A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio e curso Albert - GEO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio e curso Albert - GEO"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio e curso Albert - GEO
Bioquímica Ronielson Lima

2 Introdução ao desenvolvimento embrionário 2ª Parte
Ronielson lima

3 Fases do desenvolvimento embrionário
Relembrando ! Célula – ovo segmentação mórula

4 Fases do desenvolvimento embrionário

5 Formação da Blástula A mórula transforma –se em embrião oco, chamado de blástula, que apresenta uma cavidade – a blastocele.

6 Gastrulação A blastocele sofre uma invaginação ( embolia) e origina a gástrula com dois folhetos embrionários (ectoderme e endoderme); Nos protostômios (invertebrados) o blastóporo origina a boca do futuro animal; Nos deuterostômios (equinodermos e cordados) o blastóporo origina o ânus.

7 Formação da Nêurula Ocorre a formação do celoma, notocorda e o intestino primitivo ( modificações da endoderme); Formação do tubo neural a partir da ectoderme ; O tubo neural e a notocorda formam-se apenas nos cordados.

8

9 Nêurula

10 Folhetos embrionários
Os Cnidários apresentam apenas dois folhetos (ectoderme e endoderme) por isso são chamados diblásticos; Os outros animais apresentam três folhetos (ectoderme, endoderme e mesoderme) e são chamados triblásticos

11 Celoma Nem todos os animais apresentam celoma:
Os platelmintos são acelomados (não possuem celoma); Os nemátodeos são pseudocelomados (apresentam um falso celoma); Os anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados são celomados (apresentam celoma).

12 Ectoderme Forma: Epiderme e fâneros (pelos, unhas, chifres, penas);
Glândulas sudoríparas, sebáceas, mamárias e lacrimais, medula da suprarrenal e hipófise; Sistema nervoso; Cristalino, retina e córnea; Revestimento da boca, do nariz e do ânus; Esmalte dos dentes.

13 Mesoderme Forma: Músculos; Tecidos conjuntivos;
Sistemas cardiovascular e linfático; Sistemas urinário e genital; Pericárdio, pleura e peritônio; Marfim dos dentes; Córtex da suprarrenal.

14 Endoderme Forma: Revestimento epitelial do tubo digestório e do sistema respiratório; Fígado, pâncreas, timo, tireóide e paratireoides; Revestimento da bexiga urinária.

15 Estruturas que auxiliam o desenvolvimento do embrião dos vertebrados
Anexos Embrionários Estruturas que auxiliam o desenvolvimento do embrião dos vertebrados

16 Anexos embrionários Âmnio – contém um líquido que protege o embrião contra choques e evita sua desidratação; Saco vitelínico – contém alimento (vitelo) de reserva para o embrião; Alantoide – acumula excretas do embrião, retira oxigênio do ar, elimina gás carbônico e retira cálcio da casca do ovo;

17 Anexos embrionários Córion – anexo mais externo, com função de proteção, adere a casca do ovo e participa , com o alantóide, das trocas gasosas. Placenta – têm função de nutrição, respiração e excreção além de produzir hormônios.

18 Anexos Embrionários

19 Anexos em aves

20 Fases do Desenvolvimento Embrionário
Fecundação Célula – ovo Segmentação Mórula Blástula Gástrula Nêurula


Carregar ppt "Colégio e curso Albert - GEO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google