A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP04.25-455 Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de Coaching Especialista em Gestão de Pessoas Atendimento clínico a pacientes enlutados

3 O que é o luto? *Sentimento de tristeza pela morte de alguém. É o vazio da ausência. É uma das dores mais intensas que o ser humano pode sentir. Reação a uma impactante perda. É um estado de espirito de introspecção e tristeza profunda. A sensação da perda e do vazio causado pela morte nos leva ao sentimento de luto. *FONTE: Dicionário Aurélio

4 Por que temos essa sensação? O ser humano tem dificuldades com o desconhecido, com o que não domina bem e a morte é o grande mistério da vida. Vivemos todos os dias sem saber como, quando e onde a nossa hora chegará. Também não temos como saber quando será o dia da partida de nossos entes tão queridos. E o que acontece quando esse dia chega?

5 O luto é uma reação normal e, até certo ponto, pode e deve ser vivenciado para que a pessoa que sofreu a perda chegue enfim na fase de aceitação. Cada membro da família vive o luto de uma forma. Cada um reagirá a sua maneira. Tudo vai depender da personalidade, da história de vida e do vinculo que existia. Processo de elaboração do luto

6 O luto é classificado em etapas que podem variar de pessoa para pessoa: 1. Negação 2. Raiva 3. Negociação 4. Depressão 5. Aceitação

7 Negação Nessa fase a pessoa ainda não compreende a realidade e alimenta pensamentos de como voltar a situação anterior à perda. Nesse momento é possível observar choros descontrolados, desmaios, atitudes agressivas e intensas, falta de apetite e de sono.

8 Raiva Nessa fase a pessoa busca um culpado pela grande perda. E o sentimento é direcionado à pessoas envolvidas na situação: Médicos, familiares, pessoas do convívio, empresas, Deus ou até mesmo ela própria.

9 Negociação É a fase em que se busca uma solução para alterar o que aconteceu. O enlutado pensa em tudo que podia ter feito diferente para alterar o rumo da situação.

10 Depressão A dor e a tristeza ficam mais fortes. Não há mais o que fazer... Porém, os sentimentos aparecem de forma mais organizada. As sensações cansaço, desinteresse, desconexão e solidão fazem parte dessa fase.

11 Aceitação A dor diminui, a saudade fica mais evidente, porém com uma sensação de paz. Após a compreensão do acontecimento é possível enxergar novamente perspectivas para a vida. O luto se encaixa na vida da pessoa.

12 Como lidar com o luto O dialogo é muito importante para a superação dessas fases. Encontrar pessoas de confiança e compartilhar a dor, falar enquanto sentir necessidade, chorar, escrever poesias, musicas, textos. Expressar-se através de pintura e danças é uma alternativa para expor seus sentimentos. A arte é um bom recurso para registrar de maneira lúdica a dor. Buscar ajuda especializada se sentir necessidade.

13 Quando se preocupar Devemos nos alertar quando o quadro de luto gerar sintomas que sugerem exagero no sofrimento e prejuízo na vida como: Abandonar o emprego, escola, casamento, filhos, não conseguir se preocupar com as pessoas que convive, com suas contas, emagrecer ou engordar significativamente, reações sintomáticas frequentes como desmaios, taquicardias e dores intensas.

14 Encontrar um sentido para a perda É mais do que encontrar uma justificativa para o acontecimento. Algumas pessoas desenvolvem novos valores, atuam em novos projetos e papéis perante a sociedade.

15 Novos caminhos não darão um novo significado para a perda, mas, podem sim dar um novo significado para a sua existência. Obrigada


Carregar ppt "Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google