feito directamente sem necessidade de se seguir uma sequência (disquete, disco rígido, Pen).

20 Memórias Secundárias Disquetes
As disquetes, ou em inglês Floppy Disk (FD). Têm uma pequena capacidade de armazenamento, mas são muito úteis no transporte de informação entre computadores. As actuais disquetes de 3,5”, a medida do seu diâmetro em polegadas, têm uma capacidade de armazenamento de 1,44 MBytes

21 Memórias Secundárias Disco Rígido
O Disco Rígido, Disco Duro ou em inglês Hard Disk(HD). O disco rígido é, de todas as unidades, normalmente, aquela com maior capacidade de armazenamento de informação. Onde se encontra instalado o sistema operativo (S.O.). A escolha da capacidade de armazenamento do disco rígido necessidade do utilizador. Valores vulgares hoje em dia num PC: Poderão facilmente atingir depende da

22 Memórias Secundárias ESTRUTURA DE UMA DISQUETE OU DISCO RÍGIDO

23 Memórias Secundárias Compact disks - CDs
CD-ROM - CDs só de leitura, gravados de fábrica. CD-R (Recordable, “gravável”) - CD que pode ser gravado apenas uma única vez e depois lido muitas vezes. CD-RW (ReWritable) - CD que pode ser gravado muitas vezes, tal como uma disquete. A utilização dos CD-R e CD-RW requer uma drive especial que permite a sua gravação, substancialmente mais cara que uma drive de CD-ROM. Existem no mercado CDs de 650 Mbytes e 700 Mbytes

24 Memórias Secundárias DVDs
DVD (Digital Versatile Disk) Disco com as mesmas dimensões de um CD. A utilização destes discos requer um leitor especial. Tecnologia que permite o armazenamento mais informação (4,7 GB)ou de dupla face com um suporte de 9,4 GB

25 Memórias Secundárias CDs, DVDs
ESTRUTURA:

26 Memórias Secundárias De massa
TAPE: DRIVE E SUPORTE Usados normalmente para cópias de segurança.

27 Tabela de tipos de memórias
Memórias informáticas Armazenamento Primário ROMs ROM PROM EPROM EEPROM RAMs SRAM DRAM Armazenamento secundário Discos Disquetes CDs Bandas Magnéticas ETC.

28 Rapidez / Custo / Capacidade
MEMÓRIAS Rapidez / Custo / Capacidade Mais caro Cache SRAM Mais Rápido DRAM Velocidade de Acesso Custo por Megabyte Discos Rígidos CD-ROM Disquetes Bandas Magnéticas Mais barato Mais Lento


Carregar ppt "Os diversos tipos de memorias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google