A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ELECTROTECNIA CURSO DE ENGENHARIA ELECTRONICA TEMA: METODOLOGIA DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DISCENTES: CORPO DOCENTE: Bié, Milton Eng. Paulo J. Conselho,MSc-Regente Chemane, Miguel Cossa, Láudia Inácio Luís Jonas -Monitor Guianhela, Sheldon Janeiro, Leonel Langa, Edílio Moiana, Isaías Mussa, David Simbine, Nairo Maputo, Junho de 2015

2 INTRODUÇÃO O presente trabalho propõe uma metodologia da solução do problema: Dificuldade na identificação de avarias na rede eléctrica em Boquisso. O bairro de Boquisso é um bairro novo que tem tido avarias frequentes na rede eléctrica: Os clientes percorrem grandes distâncias para informar as entidades; As entidades levam muito tempo para a identificação das avarias. Surge a necessidade de minimizar o tempo gasto na identificação de avarias na rede eléctrica em Boquisso.

3 OBJECTIVOS Minimizar avarias electricas no bairro de Boquisso;
Gerir facilmente as avarias da rede electrica em Boquisso. Proporcionar flexibilidade na detecção das avarias.

4 METODOLOGIA Consulta Bibliografica; Debate de ideias; Observação.

5 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Necessidade: Minimizar avarias na rede eléctrica no bairro de Boquisso. Problema: Dificuldade na identificação de avarias na rede eléctrica em Boquisso.

6 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA (CONT.)
Estado A Avarias frequentes que não são identificadas facilmente Estado B Avarias frequentes que são identificadas facilmente Esquema 1: Formulação do Problema Próximo Slide

7 ESTADO A Voltar Fig. 1, modelo iconico de uma rede avariada

8 TRANSFORMAÇÃO Voltar Fig. 2, Modelo icónico da transformação

9 ESTADO B Fig. 3, Modelo iconico duma rede funcional Voltar

10 ANÁLISE DO PROBLEMA Estado A Critérios: Segurança; Precisão; Eficácia;
Longevidade; Económico. Estado B O consumidor tem que notificar a empresa provedora da energia Eléctrica; O consumidor percorre longas distâncias para comunicar avarias; Dificuldade na gestão das avarias. Condicionantes: Diminuição do tempo de detenção das avarias; Capacidade de trabalhar 24/24h; Capacidade de localizar o lugar; A viabilidade económica. Deve ser eficaz. Consumidor não tem que notificar a empresa provedora; O consumidor não percorre longas distancias; Facilidade de gestão de avarias. Volume de Produção: deve abringir 1000 familias Utilização: 10 anos Esquema 2: Análise do Problema

11 PROCURA DAS SOLUÇÕES Agentes detectores de avarias (pessoas);
Automatizar o processo de detecção de avarias através dum dispositivo electrónico (incorporado no contador); Aumentar os postos de atendimento mais próximos dos consumidores;

12 FASE DA DECISÃO Agentes detectores de avarias: esta solução não é viável porque não é eficaz nem económico. Aumentar os postos de atendimento mais próximos do consumidor: Não é viável economicamente visto que acarreta custos de construção dos postos de atendimento e custos com o pessoal de serviço Automatizar o processo de detecção de avarias através dum dispositivo electrónico: é viável porque é preciso, eficiente, económico e tem durabilidade (longevidade). Próximo slide

13 ESPECIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO FINAL
Solução final: Automatizar o processo de detecção de avarias através dum dispositivo electrónico (incorporado no contador); Estará ligado a um servidor ao qual envia dados durante o seu funcionamento sobre o estado da energia que chega ao contador; deverá enviar um sinal associado ao tipo de “erro” ou “avaria” bem como a localização em que esta avaria ocorreu.

14 ESPECIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO FINAL (continuação)
Fase Descriçao Concepção do Dispositivo Pesquisa Materialização do Dispositivo Construção de e experimentação em numero reduzido Incorporação no Contador Incorporação Implamentação Aplicação nas residencias Tabela. 1

15 CICLO DO PROJECTO Processo solucionador Problema Novo
Formulação Análise Procura de soluções Decisão Expecificação da solução final Facilitação de aceitação Reactivacao do processo implantacao Decisão de modificar o projecto Supervisão da instalação, construção ou fabricação Acompanhamento Avaliação da eficiência Supervisão do funcionamento Supervisão da utilização inicial

16 CONCLUSÃO Com a introdução do dispositivo nos contadores no Bairro de Boquisso haverá uma redução significativa no tempo de espera dos clientes na identificação e solução de avarias por parte da empresa provedora da energia eléctrica naquele bairro. O dispositivo irá facilitar o processo de gestão de avarias na rede eléctrica visto que se tem um monitoramento em tempo real da rede através do servidor que faz a gestão e a localização das avarias.

17 BIBLIOGRAFIA BAZZO, Walter António/LUIZ, Teixeira do Vale Pereira, Introdução À Engenharia: Conceitos, Ferramentas e Comportamentos, Florianópolis, Ed. da UFSC, 2006 CONSELHO, Paulo J., “Introdução à Engenharia”, (ficha 10), 2015. Electricidade de Moçambique, acessado em: aos 25 de Abril de 2015, às 11 horas e 35 minutos. KRICK, Edward V., “Introdução à Engenharia”, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 1978.

18 Fim!


Carregar ppt "METODOLOGIA DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google