A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coroa do Advento A coroa de Advento é uma folhagem verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, que significa o amor pelo Filho de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coroa do Advento A coroa de Advento é uma folhagem verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, que significa o amor pelo Filho de."— Transcrição da apresentação:

1 Coroa do Advento A coroa de Advento é uma folhagem verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, que significa o amor pelo Filho de Deus que vai nascer. Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do Advento. A primeira vela acesa simboliza o perdão a Adão e Eva. Eles morrem nesta terra, mas viverão em Deus. A segunda vela acesa representa a fé dos patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. Esta terceira vela tem uma cor mais alegre, particularmente o rosa, para distingui-la das outras mais sóbrias. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça. As velas acesas simbolizam nossa fé e nossa alegria pelo nascimento de Jesus

2 Certamente, de todas as festas cristãs, o Natal é uma das mais bonitas, pois é carregada de cores, de luz e de símbolos muito ricos em significados. Celebrar o Advento e o Natal, deixando-se envolver pelo espírito de paz e alegria, está ficando cada vez mais difícil. O ritmo de vida está mais acelerado e as exigências na vida profissional e social estão maiores. O sentido da celebração natalina foi esquecido. Redescobrir e vivenciar a riqueza dos símbolos e tradições de Natal pode resgatar o significado do nascimento de Jesus Cristo para a nossa vida e pode nos encher do espírito natalino.

3 Os três Reis Magos O Evangelho de Mateus é o único a relatar a vinda dos sábios do Oriente. Sobre este texto dos evangelhos da infância foram acrescentadas inúmeras lendas, uma das quais dizendo que eles teriam vindo da Pérsia, por ser uma cultura versada na astrologia. No século V, Orígenes e São Leão Magno propõem chamá-los de reis-magos. No século VII eles ganham nomes populares: Baltazar (deformação de Baal-Shur-Usur - Baal protege a vida do rei), Belquior e Gaspar. Eles trazem ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. No século XV, lhes são atribuídas etnia: Belquior (ou Melchior) passa a ser de raça branca, Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade que vê e conhece o Salvador.

4

5 O pinheiro foi escolhido para ser árvore de Natal porque, nos países frios, as árvores estão totalmente desfolhadas na época de Natal menos o pinheiro que continua viçoso, com suas folhas verdes. Como símbolo da vida, nós o enfeitamos para receber Jesus Cristo, A árvore de Natal tem um profundo sentido, sobretudo quando a família se reúne em torno dela para comemorar o nascimento de Jesus através da leitura do Evangelho, da oração, dos cânticos natalinos e da confraternização na troca de presentes.

6 Bolas Coloridas As bolas coloridas que enfeitam o pinheirinho querem representar os frutos da árvore viva que é Jesus. Jesus nos ensinou o amor, o perdão, a verdade, a oração, a fé, a esperança. Todas estas virtudes são como frutas da árvore. As pessoas unidas a Cristo também produzem estes frutos.

7 PRESÉPIO Criado por São Francisco de Assis, no século XIII, na região de Úmbria, com gente viva e não bonecos para reviver o ambiente do nascimento de Jesus, entre camponeses, servos analfabetos e pastores malcheirosos. O presépio nos faz participantes do nascimento de Jesus. A realidade do presépio faz com que lembremos os ensinamentos de Jesus: pobreza, simplicidade, humildade, fé. A linguagem do visual, às vezes, fala mais alto do que as palavras. Torna-se expressão de uma fé viva. A orma do presépio vai se adaptando à evolução da arte através da história. Jesus não nasceu apenas há dois mil anos, nasce também no mundo de hoje.

8 PAPAI NOEL A origem do Papai Noel tem pouco a ver com Jesus Cristo, mas não deixa de ser um símbolo de Natal, mesmo que ligado ao aspecto consumista. O Papai Noel surgiu da fusão de duas figuras: São Nicolau, um bispo muito humanitário que viveu na Europa, e uma divindade nórdica. O bom velhinho distribui balas e presentes para as crianças, trazendo-lhes a felicidade. O atual Papai Noel, de roupa vermelha e saco às costas, nasceu nos Estados Unidos na metade do século XIX como um São Nicolau transmutado em gnomo ou duende e, logo em seguida foi transformado em um simpático velhinho. Ele é introduzido na Europa depois da Primeira Guerra Mundial e se impõe pouco a pouco pela pressão comercial e daqueles que querem festejar o Natal sem referências religiosas.

9 Jesus foi o grande presente de Deus para nós
Jesus foi o grande presente de Deus para nós. Por isso, no Natal presenteamos aquelas pessoas que nós amamos, lembrando da alegria que estamos sentindo , por Jesus ter nascido, e estar entre nós Deus nos deu o maior e melhor de todos os presentes: Jesus Cristo. Sejamos também um verdadeiro presente para todos que nos cercam .

10

11 SINOS O sino é sinal de alegria. Um grande acontecimento é anunciado com o toque festivo dos sinos. O sino lança mensagens no ar. s DE NATAL O envio de s de Natal é uma maneira muito bonita de comunicar o evangelho de Jesus Cristo. As mensagens de Natal ajudam-nos a compreender que Jesus Cristo continua nascendo entre os seres humanos. A arte e o cuidado com a confecção das mensagens são formas preciosas de desejar um Feliz Natal e Feliz Ano Novo que se aproxima.


Carregar ppt "Coroa do Advento A coroa de Advento é uma folhagem verde, sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, que significa o amor pelo Filho de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google