A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Anticoncepcionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Anticoncepcionais"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Anticoncepcionais

2 O caminho percorrido pelo espermatozoide até a fecundação: 2 – 5 – 4 – 6 – 3 – 7 – 1

3 Ocorrendo a falência ovariana, após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona sofrem uma queda e, consequentemente, as taxas dos hormônios FSH e LH, secretados pela adenoipófise, serão elevadas. A queda da taxa de progesterona, hormônio ovariano, estimula a secreção do FSH pela adenoipófise.

4 Métodos Anticoncepcionais
Permanentes ou temporários Para que a gravidez se concretize, é necessário que se completem as seguintes fases: – Ovulação – Fecundação – Nidação Os anticoncepcionais interrompem a ocorrência dessas fases, evitando a concepção.

5

6 Pílula Anticoncepcional (Anovulatória).
A pílula atua, portanto, por meio de feedback negativo (retroalimentação negativa), impedindo o amadurecimento e a eliminação do óvulo. *Minipílula - Ela é constituída, basicamente, de progesterona sintética e estimula o aumento de secreção do muco cervical, servindo de barreira à passagem dos espermatozóides.

7 A ingestão de pílula anticoncepcional, diariamente, durante seis meses, manterá constante e elevada a taxa do estrogênio e da progesterona e, durante esse período, inibirá a secreção das gonadotrofinas (FSH e LH) e, consequentemente, a ovulação, atuando por feedback ou retroalimentação negativa.

8 O anel vaginal é um tipo de método contraceptivo em forma anel com cerca de 5 centímetros, que é feito de silicone flexível e que é inserido na vagina, de forma a impedir a ovulação e a gestação através da liberação gradual de hormônios. Este método deve ser utilizado durante 3 semanas seguidas e, depois desse tempo, deve ser retirado, devendo-se fazer uma pausa de 1 semana, antes de voltar a colocar um novo anel.

9

10 Pílula do dia seguinte

11 RU - 486 Mifeprex – prostaglandinas provoca contrações do útero – efeito abortivo.

12 Espermicidas Espermicidas químicos: nonoxinol-9, menfegol e cloreto de benzalcônio. Os espermicidas matam os espermatozóides ou impedem seu movimento até o óvulo. A eficácia depende do uso do espermicida de forma correta, todas as vezes em que a mulher tenha uma relação sexual.

13 Diafragma Veda a passagem dos espermatozoides para o útero, evitando a fecundação.

14

15 Dispositivo intrauterino DIU
Provoca uma modificação química no endométrio, dificultando a nidação (implantação do embrião). Estimula o aumento da secreção do muco cervical, dificultando a ascensão do espermatozoide. O cobre tem, também, uma ação espermaticida e diminui a mobilidade dos gametas masculinos. Sistema intrauterino (SIU – também conhecido como DIU medicado ou DIU Hormonal) são,  como o nome já diz, sistemas ou dispositivos que devem ser inseridos por médicos, dentro do útero.

16 Vasectomia Na vasectomia, é seccionado o vaso deferente, indicado pela seta 3. Ele impede a passagem dos espermatozoides na ejaculação e, consequentemente, é contraceptivo. O homem esterilizado pela vasectomia continua ejaculando o líquido espermático (sêmen), secretado pela próstata, porém desprovido de espermatozoides. A vasectomia não interfere no mecanismo hormonal.

17 Vasectomia A contracepção deste método é obtida em função do bloqueio da passagem dos gametas. O corte dos vasos deferentes impede a liberação de espermatozoides na ejaculação. O indivíduo elimina apenas o líquido espermático, sem gametas. A vasectomia não bloqueia os efeitos da testosterona porque esse hormônio é produzido por comando hipofisário, não dependendo dos vasos deferentes.

18 Laqueadura

19 Camisa de vênus ou condom

20 Camisa de vênus feminina

21 Tabelinha Curva térmica Método Billings


Carregar ppt "Métodos Anticoncepcionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google