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CURSO DE DEFESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Apresentação em tema: "CURSO DE DEFESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE DEFESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
E PATRIMÔNIO PÚBLICO. OBJETIVO GERAL: Fornecer ferramentas conceituais teóricas para entendimento dos problemas ambientais, subsidiando o profissional para um gerenciamento adequado dos recursos naturais do município.

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Orientar os principais conceitos ecológicos, adotando uma visão sistêmica na compreensão do funcionamento da natureza; Manter o patrimônio público seguro considerando que é bem estar é direito de todos os cidadãos; Orientação da Guarda Municipal para suprir as necessidades do município para colaborar na segurança pública; Utilizar o efetivo para coolaborar com a fiscalização e educação ambiental através do elo dos agentes com a sociedade; Orientação dos agentes comunitarios de saúde a respeito da educação ambiental percebendo sua importância na participção na foração da educação informal na cultura local; Formação técnica dos conselheiros para enfretamento dos problemas ambientais.

3 TEMAS TRANSVERSAIS 1- Educação Ambiental 2- Turismo sustentável 3- Novas tecnologia para um mundo sustentável 4- Legislação Ambiental e suas peculiaridade. 5-Impacto ambiental

4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Selecionar uma comunidade para intervenção da realidade contemplando as prerrogativa do tema. promover palestras na Comunidade da colônia. Tratar das questões referente: Diagnostico - Água potável, descarte do Lixo, Saúde pública, agricultura familiar, ecologia, bioma mata atlântica e equilíbrio dos ecossistemas etc.

5 TURISMO SUSTENTÁVEL Comunidade do Pratigí
intervenção da realidade socioeconômica e cultural contemplando as prerrogativa do tema. Fazer um levantamento da comunidade, pesquisa, data, fundação, moradores, historia fazer uma morfologia completa. Trabalhar as questões referentes as necessidades, economias, Empreendimentos, infra-estrutura, poder público, licenciamento, APA, perspectiva de futuro da comunidade, impacto ambiental e social.

6 IMPACTO AMBIENTAL. Lixo da cidade da cidade e aterro sanitário Michelin Esgotos lançados no meio ambientes e seus afluentes e efluentes; Empresas poluidoras e a legislação ambiental; Certificação ISSO 14001; Poluição dos rios; Lixo e reciclagem, quantidade gerada em nosso município; Química sanitária; Quais os tipos de resíduos de hoje e no passado? Aterro sanitário a atual situação da lei para 2014.

7 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. As Leis ambientais como instrumento de vida no planeta ; Interpretação das normas jurídicas; Leis de crimes ambientas 9.605; Política nacional de meio ambiente; Estrutura e situação ambiental do País; Sisnama Conama, MMA, ANA, ETC; Órgãos Responsáveis; Penalidades;

8 NOVAS TECNOLOGIAS PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL.
Carros bicombustíveis; Energias limpas; Energia nuclear, energia do futuro; Bicicletas; Controle da natalidade; Agricultura e as novas tecnologias; Controle do consumo e mercado internacional; Produtos recicláveis e derivado do petróleo ; Seringueira, Dendê, cana de Açúcar; Dessalinização de águas salgadas ; Economia dos recursos naturais ; Economia no mundo globalizado; PIB; PAC.

9 FINALIDADE DO CURSO PROMOVER O DESEVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOCIO-ECONOMICO E CULTURAL EM NOSSAS COMUNIDADES.

10 CONTEÚDO PROGAMÁTICO. NOÇÕES DE POLÍTICA E DIREITO AMBIENTAL;
GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL; GESTÃO DE RESÍDUOS; ECOLOGIA; ECONOMIA E MEIO AMBIENTE; PLANEJAMENTO E CONSERVAÇÃO; RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA; IMPACTOS AMBIENTAIS; QUÍMICA SANITÁRIA; RECUSOS HÍDRICOS; ISSO 14001; CERTIFICAÇÃO DE EMPRESA;

11 JUSTIFICATIVA DO PROJETO
o Desenvolvimento sustentável forma aluno para atender profissionalmente a sociedade, tendo grande contribuição para o poder público. E assim todos os envolvidos são autores do projeto podendo opinar e contribuir, e até questionar sendo indispensável para construção do conhecimento. E justo que colegas, empresas, professores, e convidados tenhamos a oportunidade de contribuir com a sociedade, aja visto que pela grande necessidade podemos aproveitar estes profissional ou seus projetos utilizando dentro das próprias organizações, governo, empresa, e associações.

12 FASES DO CURSO 1° - CAPTAÇÃO DE RECURSOS:
Alunos, empresas privas, governos, cooperativas, e ONGs; 2° - OPERACIONALIZAÇÃO E EXECUÇÃO: Parceiros, alunos, professores e convidados;

13 METODOLOGIA DO CURSO SESIBILIZAÇÃO EM SALA DE AULA ;
DISCUÇÃO DIALÓGIACA; DINÂMICA DE GRUPO; ATIVIDADE EM SALA ; VIZITA TÊCNICA; PRATÍCA NO CAMPO; ELABORAÇÃO DE PROJETOS; APLICANDO NA COMUNIDADE ; TCC.

14 CONCEITO ATUAL

15 Mensagem O desenvolvimento SUTENTÁVEL procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitat naturais.


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