A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO
LMF- MEDICINA - FEMA

2 SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO (SNE)
O sistema nervoso periférico autônomo pode ser subdividido em três subsistemas: simpático, parassimpático sistema entérico,

3 O conceito inicial de Sistema Nervoso Entérico surgiu nos estudos do Professor John Newport Langley (1883), fisiologista e histologista inglês.

4 ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
Central (SNC) Encéfalo e medula espinhal  Sistema nervoso Somático: neurônios sensitivos (cabeça, parede do tronco e membros) e motores (movimento músculo esquelético) Periférico  Autônomo: neurônios motores regulam atividades viscerais, involuntárias. Simpático funções fisiológicas Parassimpático funções fisiológicas

5

6

7

8 O sistema nervoso entérico faz parte do sistema nervoso autônomo.
O sistema nervoso entérico é uma rede de neurônios que integram o sistema digestório.

9

10

11 Plexos Entéricos O plexo mioentérico ou de Auerbach, descrito pelo anatomista alemão Leopold Auerbach ( ) em 1826; Localiza-se entre as camadas muscular longitudinal externa e muscular circular interna, estendendo-se ao longo do trato digestório, desde o esôfago até o reto.

12 O plexo submucoso ou de Meissner, foi descrito pelo anatomista alemão, George Meissner (1829-1905).
O plexo mucoso é proeminente nos intestinos delgado e grosso. Cada plexo contém vários tipos neuronais, incluindo os neurônios motores, interneurônios, e neurônios aferentes primários intrínsecos, que reflexamente controlam as funções gastrintestinais.

13 Características da Parede Gastrintestinal
A parede do tubo digestivo é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular longituinal, muscular circular e serosa.

14 Controle Neural da Função Gastrintestinal – O sistema Nervoso Entérico
Esôfago – ânus (100 milhões de neurônios) Controla os movimentos do tubo digestivo e secreção. Plexo mioentérico ou de Auerbach: camada muscular – movimentos gastrintestinais (peristaltismo e esfíncter); Plexo submucoso ou de Messner: submucosa – secreção gastrintestinal e o fluxo sanguíneo. Neurotransmissores entéricos Acetilcolina: „ Excita a atividade gastrointestinal Norepinefrina: Inibe a atividade gastrointestinal

15

16 Reflexos curtos integrados ao sistema nervoso entérico:
Os reflexos que iniciam no SNE e são integrados por ele sem estímulo externo é chamado de reflexo curto. Os processos controlados pelo SNE são relacionados com a motilidade, secreção e crescimento. O plexo submucoso contém neurônios sensoriais que recebem sinais do lúmen. A rede do SNE integra a informação sensorial e inicia respostas por neurônios submucosos que controlam as secreções das células epiteliais GI e por neurônios mientéricos que influenciam a motilidade. 

17

18

19 Controle Autonômico no Trato Gastrintestinal
Inervação Parassimpática: craniana e sacral: Craniana - Nervo vago: esôfago, estômago, pâncreas e intestino grosso (cólon tranverso); Sacro – metade distal do intestino grosso: sigmóide, retal e anal – agindo nos reflexos para defecção. Aumenta a atividade de todo o sistema nervoso entérico Inervação Simpática: Fibras se originam na medula espinhal entre os segmentos T5 e L2 (fibras adrenérgicas pós- ganglionares) Inibe a atividade do trato gastrointestinal, causando efeitos opostos ao sistema nervoso parassimpático

20 Tipos Funcionais de Movimentos
No trato gastrointestinal ocorrem dois tipos básicos de movimentos: 1. Movimentos propulsivos (peristaltismo): fazem o alimento se mover adiante ao longo do TGI em uma velocidade de forma adequada à digestão e absorção. Causa um relaxamento no segmento intestinal seguinte => “lei do intestino”.

21 Um dos principais estímulos que podem deflagrar os movimentos peristalticos é a distensão do órgão, que gera uma resposta do SNE. A velocidade resultante do movimento peristáltico no intestino é de cerca de 1 cm/min. Obs`. Reflexo peristáltico – propagação do alimento por contração “pré-bolo alimentar” e relaxamento “pós-bolo alimentar” na direção anal = lei do intestino.

22

23 2. Movimentos de Mistura: mantém o conteúdo intestinal misturado por completo.
Ingestão do alimento Fome: desejo intrínseco de comer Apetite: tipo de alimento mais desejado pela pessoa

24


Carregar ppt "SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google