A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL."— Transcrição da apresentação:

1 1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA SARA SANCHES RUSSO

2 Conhecendo os documentos norteadores da SEE/SP

3 ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA SARA SANCHES RUSSO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO LÍNGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS, CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS APRESENTAÇÃO DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO Apresenta os princípios orientadores do currículo para uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo. Uma escola que também aprende O currículo como espaço de cultura As competências como referência Prioridade para a competência da leitura e da escrita Articulação das competências para aprender Articulação com o mundo do trabalho A CONCEPÇÃO DO ENSINO NA ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS O ensino de Matemática: breve histórico CURRÍCULO DE MATEMÁTICA Fundamentos para o ensino de Matemática Matemática para o Ensino Fundamental Anos Finais e o Ensino Médio Quadro de conteúdos e habilidades de Matemática

4 CADERNO DO PROFESSOR ARTE, ED. FÍSICA, INGLÊS, PORTUGUÊS, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, BIOLOGIA, CIÊNCIAS, FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA Direciona o professor no desenvolvimento do Currículo e unifica o ensino da Rede Estadual. ORIENTAÇÕES EIXOS, TEMAS E SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Conteúdos e temas; Competências e Habilidades; Sugestões de estratégias; Sugestão de recursos; Sugestão de avaliação. ORIENTAÇÕES PARA RECUPERAÇÃO RECURSOS PARA AMPLIAR A PERSPECTIVA DO PROFESSOR E DO ALUNO PARA A COMPREENSÃO DOS TEMAS SÍNTESE E AVALIAÇÃO GLOSSÁRIO ARTISTAS E OBRAS QUADRO DE CONTEÚDOS

5 CADERNO DO ALUNO ARTE, ED. FÍSICA, INGLÊS, PORTUGUÊS, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, BIOLOGIA, CIÊNCIAS, FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA Auxilia o aluno no desenvolvimento de novas competências e habilidades. SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL PESQUISA INDIVIDUAL/GRUPO VOCÊ APRENDEU? APRENDENDO A APRENDER LIÇÃO DE CASA PARA SABER MAIS O QUE EU APRENDI...

6 MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO - Documento básico Em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo, as Matrizes de Referência, consolidadas em 2009, avalia o que o aluno deve aprender de acordo com os temas, competências e habilidades de cada disciplina e ano/série. Língua PortuguesaCiências 06 temas, divididos entre situações de leitura de gêneros literários e não literários.7º Ano - 07 temas e 36 habilidades 5º Ano - 40 habilidades9º Ano - 06 temas e 36 habilidades 7º ano - 40 habilidades Biologia 9º Ano - 40 habilidades3ª Série - 08 temas e 50 habilidades 3ª série - 50 habilidades Física Redação3ª Série - 05 temas e 57 habilidades 5º Ano - Relato de experiência pessoal Química 7º Ano - Carta pessoal3ª Série - 06 temas e 47 habilidades 9º Ano e 3ª Série - Artigo de opinião Geografia Matemática 7º Ano - 07 temas e 38 habilidades 04 temas.9º Ano - 06 temas e 38 habilidades 5º Ano - 30 habilidades3ª Série - 10 temas e 49 habilidades 7º ano - 38 habilidades História 9º Ano - 45 habilidades7º Ano - 05 temas e 34 habilidades 3ª série - 38 habilidades9º Ano - 05 temas e 40 habilidades 3ª Série - 06 temas e 50 habilidades

7 CADERNO DO GESTOR Ação complementar à avaliação, permitindo às escolas refletirem sobre seu processo de ensino-aprendizagem, reorganizando seu projeto pedagógico com base em dados objetivos. Volume 01 Retomando alguns princípios básicos de gestão: Plano de Gestão, Proposta Pedagógica, plano de curso, plano de ensino e plano de aula Retomando alguns princípios básicos de avaliação Volume 02 O SARESP 2008 Princípios curriculares e Matrizes de Referência para a Avaliação do SARESP Análise do desempenho dos alunos por disciplina, nível e série avaliados Exemplos de itens da prova SARESP 2008 nas disciplinas/séries/níveis Recomendações pedagógicas Volume 03 Preparando a escola para a avaliação de final de ano As reuniões finais de conselhos de classe e série O conselho final de classes e séries associado aos processos de avaliação da escola e do aluno O conselho final de classes e séries associado aos processos de replanejamento e construção da Proposta Pedagógica da escola para 2010 Sugestão de procedimentos para organizar as reuniões de conselho final de classes e séries Preparando a escola para o encerramento do ano Volume 04 Programa São Paulo faz escola Avaliação Implementação do Currículo Resultados

8 RELATÓRIO PEDAGÓGICO Os Relatórios Pedagógicos propiciam às escolas um olhar para seu processo de ensino-aprendizagem e sua proposta pedagógica, baseado em dados objetivos e realizando cotejamentos e análises para tomadas de decisão na esfera de sua governabilidade. Divide-se em: Dados Gerais (Características, Classificação e Descrição dos níveis de proficiência); Resultado SARESP (rede estadual de ensino); Análise pedagógica dos resultados (Princípios curriculares e as matrizes de referência, perfil das provas, análise do desempenho dos alunos, uma reflexão ao longo dos anos)

9

10 MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL Língua Portuguesa e Matemática Anos Iniciais, Arte e Educação Física, Biologia/Física e Química, Ciências, Filosofia e Sociologia, Geografia e História, Inglês e Espanhol, Língua Portuguesa, Matemática. A Matriz de avaliação Processual é um documento norteador do Currículo, tendo a função de resgatar sua centralidade por meio de eixos e ações que asseguram a melhoria da qualidade, igualdade e equidade. Divide-se em: Apresentação; A importância das habilidades socioemocionais no desenvolvimento integral dos alunos; Levantamento por Ano/Série e disciplina: Conteúdos; Situações de aprendizagem - competências e habilidades; Avaliação Processual / habilidades.


Carregar ppt "1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google