A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Procedimento Metodológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Procedimento Metodológico"— Transcrição da apresentação:

1 Procedimento Metodológico
420 - UTILIZAÇÃO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA PRODUÇÃO DE ARTEFATOS DE CONCRETO COM CIMENTO PORTLAND. 1.1 Justificativa O lodo é gerado diariamente. Custo de tratamento, como se conhece atualmente, é bastante elevado. Remoção obrigatória. Ausência de acompanhamento. A deposição no leito da lagoa é prejudicial ao sistema. Indisponibilidade de locais para disposição final. Importância: Saneamento; Administração pública; Economia; Ambiental. 1.2 Objetivo Avaliar o desempenho do concreto produzido com adição de lodo de lagoa de maturação gerada na Estação de Tratamento de Esgotos de Boa Vista - RR e a possibilidade de seu uso na indústria da construção civil, de forma a contribuir para os estudos de alternativas de disposição final destes resíduos. APRESENTAÇÃO: 1. Introdução Procedimento Metodológico Resultados e Conclusão Alternativa: Indústria da Construção Civil (ICC) Blocos cerâmicos; Concretos asfálticos; Concretos com cimento Portland (na forma de cinza, como filler).

2 Coleta das amostras de acordo com a norma NBR 10007 (ABNT,2004).
420 - UTILIZAÇÃO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA PRODUÇÃO DE ARTEFATOS DE CONCRETO COM CIMENTO PORTLAND. Coleta das amostras de acordo com a norma NBR (ABNT,2004). Método de dosagem: IBRACON (IPT). Gerenciamento do lodo (adensamento, condicionamento, desaguamento e estabilização) e caracterização do material. Para o estudo foram utilizados materiais comercializados na região, tendo como aglomerante o cimento CPIV 32. APRESENTAÇÃO: 1. Introdução Procedimento Metodológico Resultados e Conclusão Localização da pesquisa. Fonte: mapsoftworld.com (2017). Considerando que o lodo sanitário como adição ao concreto ainda não é alvo de estudo no que tange a substituição do agregado miúdo, optou-se que as substituições se dessem nas seguintes proporções: 0%, 25%, 50%, 75% e 100%. Ensaios de abatimento de tronco de cone e de resistência a compressão do traço 7. Fonte: Autora (2017).

3 Procedimento Metodológico
420 - UTILIZAÇÃO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA PRODUÇÃO DE ARTEFATOS DE CONCRETO COM CIMENTO PORTLAND. Os resultados mostraram que o lodo pode ser utilizado como adição ao concreto em percentuais de 25% e 50% sem prejuízos a resistência à compressão, para uma resistência de projeto de 25 MPa, tendo benefícios econômicos e ambientais como uma alternativa de disposição final do resíduo. A proporção de adição de 25% de lodo mostrou maior ganho de resistência, média de fck28 igual a 23,10 MPa, enquanto que para a adição de 50% obteve-se média igual a 20,52 MPa, mostrando que o teor de lodo influencia na resistência à compressão do concreto, mas que pode-se obter concretos com classificação no Grupo I C20 S50, para a idade de 28 dias, de acordo com a NBR (ABNT,2015). APRESENTAÇÃO: 1. Introdução Procedimento Metodológico Resultados e Conclusão Abatimento no tronco de cone, em mm. Fonte: Autora (2017). Resistência à compressão aos 3,7,14 e 28 dias. Fonte: Autora (2017).


Carregar ppt "Procedimento Metodológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google