A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Genital Ana Clara Ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Genital Ana Clara Ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Genital Ana Clara Ciências

2 Sistema genital Sistema genital é a mesma coisa que sistema reprodutor?! Por que é importante falar desse sistema? Como podemos fazer isso? Cuidado! Carinho! Respeito!

3 Até o 4º mês de gestação não há como definir o “sexo do bebê” – depois, diferenciação entre os órgãos; Material genético e condições de formação, 2 sistemas: Masculino e Feminino

4 Sistema Genital Masculino
Órgãos: Testículos Epidídimos Ductos deferentes Glândulas seminais Próstata Ducto ejaculatório Pênis

5 Sistema Genital Feminino
Órgãos: Ovários Tubas uterinas Útero Vagina Vulva ou pudendo TUBAS UTERINAS: onde ocorre a fecundação! Menstruação!

6 Curiosidades... Diferenças no sistema genital - Hermafroditismo

7 Mecanismo da fecundação
Onde ocorre? Como ocorre? Embrião X Feto

8 Curiosidades... Até os 3 / 4 meses não é possível distinguir o sexo no feto; Após esse período, em condições genéticas e ambientais normais o sistema genital se distingue em masculino ou feminino; Mas as células que compõem os dois são basicamente as mesmas! Assim, as estruturas chamadas de clítoris e glande têm o mesmo tipo de funcionamento e a mesma função: sensibilidade dos órgãos genitais!

9 Intumescimento com sangue;
Grande sensibilidade graças à grande vascularização e inervação;

10 Placenta Estrutura característica dos mamíferos placentários (classe Eutheria); Formada no período de gestação; “Bolsa” que guarda o feto/ bebê;

11 Através dela o feto/ bebê:
"respira" (ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico), "alimenta-se" (recebendo diretamente os nutrientes por difusão) e excreta produtos de seu metabolismo (excretas nitrogenadas); Sintetiza hormônios na mãe, responsáveis, por exemplo, pela produção do leite materno.

12 Os vasos sanguíneos de ambos não são contínuos, ou seja, a continuidade é assegurada pelo sistema artério-venoso da placenta; Por conta da placenta sangue materno e do feto/ bebê nãos e misturam! Por que isso é importante??!

13 Irmãos gêmeos! “Idênticos” – univitelínicos
Não idênticos – bivitelínicos

14 Irmãos siameses... Irmãos gêmeos placentários que, por problemas de formação, se mantiveram juntos; Podem compartilhar órgãos vitais, daí a separação fica mais difícil; Podem ter algumas estruturas unidas, mas que podem ser separadas depois por cirurgia;

15 Em alguns casos a sobrevivência dos dois indivíduos separados não é possível;
Alguns “irmãos” conseguem levar uma boa vida juntos;

16 Curiosidades... Células tronco: o que são? Por que podem ser usadas? Tecido Hemotopoiético! Células toti/ plurivalentes!

17 Para casa... O que é ontogenia? Por que seu estudo é importante?

18 Ontogenia ou ontogênese é o estudo das origens e desenvolvimento de um organismo desde o embrião (ovo fertilizado) até atingir sua forma plena, passando pelos diferentes estágios de desenvolvimento.; É estudada em biologia do desenvolvimento; A história das mudanças estruturais de uma determinada unidade - que pode ser uma célula, um organismo ou uma sociedade de organismos -, sem que haja perda da organização que permite a existência daquela (Maturana e Varela, 1987, p.74).

19 Infertilidade Também conhecida como esterilidade é o resultado de uma falência orgânica devida à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gametas ou do concepto; Exemplos: gametas não tem as estruturas adequadas ou há acidez no canal vaginal, que impede a sobrevivência do espermatozóide... Fotomicrografia de cabeças de espermatozóides. A primeira normal e as outras com anomalias de formação, que podem conferir esterilidade.


Carregar ppt "Sistema Genital Ana Clara Ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google