A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A vacina e sua importância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A vacina e sua importância"— Transcrição da apresentação:

1 A vacina e sua importância

2 Histórico: A história das vacinas se inicia há mais de mil anos, no Continente Asiático, onde os chineses haviam desenvolvido a Variolização, que era o contato das secreções de pústulas de indivíduos infectados para indivíduos sãos, para induzir quadros leves da doença. Não era um método sem riscos, com taxas de letalidade de 1% a 2%, contra cerca de 30% da doença natural, que se propagou pelos Continentes Asiático e Africano, chegando à Europa no início do século 18. Edward Jenner, médico inglês, nascido em Berkeley Gloucestershire (1749 – 1823), ao observar que mulheres ordenhadoras de vacas contaminadas pelo cowpox virus, vaccinia ou varíola das vacas não desenvolviam a doença, descobriu que a sua imunidade devia-se à infecção não perigosa. Ele propagou a prática de usar a inoculação do vírus vaccinia em indivíduos sãos. Em 14 de maio de 1796, testou em Jame Phipps - um menino de 8 anos de idade - a primeira vacina de que se tem notícia.

3 Histórico da vacinação no Brasil:
Amostragens chegaram ao Brasil em torno de 1840, trazidas pelo Barão de Barbacena, sendo utilizadas principalmente na proteção de famílias nobres. Posteriormente, o cirurgião Barão de Pedro Afonso criou um Instituto privado para o preparo de vacina anti-variólica no país. A vacina não foi muito bem aceita no Brasil e, em 1904, estourou a “Revolta da Vacina”, na então capital, Rio de Janeiro, que passava por um período conturbado pela crise econômica e sanitária, com um Sistema de Saneamento básico falho, que repercutia em frequentes epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola. O médico e sanitarista Oswaldo Cruz foi designado pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade. A vacinação contra a Varíola era obrigatória e, mesmo seu objetivo sendo positivo, foi aplicada de forma autoritária e violenta, com agentes sanitários invadindo casas, ocasionando destruição de bondes e apedrejamento de edificações públicas, que culminaram com a Revogação da Lei da Vacinação Obrigatória, em 16 de novembro de 1904, pelo presidente Rodrigues Alves.

4 Mas como uma vacina funciona?
Seja em gotinhas ou injeção, a vacina é muito importante para a saúde. Mas como uma vacina funciona? Quando o nosso organismo tem contato com corpos estranhos, como vírus e bactérias, o corpo se defende produzindo os chamados anticorpos. Como esse é o primeiro contato, a resposta dessas defesas é mais lenta e podem aparecer sintomas da doença. Quando temos contato de novo com a doença, a produção de anticorpos é mais rápida. Uma vacina é feita com antígenos (organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados), que não nos deixam doentes. Quando somos vacinados, nosso corpo detecta a substância que está nela e produz anticorpos prontamente, evitando que a doença apareça no futuro.

5 Importância das vacinas:
A vacinação como forma de prevenir doenças é reconhecida mundialmente e sua eficácia pode ser comprovada pela erradicação da varíola. No Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente algumas vacinas como: BCG, hepatite B, quádrupla (DTP e HIb), anti-pólio oral e tríplice viral. Mas a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam um calendário mais completo, que inclui as vacinas contra hepatite A, catapora, gripe e pólio inativada, entre outras.

6 Com base nas informações deste material e no texto disponível em realize as seguintes atividades propostas. EXPLIQUE a importância da vacina e o modo de ação desta no organismo. “Tomar vacina é como treinar para uma luta de verdade no futuro”. EXPLIQUE esta afirmativa. IMPRIMA ou TRASNCREVA o calendário brasileiro básico de vacinação. PESQUISE as doenças que já foram erradicadas, via vacinação, no Brasil e no mundo. CONSULTE o seu cartão de vacinação e INDIQUE se ainda há vacinas pendentes.

7 6. Segundo o texto, “a crítica às vacinas apoia-se em pelo menos três pontos polêmicos”. CITE e EXPLIQUE cada um deles. 7. EXPLIQUE a tese sobre o surgimento do HIV na espécie humana. 8. Para os antivacinistas, EXPLIQUE o que significa cuidar bem do “terreno”. 9. “Gostaria de saber se um desses críticos das vacinações se recusaria a tomar a vacina anti-rábica, se fosse mordido por um cão raivoso”, diz Cláudio. OPINE sobre esta afirmativa. 10. “Quem vencerá o debate do século XXI – Pasteur ou Bernard?” ARGUMENTE a favor ou contra a vacinação.

8 Referências: http://www.enovavacinas.com.br/vacinas_historia.html

9


Carregar ppt "A vacina e sua importância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google