Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Roteiro de Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico em Logística Roteiro de Planejamento Estratégico Carlos Freire 2012
2
Planejamento Estratégico em Logística
Apresentação e Justificativa Histórico Norteadores Estratégicos Solicitação do professor das demais disciplinas (Varejo, Aduaneira ou Reversa) Posicionamento - Porter Estratégia Vigente - Ansoff Análise dos Ambientes Matriz de BCG e Ciclo de Vida dos Produtos Carlos Freire 2012
3
Planejamento Estratégico em Logística
7. Análise dos Ambientes A empresa tem 3 ambientes a analisar: Ambiente Externo Macroambiente – Fora do controle Microambiente – clientes e fornecedores – Controle relativo Ambiente Interno – totalmente sob controle Carlos Freire 2012
4
Planejamento de Marketing
Macroambiente Economia – PIB, Taxa de Inflação, Índice de Desemprego, Projeções oficiais; Clima/ Solo – aspectos ligados ao clima/solo que possam interferir nos negócios da empresa, aquecimento global, mudanças climáticas; Ambiente Natural – aspectos relativos ao ambiente que interfiram, positiva ou negativamente no negócios, legislação específica, perspectivas; Carlos Freire 2012
5
Planejamento Estratégico em Logística
Macroambiente Cultura – aspectos culturais dos mercados em que a empresa atua, diversidade, peculiaridades, religião; Política – aspectos políticos relacionados à atuação da empresa; Tecnologia – interferências dos aspectos tenológicos; Demografia – grandes características dos mercados; Legislação – leis específicas para a área de atuação. Carlos Freire 2012
6
Planejamento Estratégico em Logística
Microambiente Clientes: análise da carteira de clientes; tipos de clientes, segmentação, pulverização, características demográficas, características psicográficas, histórico de compras/ segmento, utilização, organização. Fornecedores: Análise da carteira de fornecedores; opções de fornecedores; políticas de negociação; organização dos fornecedores. Concorrentes: Estrutura de concorrência na área de atuação, força dos concorrentes, percepção do mercado, investimento em captação de mercado. Carlos Freire 2012
7
Planejamento Estratégico em Logística
As 5 forças que regulam o mercado - Porter Entrantes Substitutos Concorrentes Poder dos Clientes Poder dos Fornecedores Carlos Freire 2012
8
Planejamento Estratégico em Logística
Ambiente Interno/ Recursos Instalações: adequação das instalações, aspectos sanitários, potencial de expansão, condições de trabalho; Recursos Humanos: número de empregados, turn over, nível de capacitação, programas de capacitação, clima organizacional, motivação, proatividade; Carlos Freire 2012
9
Planejamento Estratégico em Logística
Ambiente Interno/ Recursos Recursos Tecnológicos: tecnologia instalada, atualidade, possibilidades de up grade, dependência da tecnologia, capacitação profissional para utilização da tecnologia; posição em relação aos concorrentes; Recursos Financeiros: situação financeira atual, perspectivas futuras, capacidade de investimento, capacidade de endividamento, capacidade de crédito, situação tributária. Recursos Naturais: existe a utilização de algum recurso natural específico, impacto das operações sobre o ambiente, legislação específica. Carlos Freire 2012
10
Planejamento Estratégico em Logística
Mix de Marketing Produto: Produto ou serviço? Tangível ou Intangível? Carlos Freire –
11
Planejamento Estratégico em Logística
Mix de Marketing Produto: Matriz de BCG Carlos Freire –
12
Planejamento Estratégico em Logística
Mix de Marketing Produto: Ciclo de Vida do Produto Carlos Freire –
13
Planejamento Estratégico em Logística
Mix de Marketing Produto: Matriz de BCG Analisar: Qual o produto/serviço que, hoje, sustenta a empresa? Existe algum produto/serviço que não traz bons resultados? Existe algum produto/serviço que é uma promessa futura? Carlos Freire –
14
Planejamento Estratégico em Logística
Mix de Marketing Preço: Nível de preço em relação aos concorrentes Formas de Pagamento Facilidades de Financiamento Carlos Freire –
15
Planejamento Estratégico em Logística
Mix de Marketing Promoção: Divulgação: como é feita? Com que frequência? Quais os resultados? Carlos Freire –
16
Planejamento Estratégico em Logística
Mix de Marketing Ponto de Venda ( Logística) Caracterizar a logística interna: fornecedores, prazo de recebimento, política de estoque, perecibilidade Caracterizar o tipo de logística externa: . como o produto é colocado à disposição do consumidor? . Principais características da logística externa Carlos Freire –
17
A PARTIR DESTE PONTO TODO O FOCO SERÁ NOS ASPECTOS DE LOGÍSTICA.
Planejamento Estratégico em Logística A PARTIR DESTE PONTO TODO O FOCO SERÁ NOS ASPECTOS DE LOGÍSTICA. Carlos Freire –
18
Matriz SWOT Planejamento Estratégico em Logística
Carlos Freire –
19
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT A matriz SWOT analisa a situação da empresa em relação ao seus ambientes interno e externo. Vamos analisar os Pontos Fortes e Fracos, Ameaças e Oportunidades no que diz respeito à LOGÍSTICA. Carlos Freire –
20
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT Ambiente Interno Pontos fortes: aquilo que a empresa faz muito bem Área de estoque ampla e adequada, controle de estoque eficiente, área de compras eficiente, carteira de fornecedores equilibrada, custos enxutos, equipe de funcionários bem treinados, prazo de entrega adequado etc Carlos Freire –
21
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT Ambiente Interno Para descobrir os Pontos Fortes de Logística perguntar: . O que fazemos bem feito na logística? . Quais são nossos diferenciais em termos de logística? Carlos Freire –
22
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT Ambiente Interno Pontos fracos: aquilo em que a empresa tem deficiências Equipe de logística inexperiente, concentração em poucos fornecedores, área de estoque inadequada, prazo de entrega inadequado, falta de recursos, custos de logística altos etc Carlos Freire –
23
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT Ambiente Interno Para saber os Pontos Fracos perguntar: . Temos capacidade de investimento em Logística? . Em que nossa logística deixa a desejar? . Qual a opinião dos clientes sobre a nossa logística? Carlos Freire –
24
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT Os Pontos Fortes constituem um DIFERENCIAL COMPETITIVO? Os Pontos Fracos chegam a PREJUDICAR O NEGÓCIO SERIAMENTE? Carlos Freire –
25
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO Oportunidades – Aquilo que pode vir a acontecer e que irá beneficiar os negócios da empresa Ex. Chegada de grandes empresas na região, mudanças de hábito no sentido do produto que é oferecido Carlos Freire –
26
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO Ameaças – Aquilo que pode vir a acontecer e que irá prejudicar os negócios da empresa Ex. Acirramento da crise econômica, crise de energia, aumento do índice de desemprego, ações dos concorrentes Carlos Freire –
27
Planejamento Estratégico em Logística
Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO A toda Ameaça corresponde uma Oportunidade. Carlos Freire –
28
Planejamento Estratégico em Logística
Mãos à obra. Redigir esses itens do trabalho. Apresentar na próxima aula. Carlos Freire –
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.