A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criando aplicações WEB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criando aplicações WEB"— Transcrição da apresentação:

1 Criando aplicações WEB lpi@proflizandro.com.br
23/03/2017 PHP -Introdução ao BD Criando aplicações WEB

2 Você deve instalar uma ferramenta que acesse um servidor MySQL
Você deve instalar uma ferramenta que acesse um servidor MySQL. Existem várias ferramentas disponíveis. Essas ferrametas são, usualmente, conhecidas como Front-ends. Se você desejar pode utilizar o MySQL Control Center disponível na página dev.mysql.com/downloads/mysqlcc.html. Verifique se a sua ferramenta permite a conexão ao servidor e se o professor criou um usuário e um BD para você. Procure no manual pelas função correspondentes ao MySQL. Você vai utilizar muito.

3 Para conectar-se ao BD, você deve utilizar a função mysql_connect().
A primeira coisa que você deve fazer em uma aplicação é conectar-se ao banco de dados. Para conectar-se ao BD, você deve utilizar a função mysql_connect(). Esta função retornará uma variável do tipo resource que será utilizada para identificar a conexão criada. Se a conexão não for possível, é retornado o valor false. Ao fim da execução da página, a conexão é encerrada. A função apresenta 5 parâmetros. Normalmente utilizam-se os 3 primeiros: nome do servidor nome do usuário senha do usuário Se o último parâmetro for omitido, não há senha para tal usuário. Sempre que se tentar uma conexão, deve-se testar para ver se ela foi efetivada.

4 Por exemplo: $conexao = mysql_connect("libra.etcom.ufrgs.br",“seu’_usuário", "minhasenha"); if($conexao == false) {     echo "Não foi possível conectar ao BD!";        exit; }

5 Para desconectar-se do servidor de banco de dados basta utiliar a função mysql_close(), passando como parâmetro a variável que guarda a identificação da conexão. Acrescente ao seu programa um comando mysql_close(). Apesar das conexões serem fechadas ao final da execução do programa, é uma boa prática de programação indicar este fechamento.

6 Após conectar-se ao servidor, você deve selecionar o BD no qual quer realizar uma consulta.
Um usuário pode ter vários bancos de dados, mas a consulta sempre será sobre algum deles. A função que permite que seja selecionado um BD chama-se mysql_select_db() e recebe como parâmetros o nome do banco de dados e a identificação da conexão. Esta função vai retornar true em caso de sucesso e false caso contrário.

7 É importante descobrir porque aconteceu um erro nas operações sobre bancos de dados. Para tal existe uma função chamada mysql_error() que retorna uma descrição do erro. O exemplo abaixo mostra a conexão ao banco de dados exercicio (sem acento), que pertence ao usuário aluno. Você deve usar como modelo para seus programas. if(!mysql_select_db("exercicio",$conexao)) {       echo mysql_error();                exit; }

8 Para realizar a consulta, tem de ter dado certo a conexão e a seleção do banco de dados. A consulta é realizada em três etapas: envio da consulta ao servidor leitura do resultado liberação de memória Vamos aprender pelo exemplo. No BD exercicio, existe uma tabela chamada notas que apresenta notas de alunos. É uma tabela com duas colunas, uma chamada nome e outra chamada conceito.

9 O comando SQL para ler todas as tuplas da tabela é: "SELECT
O comando SQL para ler todas as tuplas da tabela é: "SELECT * FROM notas". Execute, se possível este comando na sua ferramenta e veja o resultado. Serão retornadas todas as tuplas e colunas. A questão é como fazer para o PHP executar este comando SQL! Para enviar a consulta basta utilizar a função mysql_query(). Esta função recebe como parâmetros o comando SQL (query) e o identificador de conexão. Obs:Consulte o manual para ver quando o segundo parâmetro é opcional e quando pode usar um terceiro parâmetro. Esta função retorna um identificador de recurso quando não houver erro e retornar false quando houver.

10 $res = mysql_query("SELECT * FROM notas",$conexao);
Para ler o resultado, é preciso percorrer tupla a tupla. Existem duas funções principais: mysql_fetch_row() e mysql_fetch_assoc(). Ambas funções retornam um vetor com as colunas de uma tupla e recebem como parâmetro o identificador retornado por mysql_query(), a diferença está no índice utilizado para localizar as colunas. É importante notar que a cada invocação das funções será retornada a próxima tupla, começando pela primeira. Quando não houver mais tuplas, será retornado false.

11 A primeira função cria um vetor cujos índices são números e no qual a posição 0 corresponde à primeira coluna, a posição 1 à segunda e assim por diante. Os índices da segunda função são os próprios nomes das colunas no BD. A seguir são mostrados dois pedaços de códigos que escrevem na tela o nomes e conceitos da tabela notas. Cada programador prefere um outro formato. Você tem de compreender muito bem estes códigos. Coloque-os no seu programa acrescentando o controle de erros. while($linha = mysql_fetch_row($res))         echo "Nome = " . $linha[0] . "    Conceito = " . $linha[1] . "<BR>"; while($linha = mysql_fetch_assoc($res))         echo "Nome = " . $linha['nome'] . "    Conceito = " . $linha['conceito'] . "<BR>";

12 Ao final, a memória utilizada para guardar o resultado deve ser liberada com a função mysql_free_result(). Esta função recebe como parâmetro o identificador da consulta ($res no exemplo). Ainda existe uma função muito útil - mysq_num_rows() - que diz quantas tuplas retornaram como resultado do comando SQL. Este comando recebe como parâmetro o identificador da consulta.]

13 Além de realizar uma consulta, você pode remover, inserir ou modificar tuplas.
Na verdade, você pode fazer tudo o que o SQL permite. Para fazer isto, você vai utilizar a mesma função mysql_query(). A diferença é que não haverá resultado para ler (tuplas). Neste caso, esta função retorna true se o comando foi executado e false se houve um erro. Para saber o número de tuplas afetadas, basta utilizar o comando mysql_affected_rows() explicada no manual.


Carregar ppt "Criando aplicações WEB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google