A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O planeta Terra Movimentos da lua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O planeta Terra Movimentos da lua."— Transcrição da apresentação:

1 O planeta Terra Movimentos da lua

2 Movimentos da Lua movimento de rotação movimento de translação
em torno do seu eixo movimento de translação à volta da Terra.

3 Quais os períodos de rotação e translação da Lua? Período de rotação:
27 dias e 8 horas Período de translação: São iguais! Quais as consequências desse fato?

4

5 Na figura podes ver, simultaneamente, o movimento de rotação de uma esfera e o seu movimento de translação em torno de um ponto P, na situação em que o período de rotação é igual ao período de translação Podes verificar que a esfera, ao realizar os seus movimentos de rotação e de translação em simultâneo e com o mesmo período, mantém sempre o mesmo lado (letra A) voltado para o ponto P.

6 O facto de o período de translação da Lua ser igual ao seu período de rotação tem como consequência a Lua ter sempre o mesmo lado voltado para a Terra. A Lua demora o mesmo tempo, 27 dias e 8 horas, a dar uma volta completa em torno da Terra e a dar uma volta completa em torno do seu eixo.

7 O planeta Terra Fases da lua

8 A Lua apresenta aspetos diferentes: fases da Lua.

9

10 Quarto minguante (ou decrescente)
Quais as fases da Lua? Lua Nova Quarto crescente Lua Cheia Quarto minguante (ou decrescente)

11

12 A Lua, vista do Espaço, tem sempre um lado voltado para o Sol e que, por isso, está iluminado, e um lado oposto ao Sol que, naturalmente, não está iluminado.

13

14 A Lua tem vários aspetos para um observador na Terra porque, no seu movimento de translação, vai ocupando posições diferentes relativamente ao Sol e à Terra. A Lua está em fase de lua nova quando, da Terra, a Lua não se vê, pois o lado da Lua que está voltado para a Terra não está iluminado pelo Sol.

15 A Lua está em fase de quarto crescente quando, da Terra, apenas vemos metade da Lua iluminada (o lado direito, se observada do hemisfério norte) A Lua está em fase de lua cheia quando, da Terra, vemos completamente o lado da Lua que está iluminado pelo Sol.

16 A Lua está em fase de quarto minguante quando, da Terra, vemos metade da Lua iluminada (o lado esquerdo, se observada do hemisfério norte).

17 O planeta Terra Eclipses da lua

18 Os eclipses da Lua podem ocorrer na fase de Lua Cheia.
A terra projeta a sua sombra sobre a Lua. Sol – Terra – Lua encontram-se alinhados

19 Um eclipse da Lua ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua, que se encontra na fase de lua cheia, ficam alinhados. Nestes eclipses, a Terra projeta a sua sombra na Lua e, para um observador na Terra, a Lua fica oculta pela sombra da Terra.

20 Os eclipses da Lua podem ser totais ou parciais, conforme a zona de sombra da Terra oculta total ou parcialmente a Lua.

21 O planeta Terra Eclipses do sol

22

23 Os eclipses do Sol podem ocorrer na fase de Lua Nova.
A Lua projeta a sua sombra sobre a Terra. Sol – Lua – Terra encontram-se alinhados

24 Um eclipse do Sol ocorre quando o Sol, a Lua, que se encontra na fase de lua nova, e a Terra ficam alinhados. Nestes eclipses, a Lua projeta a sua sombra na Terra, e para um observador na Terra, situado na zona de sombra da Lua, o Sol fica oculto pela Lua.

25 Se for observado a partir da zona de sombra é um eclipse total.
Um mesmo eclipse do Sol pode ser total ou parcial, dependendo do lugar da Terra de onde é observado: Se for observado a partir da zona de sombra é um eclipse total. Se for observado a partir da zona de penumbra é um eclipse parcial.

26 Na figura podes ver uma simulação computacional da evolução de um eclipse total do Sol, onde aparece bem evidente a coroa solar no instante em que a Lua o oculta totalmente.


Carregar ppt "O planeta Terra Movimentos da lua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google