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Mancais e Lubrificação

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Apresentação em tema: "Mancais e Lubrificação"— Transcrição da apresentação:

1 Mancais e Lubrificação
Elementos Mecânicos Mancais e Lubrificação

2 Mancais O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo. Utilizados na sustentação de elementos de maquinas que estejam em rotação em torno do próprio eixo (eixos e árvores). No ponto de contato entre a superfície do eixo e a superfície do mancal, ocorre atrito. Dependendo da solicitação de esforços, os mancais podem ser de : Deslizamento ou de rolamento

3 Mancais de deslizamento
Os mancais de deslizamento são constituídos de uma bucha fixada num suporte. Esses mancais são usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito.

4 Mancais

5 Materiais de Fabricação
Geralmente a base do mancal é de ferro fundido podendo também ser de aço, nylon, plásticos, ligas de alumínio, bronze, cobre, fibras, compósitos, entre outros materiais. Porem a escolha e utilização do material de fabricação, depende muito dos fatores técnicos envolvidos no projeto do mancal, como forças e pressões envolvidas no conjunto a ser montado atuam.

6 MATERIAIS PARA MANCAIS
baixo módulo de elasticidade; baixa resistência ao cisalhamento; baixa soldabilidade ao aço; absorção de corpos estranhos ou “incrustabilidade”; resistência à compressão e à fadiga; Resistência às temperaturas; resistência à corrosão; boa condutibilidade térmica. Mais utilizados: cobre

7 APLICAÇÕES: Bombas e compressores alternativos; Motores marítimos; Motores a gás e a óleo; Motores de automóveis e aviões Trens de laminação; Mancais de vagões ferroviários; Turbinas a vapor

8 Na construção de mancais de deslizamento, o projeto deverá levar em conta, além das funções próprias desses elementos, o meio ambiente no qual eles trabalharão. Normalmente, o ambiente no qual os mancais de deslizamento trabalham é cheio de poeira e outros resíduos ou impurezas.

9 Vantagens: Desvantagens:
Boa capacidade de amortecimento de vibrações e choques; Construção simples e de fácil instalação; Mancais de grandes diâmetros são mais baratos; Suportam altas pressões. Desvantagens: Alto atrito maior de partida; Maior consumo de lubrificante; Exige maiores cuidados com a circulação do lubrificante e manutenção; Maior perda de torque Perda de rendimento devido ao atrito

10 O uso de buchas e de lubrificantes permite reduzir esse atrito e melhorar a rotação do eixo.
As buchas são, em geral, corpos cilíndricos ocos que envolvem os eixos, permitindo-lhes uma melhor rotação. São feitas de materiais macios, como o bronze e ligas de metais leves.

11 Lubrificação dos mancais
O que verificar durante o funcionamento Nos rolamentos montados em máquinas deve-se verificar, regularmente, se sua parada pode causar problemas. Na rotina de verificação são usados os seguintes procedimentos: ouvir, medir e observar. Para ouvir o funcionamento do rolamento usa-se um bastão de madeira, uma chave de fenda ou objetos similares o mais próximo possível do rolamento. Coloca-se o ouvido junto à outra extremidade do objeto. -Se o ruído for suave é porque o rolamento está em bom estado.

12 -Se o ruído for uniforme, mas apresentar um som metálico é necessário lubrificar o rolamento.
Atualmente, existe o analisador de vibração que permite identificar a folga e a intensidade da vibração do rolamento. verificar a temperatura. Se ela estiver mais alta que o normal, algo está errado: -falta ou excesso de lubrificação, sujeira, sobrecarga, fadiga, folga, pressão ou calor nos retentores, vindos de uma fonte externa. Mas é preciso lembrar que logo após a lubrificação é normal ocorrer um aumento da temperatura, que pode durar de um a dois dias. Atualmente, existe um termômetro industrial para medir temperatura.

13 Pela observação, pode-se verificar se há vazamento de lubrificação através dos vedadores ou de bujões. Geralmente, sujeiras mudam a cor do lubrificante, tornando-o mais escuro. Nesse caso, é preciso trocar os vedadores e o óleo. Quando o sistema de lubrificação for automático deve-se verificar, regularmente, seu funcionamento.

14 Os mancais de deslizamento estão sujeitos ao atrito de deslizamento
Os mancais de deslizamento estão sujeitos ao atrito de deslizamento. Este atrito pode ocorrer entre duas superfícies sólidas: - eixo e a bucha do mancal Quando se tem uma lubrificação deficiente que provoca aquecimento e rápido desgaste dos elementos, - eixo e uma camada de lubrificante Quando se tem uma boa lubrificação, não trazendo prejuízo ao seu funcionamento

15 LUBRIFICAÇÃO HIDRODINÂMICA

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17 Lubrificantes Com graxa A lubrificação deve seguir as especificações do fabricante da máquina ou equipamento. Na troca de graxa, é preciso limpar a engraxadeira antes de colocar graxa nova. As tampas devem ser retiradas para limpeza. Se as caixas dos rolamentos tiverem engraxadeiras, deve-se retirar toda a graxa e lavar todos os componentes. Com óleo Olhar o nível do óleo e completá-lo quando for necessário. Verificar se o respiro está limpo. Sempre que for trocar o óleo, o óleo velho deve ser completamente drenado e todo o conjunto lavado com o óleo novo.

18 Manutenção na máquina parada
-Comece a operação de inspeção, deixando a área de trabalho o mais limpa e seca possível. Estude o desenho da máquina antes de trocar o rolamento. -Limpe as partes externas e anote a seqüência de retirada dos componentes e as posições da máquina. Tenha cuidado ao remover os vedadores, para foiçá-los muito. Verifique todos os componentes do conjunto. -Verifique o lubrificante. -Observe se existem impurezas. -Assegure-se de que não haverá penetração de sujeira e umidade, depois da retirada dos vedadores e das tampas. –Proteja o conjunto com papel parafinado, plástico ou algum material similar. -Evite o uso de estopa.

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20 Refilling Lubri-Cup® with 615

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