A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO E CATEQUESE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO E CATEQUESE"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO E CATEQUESE
Aparecida, 23 de julho de 2010 Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação (27) 1

2 A Importância da comunicação
Podemos dizer que dos 100% que compõe o nosso poder de comunicação, 80% vem do conhecimento do conteúdo do tema central. É o conhecimento técnico. Os 20% restante são técnicas, mas sem estas o conhecimento fica comprometido.

3 EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO
93% da eficácia da comunicação deve-se ao tom e à intensidade da voz, aos gestos e às expressões corporais. “A mensagem que prevalece é aquela transmitida pela comunicação não-verbal“,

4 EDUCAÇÃO Educar é formar pessoas verdadeiramente humanizadas e felizes. Frei Beto, 2006 De maneira menos poética: educar é ensinar valores, princípios, o certo e o errado, o bem e o mal etc....

5 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO
O problema é que quem ensina isso hoje são fundamentalmente os meios de comunicação: TV, internet, filme, jogo... (antes era o programa de auditório...hoje filme dentro do auditório.... novo formato)

6 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO
Quando a criança vê o bandido e o policial com a arma, ela enxerga o bem e o mal (não importa de que lado está a arma) .

7 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO
Outros aspetos: Sexualidade – informação (quantidade e qualidade)

8 QUEM É RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO?
Família – escola – catequese - sociedade

9 O QUE APONTAM OS ESPECIALISTAS?
1ª SUGESTÃO: Formar consciências críticas (diálogo) – estaria, então delegado à família e à escola. ( A Igreja também embarcou)

10 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO
2ª SUGESTÃO: O meio é apenas um instrumento para se transmitir a mensagem. (A Igreja também embarcou)

11 A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO
Até que um dia David Olsone Jerome Bruner (psicólogos) fizeram uma simples pergunta: Além de ajudar na transmissão do conhecimento será que o uso dos meios influencia no aprendizado? Revista da Educação, 1995

12 Eles responderam que sim.
Fica a pergunta: E a Igreja embarcou?

13 Eles foram além. Existem 3 formas de aprender: 1ª Experiência direta (forno aquecido queima) 2ª Observação (alguém toca o forno e retira rapidamente a mão) 3ª Interpretação (alguém nos diz)

14 ESTATÍSTICA uma pessoa retém 10% do que lê; 26% do que escuta;
30% do que vê; 70% do que vê e escuta; 70% do que discute com outros; 80% do que aprende experimentando; 90% do que explica para outros e 95% do que ensina para outros COOK, J. & COOK, L. How technology enhances the quality of student learning. Quality Progress, n. 1, p , 1999.

15 E a Igreja embarcou?

16 Se não embarcou, a hora é agora.

17 O QUE É COMUNICAÇÃO E CATEQUESE?
COMUNICAÇÃO = ARTE DE SE RELACIONAR (com pessoas, grupos, nas diversas situações, com vários objetivos) – GERA ALEGRIA CATEQUESE = ENSINAMENTO = educação da fé das crianças, jovens e adultos 17

18 COMO SE DÁ A COMUNICAÇÃO
Mensagem Receptor Emissor RUÍDOS Feed-back 18

19 ONDE ESTÃO OS MEIOS OU VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO?
O uso dos veículos de comunicação pode ajudar ou atrapalhar 19

20 CATEQUESE É ENSINO TEM UM ROTEIRO 20

21 CATEQUESE É COMUNICAÇÃO
Tem um emissor, uma mensagem e um receptor 21

22 CATEQUESE É VIVÊNCIA (EXPERIÊNCIA)
Tem que ser autêntica, de verdade, motivada e não robótica Tem veículos ou formas de comunicar que podem facilitar esse processo. 22

23 CATEQUESE É UM EVENTO Exige um comportamento – tempo – ritual 23

24 TEMPO TEMPO DE CONCENTRAÇÃO DO OUVINTE
A CAPACIDADE MÁXIMA DAS PESSOAS É DE 20 MINUTOS DE ESCUTA

25 JUNTANDO TUDO Processo de comunicação não precisa de meios (instrumentos) Existem 3 formas de aprender. Podemos trabalhar com as 3 ou priorizar a experiência (= vivência) A rapidez da informação não ajuda a conscientização e aprendizado

26 QUAL O OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO NA CATEQUESE?
ENVOLVER E PROMOVER A APRENDIZAGEM E A EXPERIÊNCIA 26

27 COMO FAZER? Na década de 80, um Francês, Pierre Babin, profetizou uma mudança profunda na educação. Em síntese ele anunciou o fim da escola-loja e o surgimento da escola-mesa

28 É isso que nós precisamos fazer na catequese.
1º mudar o formato das salas (ainda são lojas?) 2º desacelerar o ritmo, tempo (Não ensinar tudo no primeiro ano. Organizar um crescente)

29 3º aproximar as histórias dos personagens bíblicos e santos com as histórias dos heróis
4º criar ambientes diferentes para provocar atitudes, sentimentos e vivências diferentes 5º colocar os instrumentos na mão dos catequizandos

30 ATITUDES Atit. 1 – na catequese-mesa o conhecimento é partilhado (eles não conhecem vão fazer pesquisa na internet, em documentos, em visitas, entrevistas, na Bíblia) Atit. 2 – a forma de partilhar o conhecimento pode ser muito diversificada – fotos, vídeos, encenações, torpedos, mensagens formato twitter

31 Atit. 3 – Lembre-se sempre que sua presença deve ser oportuna e segura
Atit. 4 – Não tenha medo de arriscar. Ouse.

32 ORGANIZAÇÃO Cada evento (elemento) pode ser fracionado em partes.
O emissor escolhe o ritmo da sequência. A sequência deve ser dedutiva

33 TUDO DEPENDE DE: O OBJETIVO (saber exatamente o que se pretende com o ano (período) e cada encontro O CONHECIMENTO DO PÚBLICO (ruídos) CONHECIMENTO DAS TÉCNICAS OU INSTRUMENTOS A UTILIZAR 33

34 4. TER PRESENTE TODO O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO (o público dá sinais [feed- back])
34

35 PERGUNTAS PÓS-PREPARAÇÃO DO ESQUEMA
GESTOS – falam por si mesmos ou não? ESSA DINÂMICA É A MELHOR PARA ESSA MENSAGEM? O USO DO MEIO – é adequado àquele ambiente? 35

36 EXEMPLOS 1. Anunciação do anjo a Maria
Pedir que leiam o texto e façam fotos para apresentar essa passagem. Depois que eles apresentarem enviar por a todos para que durante a semana eles trabalhem as fotos

37 Na semana seguinte levar um computador para que eles gravem a narração
Na semana após enviar para todos para façam a base musical No encontro seguinte votar a melhor TOTAL = 3 ENCONTROS

38 2. Falar de crack Jogo de futebol: o time do crack e o time saúde – formar os times e discutir como será a dinâmica do jogo Na semana seguinte – realizar o jogo e narrar O diálogo vai acontecer com perguntas e respostas sobre a narração

39 3. Vida de um santo Pesquisar na internet a história de S. Francisco de Assis. Levantar os dados importantes e relacionar com algum herói dos filmes e desenhos que eles assistem. Abrir uma discussão no orkut sobre o assunto Apresentar em forma de teatro

40 4. Passagem Bíblica Ler o sermão da montanha e discutir qual lugar do bairro Jesus escolheria se tivesse que fazer o sermão ali. Na encontro seguinte ir ao local e fazer a experiência

41 5. Explicando a missa Explicar parte por parte e aos poucos. 1º dia fica até ao glória – sai, conversa sobre dúvidas etc....etc... Volta e tenta perceber se ficaram dúvidas

42 Na terceira vez faz com que eles participem com a aspersão da água – acompanhando os pais para purificar as mãos etc...etc.... FIM


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO E CATEQUESE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google