A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conjunção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conjunção."— Transcrição da apresentação:

1 Conjunção

2 Tina Turner e Ayrton Senna estiveram juntos em um show em Sidnei, após o GP da Austrália de domingo. A cantora americana se disse fã de Senna e para ele cantou “Simply The Best” (simplesmente o melhor) Folha de S. Paulo

3 Conjunções Observe parte da frase, retirada do texto:
“Tina Turner e Ayrton Senna estiveram juntos em um show” A palavra em destaque – e – é uma conjunção, pois liga dois termos de uma oração: Tina Turner e Ayrton Senna 1° termo 2° termo

4 Conjunções Agora, veja esta outra frase:
“A cantora americana se disse fã de Senna e para ele cantou ‘Simply The Best’ (simplesmente o melhor).” Aqui, a palavra em destaque – e – também é uma conjunção, pois liga duas orações: A cantora americana se disse fã de Senna e 1ª oração para ele cantou ‘Simply The Best’ (simplesmente o melhor) 2ª oração

5 Conjunções Observe ainda este outro exemplo:
“Esperei que ele fizesse alguma pergunta.” Na frase, a palavra que, em destaque, é conjunção, pois também liga duas orações: Esperei que ele fizesse alguma pergunta. 1ª oração 2ª oração

6 Conjunções Conjunção é, então, uma palavra invariável que liga dois termos de uma mesma oração ou duas orações. Já vimos que e e que são conjunções, pois ligam duas orações. A diferença entre elas, nos exemplos anteriores, está em que, na primeira frase, as duas orações não dependem uma da outra para que sejam compreendidas e, tanto isso ocorre, que podem ser separadas. Veja: “A cantora americana se disse fã de Senna.” “Para ele cantou ‘Simply The Best’ (simplesmente o melhor).”

7 Conjunções A conjunção que liga duas orações de sentidos completos e independentes é chamada de coordenativa. No segundo exemplo, no entanto, uma oração completa o sentido da outra e é essencial para sua compreensão. As duas orações não podem ser separadas sem que o sentido de pelo menos uma delas fique incompleto ou seja alterado. Neste caso, a conjunção que liga duas orações dependentes, que se subordinam uma à outra, é chamada de subordinativa. Esperei. Ele fizesse alguma pergunta. (?) A segunda oração não tem sentido completo: é necessário que a conjunção venha ligá-la, subordiná-la à primeira oração.

8 Conjunções Tanto as conjunções coordenativas como as preposições podem ligar dois termos de uma mesma oração; entretanto, elas não se confundem, pois ambas possuem natureza diversa. As conjunções coordenativas estabelecem uma coordenação entre dois termos de mesma natureza gramatical; as preposições estabelecem uma relação entre os termos, subordinando um substantivo a um verbo ou a outro substantivo ou adjetivo. Veja: Esqueci-me de seus livros e de suas revistas. Falou pouco, mas falou bem.

9 Locução conjuntiva Um conjunto de palavras com a mesma função de uma conjunção, ou seja, com a função de ligar termos semelhantes de uma oração ou a de ligar duas orações, é chamada de locução conjuntiva. Observe: Ex.: O Brasil tem jeito, por mais que digam o contrário. No exemplo, as palavras em destaque – por mais que – formam uma locução conjuntiva, pois estão substituindo uma conjunção: embora. Quase sempre, a última palavra da locução conjuntiva é que.

10 Classificação da conjunção
As conjunções conjuntivas exprimem circunstâncias, estabelecendo relações entre os termos que estão ligando. Essa classificação pode variar, portanto, de acordo com o contexto, com o significado que apresentam na oração ou com a relação que estabelecem entre os termos. Observe: Ex.: Como já disse, não irei à festa. Ex.: Como é difícil fazer a tarefa, consultarei meu professor. Nos exemplos, a mesma conjunção – como – estabelece circunstâncias diversas e, por isso, sua classificação é diferente para cada caso. Assim, mais importante do que saber toda a lista de conjunções, com sua classificação, é procurar entender a circunstância que a conjunção estabelece entre as orações ou os termos que ela liga.

11 Classificação da conjunção
Conjunções Coordenativas Podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Aditivas Expressam idéias similares ou equivalentes e estabelecem uma relação de soma aos dois termos ou às duas orações. Conjunções: e, nem, como ou quanto (aparecem depois de tanto). Locuções: mas também (empregada após não só), mas ainda, senão também, como também. Ex.: As ágeis andorinhas consultam-se na beira dos telhados e inquietas conversam.

12 Classificação da conjunção
Adversativas Expressam contraste, compensação, isto é, idéias que se opõem ou contrastam entre si. Conjunções: mas, porém, todavia, entretanto, contudo, senão. Locuções: no entanto, ao passo que, não obstante, apesar disso. Ex.: Estudou, mas não passou. Alternativas Expressam uma relação de exclusão ou alternâncias entre os dois termos ou entre as duas orações, que não podem ser simultâneos. Conjunções: ou, ou... Ou, ora... Ora, já... Já, quer... Quer, seja... Seja. Ex.: De qualquer forma, seja no início, seja no interior do parágrafo, o emprego de maiúsculas não é sistemático.

13 Classificação da conjunção
Conclusivas Expressam idéias conclusivas, conseqüentes. Conjunções: assim, logo (posposto ao verbo da oração), portanto. Locuções: por isso, por conseguinte, por conseqüência. Ex.: O texto, nesta parte, constitui, pois uma espécie de monólogo convencional. Explicativas Expressam o motivo, a razão, a explicação do primeiro termo ou da primeira oração. Conjunção: que (com sentido de porque), porquanto, pois (anteposto ao verbo da oração), porque. Não brinque com fogo, pois poderá queimar-se.

14 Classificação da conjunção
Conjunções subordinativas Podem ser: condicionais, causais, comparativas, conformativas, consecutivas, integrantes, finais, concessivas, proporcionais e temporais. Condicionais Introduzem orações que indicam hipótese ou condição. Conjunções: se, caso. Locuções: contanto que, desde que, salvo se, a menos que, a não ser que, dado que, sem que (= se não). Ex.: A inflação deixaria de existir se muita gente não se beneficiasse com ela.

15 Classificação da conjunção
Causais Introduzem orações que indicam circunstâncias de causa. Conjunções: porque, pois, que (= porque), como (= porque), porquanto. Locuções: já que, uma vez que, visto que, visto como, desde que. Ex.: Eu canto porque o instante existe. Comparativas Introduzem orações que funcionam como o segundo elemento de uma comparação. Conjunções: como, que, qual, quanto (após as palavras tão e tanto) Locuções: do que (após as palavras mais, menos, maior, menor, melhor e pior), bem como, assim como, que nem, o mesmo que (= como). Ex.: Minha irmã é tão bonita como o pássaro amarelo.

16 Classificação da conjunção
Conformativas Introduzem orações que indicam acordo ou conformidade. Conjunções: conforme, como (= conforme), segundo, consoante. Ex.: Digo essas coisas por alto, segundo as ouvi contar. Consecutivas Introduzem orações que indicam uma conseqüência do fato traduzido na oração anterior. Conjunções: que (depois de tal, tanto, tão ou tamanho). Locuções: de modo que, de forma que, de sorte que, de maneira que. Ex.: A cidade era tão pequena que um grito a atravessava de ponta a ponta.

17 Classificação da conjunção
Integrantes Introduzem orações que equivalem a substantivos, ao contrário das outras que expressam circunstâncias ou relações. Conjunções: que, se, como (= que). Ex.: O estudo evolutivo de sua poesia revela que através dos anos a fase nominal vai desaparecendo. Obs.: A conjunção integrante que não deve ser confundida com o pronome relativo que, que também introduz orações.

18 Classificação da conjunção
Finais Introduzem orações que expressam circunstância de finalidade. Conjunções: porque (= para que), que (= para que). Locuções: para que, a fim de que. Ex.: Saiu antes da hora, a fim de que ninguém o encontrasse. Concessivas Introduzem orações que expressam algum sentido de contrariedade, a qual, no entanto, não impede que o fato se realize. Conjunção: embora. Locuções: ainda que, mesmo que, mesmo quando, posto que, se bem que, por mais que, por muito que, por menos que, nem que, dado que, sem que (= embora não), apesar de que. Ex.: A vida tem um sentido, por mais que pareça absurda.

19 Classificação da conjunção
Proporcionais Introduzem orações que expressam simultaneidade, concomitância. Locuções: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais... mais, quanto mais... menos. Ex.: É claro que, à medida que nos aproximamos da ‘Semana’, são as inovações formais que nos vão atraindo. Temporais Introduzem orações que expressam circunstâncias de tempo. Conjunções: quando, mal, apenas. Locuções: logo que, assim que, antes que, depois que, até que, agora que, sempre que, cada vez que, desde que. Ex.: Quando o seu pai deu por falta do dinheiro, Pedro pôs a culpa em Nelo.

20 Exemplos Não só bebe mas também fuma. Não fuma nem bebe.
Estudou, mas não passou. Não demonstrava pressa, porém o seu rosto demonstrava segurança. Guardo o dinheiro ou viajo. Há ainda um rádio com defeito que, ora vai no lombo da jumenta, ora vai na mãe de Zenaide. É um ser humano, logo merece todo o nosso respeito. É um ser humano, portanto merece todo o nosso respeito. Não saiam, pois professor já vem.

21 Exemplos Eu não gostaria de chamar o humor de arma, porque sou uma pessoa extremamente pacifista. Sou quieto como folha no outono. Era mais triste que a de Robinson Crusoé. Se não casarmos, meu amor, até sou capaz de morrer. Era capaz de viver conforme desejava. Estava tão cansado que mal conseguia respirar. Alguns esportes menos conhecidos podem surgir nos comentários das pessoas, desde que promovidos por esquemas inteligentes. Amo-te como um bicho.


Carregar ppt "Conjunção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google