A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael (1509-1511) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael (1509-1511) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no."— Transcrição da apresentação:

1 Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no seu tempo. Entre outros, estão representados os filósofos Platão e Aristóteles (ao centro) e, apoiado num bloco de pedra o pintor renascentista Miguel Ângelo.

2 Renascimento Movimento de renovação cultural (nas letras, ciências e nas artes e formação de uma nova mentalidade) que surgiu na Itália nos finais do séc. XIV e inícios do séc XV,ao mesmo tempo que decorriam os descobrimentos. Depois expandiu-se por toda a Europa, nos sécs. XV e XVI. Ideais/características do Renascimento: Interesse pela cultura greco-romana; Valorização do Homem (Substituição do Teocentrismo pelo Antropocentrismo); Interesse pelo desenvolvimento das letras e da arte; Interesse pelos fenómenos da natureza e pelo avanço científico (observação e experiência).

3 Humanismo Características do Humanismo:
Movimento cultural literário do Renascimento que coloca o Homem no centro do mundo e se interessa pela cultura grega e romana. Exemplos de Humanistas: Petrarca, William Shakespeare, Luís de Camões; Miguel Cervantes… Características do Humanismo: Estudo das línguas e literatura clássicas (grega e romana) Tradução dos textos clássicos (gregos e romanos) Interesse por tudo o que diz respeito ao Homem Valorização do Homem, das suas capacidades e de todas as suas realizações (arte, música, poesia…) Valorização do espírito crítico do Homem Defendem um Ideal de Homem: Homem completo/Formação Integral (tem actividade física, vida social, deseja a fama, tem interesse por tudo o que o rodeia, que é belo e culto).

4 A Itália, o berço do Renascimento
Porque é que o Renascimento surgiu I em Itália? Aí havia grandes quantidades de vestígios das civilizações clássicas (gregas e romanas) Grande prosperidade económica dos estados independentes: Veneza, Florença… Havia muitos mecenas (papas, príncipes e burgueses que apoiavam a cultura).

5 Meios de propagação das ideias renascentistas
Contactos entre Humanistas; Frequência de escolas, colégios, universidades onde eram transmitidas a s ideias renascentistas; A imprensa de Gutenberg permitiu a rápida produção e a sua divulgação a número cada vez maior de pessoas.

6 Avanços nas ciências O Homem do Renascimento procurou conhecer e compreender natureza (naturalismo) Através da observação e da experiência Avanços na ciência: Geografia Ciências da Natureza (Botânica e Zoologia) Astronomia (Teoria Heliocêntrica) Medicina Matemática


Carregar ppt "Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael (1509-1511) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google