A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Processo de Formação da Primeira República.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Processo de Formação da Primeira República."— Transcrição da apresentação:

1 O Processo de Formação da Primeira República.

2 POSITIVISMO Acreditava na ciência como caminho para o progresso.
Acreditava na ciência como caminho para o progresso. Construir a História com se fosse uma ciência e não apenas uma narração de fatos. Trabalha-se muito com a ideia de colocar os fatos dentro de datas. Para que os períodos históricos fiquem bem delineados. Essas datas ganharam símbolos muitos fortes. O 15 DE NOVEMBRO DE 1889 faz parte desse contexto.

3 PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Atendia aos interesses dos cafeicultores que estavam em crise com o Governo de D. Pedro II. Esses eram uma elite ascendente do oeste paulista. O processo abolicionista causou um abalo no Governo de D. Pedro II. Um grupo de letrados queriam o desenvolvimento urbano e industrializado no Brasil.

4 REPÚBLICA ARISTOCRÁTICA RURAL.
O nome República na época, não tinha só a referência da REPÚBLICA ROMANA. Mas ao fato de que a REPÚBLICA PASSARIA A TER UM PROCESSO POLÍTICO DE URBANIZAÇÃO e INDUSTRIALIZAÇÃO que estariam em novidade em detrimento daquela sociedade OLIGÁRQUICA ARISTOCRÁTICA RURAL.

5 REPÚBLICA VELHA Era para ter sido algo NOVO. Mas acabou se tornando NOVO que manteve várias TRADIÇÕES DO IMPÉRIO.

6 PARTICIPAÇÃO NO GOLPE Grupos militares: A Igreja:
Grupos militares: Militares politicamente descontentes com D. Pedro II. A Igreja: Devido às questões envolvendo a Maçonaria. Também pelo fato que a Igreja desejava a separação entre ela e o Estado.

7 1889 D. Pedro II, junto a família Real, é exilado do Brasil.

8 1889 D. Pedro II, junto a família Real, é exilado do Brasil. SUB-LAUDÊNIO Indenização que garantia à família Real parte do valor de suas terras vendidas.

9 GOVERNO PROVISÓRIO Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a
presidência, incumbido de governar o país durante o período em que a nova Constituição era criada.

10 Criada a nova Constituição
GOVERNO PROVISÓRIO Criada a nova Constituição Primeiro Código Civil Separando a Igreja do Estado Encilhamento /especulação Medida econômica chamada de encilhamento.

11 CASAMENTO CIVIL Possibilidade de divórcio. Negociação de bens.
Pessoas não católicas poderiam casar. Os registros de nascimento e óbito passam a ser responsabilidade do Estado. (o brasileiro não sabia que precisava registrar ao nascer. Acreditava-se que somente o batismo seria necessário. Isso também ocorria ao morrer. Legalmente você só morre, quando der baixa no cartório ).

12 VOTO DE CABRESTO

13 LEGALIZAÇÃO DOS ESTRANGEIROS
NATURALIZAÇÃO O Brasil legaliza os estrangeiros no país, considerando brasileiros aquele que residem há pelos menos 31 anos, ou 15 anos se houver parente de primeiro grau.

14 POLÍTICA ECONÔMICA Paralelamente a criação do Código Civil criou-se a primeira medida POLÍTICA ECONÔMICA com o ministro Rui Barbosa. Fracasso com a emissão da moeda/Inflação. Havia muito pagamento in natura/produtos.

15 NAS VÉSPERAS DA CONSTITUIÇÃO DE 1891 INSTITUIU O VOTO.
NÃO TINHAM DIEREITO AO VOTO. Analfabetos Mulheres Menores Oficias de baixa patente. Baixo clero.

16 Votava-se para presidente e vice separadamente.
PRIMEIRO PROCESSO ELEITORAL/ INDIRETO Votava-se para presidente e vice separadamente. Deodoro da Fonseca é eleito e seu vice perde para Floriano Peixoto.

17 FLORIANO PEIXOTO O marechal derrota o vice do Deodoro da
O marechal derrota o vice do Deodoro da Fonseca, assumindo a vice presidência do Brasil.

18 A chapa para presidente do Brasil passou a ser formada por dois marechais.
Marechal Deodoro da Fonseca /presidente. Mais autoritário/centralizador/ mais velho/ foi um dos governos mais breves do brasil 09 meses/não conseguiu aprovar leis/não tinha consenso com o congresso/decreto Estado de Sítio e fechou o congresso tomando o poder. Marechal Floriano Peixoto / vice. Figura mais política/Floriano tinha simpatia dos jovens oficias do exército.

19 ESTADO DE SÍTIO Estado de Sítio é um estado de exceção, instaurado como uma medida provisória de proteção do Estado, quando este está sob uma determinada ameaça, como uma guerra ou uma calamidade pública.

20 QUEDA DO GOVERNO Com a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto assume o poder. Mas acaba por não poder exercê-lo, por conta do curto tempo de mandato de Deodoro. Só poderia governar, se tivesse sido passado a metade do mandato. Não sendo o caso.

21 Segundo a regra, Floriano não poderia ser candidato/promovendo uma nova eleição.
Ele burlou a regra gerando conflitos na política. Diferente de Deodoro, ele conseguiu reprimir as revoltas da Armada e Federalista. Decreta o Estado de Sítio, governando como uma Ditadura Militar. Passa a ser a primeira Ditadura Militar do Brasil.

22 Historicamente a situação política do Brasil, vive de crises
Historicamente a situação política do Brasil, vive de crises. Crises institucionais. Os nossos líderes, na época não sabiam liderar a ideia de República de um processo descentralizador monárquico. Floriano governa sobre um regime de ditador. Lembrando, que Deodoro tentou em seus nove meses. Fim da República das Espadas.


Carregar ppt "O Processo de Formação da Primeira República."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google