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Desenvolvimento de Sistemas

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Sistemas
Aula 4 - Linguagem C

2 Agenda do dia Linguagem C – continuação Atividade postada Exercício Extra – material complementar

3 Saída printf – comando de impressão Recebe String de formato printf( "Sistemas de Informação"); printf( "este é o valor de x: %d", x ); printf( "%d + %d = %d", a, b, a + b ); O printf imprime na saída padrão. Ele recebe uma string de formato, em que os textos seguidos de % são trocados pelos respectivos valores das variáveis. A tabela de códigos competa está na apostila

4 Entrada Comando scanf scanf( "%d", &x );
Mesmos códigos do printf na String de formato. scanf( "%f %f %f", &nota1, &nota2, &nota3 ); & necessário para modificar valor da variável. No comando de entrada usamos os mesmos códigos do printf para indicar o tipo que será digitado. Note que usamos o & para indicar que haverá mudança na variável.

5 Processo de programação
Código fonte: arquivo de texto puro Usar extensão “.c” Compilação: entrada é o código fonte. A saída é um código objeto. Link edição: Constroi um programa executável montando o arquivo junto com as bibliotecas Em geral, usamos um ambiente de desenvolvimento (IDE) Processo de programação. Editamos um código-fonte, que é um arquivo de texto comum. Recomenda-se usar a extensão .C para dar nome aos arquivos. Em seguida, é usado um compilador, que lê o código fonte e dá como saída o código objeto. O link-editor, por sua vez lê os códigos-objeto e monta um arquivo executável, colocando as bibliotecas necessárias. Todo esse processo pode ser feito em um programa, conhecido como ambiente integrado de desenvolvimento (IDE, sigla do inglês)

6 ponto de entrada de programa C
Programa mínimo 1    #include <stdio.h> 2    #include <stdlib.h> 3    int main() { 4      printf( "Olá" ); 5      system( "PAUSE" ); 6      return 0; 7    } arquivos de cabeçalho ponto de entrada de programa C corpo do programa Neste slide exibimos um programa mínimo em C. Primeiro temos os arquivos de cabeçalho, que contém definições que são usadas pelas funções da biblioteca. O programa começa em uma função chamada main. Entre chaves, temos o que chamamos de corpo do programa, onde colocamos as instruções na linguagem C. O DEVC++ fecha a janela do programa assim que ele termina, por esse motivo é recomendável usar a função do sistema pause para que ele aguarde uma tecla para fechar a janela. O return define o resultado do programa, que é usado pelo sistema operacional O devC++ fecha a janela quando o programa acaba. Este comando espera uma intervenção para fechar resultado do programa

7 Formatação Útil para saber os níveis de código
Também ajudam a casar as chaves Dicas de formatação: Comentários: tudo entre /* e */ é ignorado pelo compilador Devemos escrever o que é feito Truques Lembretes Formatação: podemos colcoar o programa inteiro em uma única linha. O layout pode ajudar a identificar o casamento de chaves, níveis de código etc. para tornar o código mais legível. No link apresentado, temos um ótimo texto sobre layout. Os comentários são texto entre a barra e asterisco e asterisco barra. Tudo dentro de comentários é ignorado pelo compilador. Lá podemos colocar o que o programa faz, truques e lembretes. Isso é muito útil quando houver manutenção do sistema, ou seja, ele seja modificado.

8 Ambiente de desenvolvimento
Editor de Texto específico Compilador Link editor Depurador Outras ferramentas úteis Exemplos: Eclipse, Netbeans, Visual Studio Usaremos o DevC++: Ambiente de desenvolvimento. Composto por editor de texto específico, uma vez que poderíamos usar um notepad, mas este editor tem funções especiais de formatação, pintura de palavras reservadas, etc. Temos também integrados um compilador, link-editor, um depurador, que serve para executar o programa passo a passo em busca de erros e outras ferramentas. Exemplos de IDEs famosos incluem o Eclipse, Netbeans, Visual Studio. Os dois primeiros gratuitos e muito usados por programadores java. Usaremos o DEVC++, cuja página está no link

9 Criando um programa Nesta figura mostramos uma execução do DEVC++. Para criar um programa basta acionar o menu Arquivo, Novo - código fonte e digitar o programa desejado

10 esta opção compila e executa o programa
Executando esta opção compila e executa o programa Para executar o programa podemos usar o menu Executar, Compilar e Executar, ou simplesmente F9.

11 Exemplo de Execução O programa será executado em uma janela "preta" da linha de comando. Podemos construir programas com janelas gráficas, mas isso não é objeto desta disciplina

12 Fazendo cópias Observe onde foi gravado o arquivo fonte
Basta guardar o fonte. O executável pode ser gerado na hora Sempre façam cópias e gravem o programa ANTES de executar ! Fazendo cópias. Observe onde o arquivo fonte foi gravado. Basta guardar o fonte, pois o objeto pode ser gerado em outro compilador. Recomendação importante: gravar o arquivo antes de executar o programa, pois programas em C podem travar o sistema... e seu trabalho será perdido

13 Programa sequencial Podemos usar os seguintes passos para sua síntese: 1) Levantar as variáveis que serão necessárias 2) Fazer a entrada de dados 3) Processar os dados 4) Imprimir a saída Programa sequencial Para elaborar um programa sequencial podemos seguir os seguintes passos: levantar as variáveis que serão necessárias; Fazer a entrada de dados; processar os dados; Imprimir a saída.

14 Programa sequencial Fazer um programa que lê um número e imprime seu valor: Descrição: 1) Neste caso há a solicitação da digitação de apenas um número inteiro. Uma variável inteira basta, portanto 2) Faremos a leitura desse número 3) Não há processamento, uma vez que devemos apenas imprimir o número 4) Imprimiremos o número usando o printf Primeiro exemplo: Fazer um programa que lê um número e imprime seu valor: Descrição: Apenas uma variável basta. Ler esse número. Não há processamento. Imprimir o número.

15 Código #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() {
int main() {   /* passo 1 */   int n;   /* passo 2 */   printf( "digite um número:" );   scanf( "%d", &n );   /* passo 3, vazio */   /* passo 4, imprime */   printf( "o número digitado foi: %d", n );   system("PAUSE" ); } Neste slide mostramos o código resultante, com comentários indicando cada fase. Recomendamos que este programa seja executado em um compilador. Digite o programa, não copie diretamente. Tente consertá-lo até conseguir uma execução. Isso vale não só para este programa, mas para todos apresentados neste curso

16 Exemplo 2 Faça um programa que lê dois números inteiros e imprime sua soma Descrição 1) Vamos usar três variáveis: uma para cada número que deve ser lido e um para a soma. 2) fazer a leitura dos dois números 3) calcular a soma 4) imprimir a soma Segundo exemplo: ler dois números interios e imprimir sua soma. 1- três variáveis, uma por número e uma para o resultado. Leitura dos dois números, calcular a soma e finalmente imprimir

17 Código #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() {
int main() {   /* passo 1 */   int a, b, soma;   /* passo 2 */   printf( "digite  dois números:" );   scanf( "%d %d", &a, &b );   /* passo 3, calcula a soma */   soma = a + b;   /* passo 4, imprime */   printf( "o a soma é: %d", soma );   system("PAUSE" ); } neste slide apresentamos o programa resultante indicando cada passo com o código correspondente. Recomendamos a execução desse código.

18 Mais exemplos Na área de material, colocaremos mais exemplos e exercícios. Ressaltamos que para aprender programação a prática é essencial. Na área de material complementar, colocaremos mais exemplos e exercícios. Para aprender Programação a prática é essencial

19 Comandos de Descisão Servem para executar ou não um comando dependendo de uma condição A condição pode ser qualquer expressão É usada a lógica de C Comando if..else o comando de decisão serve para executar ou não uma instrução (ou várias) dependendo de uma condição. A condição pode ser qualquer expressão, e a avaliação de verdadeiro ou falso é feita de acordo com a lógica de C. O comando de decisão é o if/else

20 Sintaxe <> representa um trecho obrigatório, e [] um trecho opcional. if ( <condição> ) <comando1>; [else <comando2>;] apresentamos a sintaxe do comando if. A parte entre menor e maior representam partos obrigatórias, enquanto entre colchetes um trecho opcional. A condição vem entre parênteses.

21 Exemplo: condição simples
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() {   int idade;   printf( "digite sua idade:");   scanf( "%d", &idade );   if ( idade >= 18 )      printf("você pode guiar.");   system("PAUSE" ); } Aqui um pequeno programa em C exibindo um exemplo de comando if. de acordo com a idade digitada, o programa imprimirá ou não a mensagem de que você pode guiar.

22 Exemplo com else (condição falsa)
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() {   int idade;   printf( "digite sua idade:");   scanf( "%d", &idade );   if ( idade >= 18 ) {     printf("você pode guiar.");   } else {     printf("você não pode guiar.");   }   system("PAUSE" ); } Neste outro exemplo mostramos o else. O comando depois do else é executado se a condição for falsa. Neste caso refinamos o programa para que ele imprima que a pessoa NÃO pode guiar, de acordo com a idade.

23 comandos encadeados #include <stdio.h> #include <stdlib.h>
int main() {   float nota;   printf( "digite sua nota:");   scanf( "%f", &nota);   if ( nota >= 7 ) {     printf("você foi aprovado.");   } else if ( nota >= 4 ) {     printf("você fará exame.");   } else {     printf("você está reprovado.");   }   system("PAUSE" ); } Aqui mostramos o comando if encadeado, formando a cadeia else if. Neste exemplo, se o aluno tirar nota 7 ou maior ele é aprovado, se ele tirar nota menor que 7, mas maior ou igual a 4 ele deve fazer um exame, e se ele tirar nota menor que 4 ele é reprovado.

24 Comandos aninhados #include <stdio.h> #include <stdlib.h>
int main() {   float nota;   printf( "digite sua nota:");   scanf( "%f", &nota);   if ( nota >= 7 ) {     if ( nota == 10 ) {       printf("parabéns ");     }   }else if ( nota >= 4 ) {     printf("você fará exame.");   } else {     printf("você está reprovado.");   }   system("PAUSE" ); } Aqui um exemplo de if aninhado, ou seja dentro de outro if. Devemos tomar cuidado com o casamento do if e else. O else sempre casa com o if mais próximo

25 Observação O else sempre casa com o if mais próximo. A chave anula esse efeito. Recomenda-se o uso de chaves SEMPRE Cuidado para não colocar ; demais Mais exemplos e exercícios na área de material. Ressaltamos o casamento do if. Para anular esse efeito, usamos a chave, como foi feito no exemplo. É recomendável sempre usar chaves. Outro cuidado é evitar o excesso de ponto-e vírgulas No material complementar colocaremos mais exemplos e exercícios


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