A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Letras Módulo VIII - Sintaxe III

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Letras Módulo VIII - Sintaxe III"— Transcrição da apresentação:

1 Letras Módulo VIII - Sintaxe III
Profa. Ms. Célia Regina Araes

2 REGÊNCIA Necessidade que uma palavra tem ou não de um outro termo que lhe complete o sentido verbal – quando a palavra que depende de um complemento é um verbo - subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos nominal – quando a palavra a ser completada é um nome - subordinação que ocorre entre um nome e seus complementos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

3 VERBO INTRANSITIVO Chegar / Ir
- acompanhado de adjuntos adverbiais de lugar com preposições a / para Ex.: Fui ao teatro.        Adj Adv de Lugar Ex.: Ricardo foi para a Espanha.                   Adj Adv de Lugar Obs.:  "em" tempo / meio Ex.: Cheguei a Roma em outubro.                         Adj Adv de Tempo Ex.: Chegamos no trem das dez.                      Adj Ad de Meio Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

4 VERBO TRANSITIVO INDIRETO
- Consistir rege preposição "em" Ex.: A modernidade verdadeira consiste em direitos iguais para todos. - Obedecer / Desobedecer: rege a preposição "a" Ex.: Devemos obedecer aos nossos princípios e ideais. Ex.: Eles desobedeceram às leis do trânsito. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

5 VERBO TRANSITIVO INDIRETO
- Responder rege preposição "a“ Ex.: Respondi ao meu patrão. Ex.: Respondemos às perguntas. Ex.: Respondeu-lhe à altura. Obs.: pede O.I. para indicar "a quem" ou "ao que" se responde - Simpatizar / Antipatizar Rege preposição "com" Ex.: Antipatizo com aquela apresentadora. Ex.: Simpatizo com os que condenam os políticos que governam para uma minoria. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

6 V. TRANSITIVO DIRETO / INDIRETO
Podem ser VTD ou VTI com mesmo sentido - Acreditar Ex.: Não acreditava a própria força. / Não acreditava na própria força. - Almejar Ex.: Almejamos a paz entre as nações. / Almejamos pela paz entre as nações. - Anteceder Ex.: Sua partida antecedeu uma série de fatos estranhos. / Sua partida antecedeu a uma série de fatos estranhos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

7 V. TRANSITIVO DIRETO / INDIRETO
- Atender Ex.: Atendeu os meus pedidos. / Atendeu aos meus pedidos. - Cogitar Ex.: Cogitávamos uma nova estratégia. / Cogitávamos de uma nova estratégia. / Cogitávamos em uma nova estratégia. - Deparar Ex.: Deparamos uma bela paisagem em nossa trilha. / Ex.: Deparamos com uma bela paisagem em nossa trilha. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

8 V. TRANSITIVO DIRETO / INDIRETO
- Gozar Ex.: Gozava boa saúde. / Ex.: Gozava de boa saúde. Necessitar Ex.: Necessitamos algumas horas para preparar a peça./ Ex.: Necessitamos de algumas horas para preparar a peça. Preceder              Ex.: Sérias manifestações precederam a mudança de regime. Ex.: Sérias manifestações precederam à mudança de regime. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

9 V. TRANSITIVO DIRETO / INDIRETO
- Satisfazer Ex.: Era difícil conseguir satisfazê-la. / Ex.: Era difícil conseguir satisfazer-lhe. Versar            Ex.: Sua palestra versou o estilo dos modernistas. / Ex.: Sua palestra versou sobre o estilo dos modernistas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

10 V. TRANSITIVO DIRETO / INDIRETO
VTDI - são acompanhados de OD e OI - Agradecer Ex.: Agradeço   aos ouvintes   a audiência.                  OI       OD - Perdoar Ex.Cristo diz: “perdoar  o pecado   ao pecador. OD OI - Pagar Ex.: Paguei   o débito   ao cobrador.               OD     OI Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

11 AGRADECER / PERDOAR / PAGAR
AGRADECER / PERDOAR / PAGAR sempre aparece como objeto indireto, mesmo que na frase não haja objeto direto Ex.: A empresa não paga aos funcionários desde setembro. Ex.: Já perdoei aos que me acusaram. Ex.: Agradeço aos eleitores que confiaram em mim. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

12 PRONOME OBLÍQUO O uso dos pronomes oblíquos átonos deve ser feito com particular cuidado Ex.: Agradeci o presente. Agradeci-o. Ex.: Agradeço a você. Agradeço-lhe. Ex.: Perdoei a ofensa. Perdoei-a. Ex.: Perdoei ao agressor. Perdoei-lhe. Ex.: Paguei minhas contas. Paguei-as. Ex.: Paguei aos meus credores. Paguei-lhes. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

13 MUDANÇA DE TRANSITIVIDADE
- ASPIRAR VTD sorver, inspirar (o ar), inalar Ex.: Aspirava o suave aroma. VTI desejar, ter como ambição Ex.: Aspirávamos a melhores condições de vida. - ASSISTIR VTD ajudar, dar assistência a, auxiliar Ex.: As empresas negam-se a assistir os idosos. Ex.: As empresas negam-se a assisti-los. VTI ver, presenciar, estar presente, Ex.: Assistimos ao documentário. Ex.: Não assisti às últimas sessões. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

14 MUDANÇA DE TRANSITIVIDADE
CHAMAR VTD convocar, solicitar atenção de Ex.: Por gentileza, vá chamar sua prima. / Por favor, vá chamá-la. Ex.: Chamei você várias vezes. / Chamei-o várias vezes. VTDI denominar, apelidar Ex.: A torcida chamou o jogador mercenário. A torcida chamou ao jogador mercenário. A torcida chamou o jogador de mercenário. A torcida chamou ao jogador de mercenário. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

15 MUDANÇA DE TRANSITIVIDADE
CUSTAR VI ter determinado valor ou preço Ex.: Frutas e verduras não deveriam custar muito. (Adj Adv) VI ou VTI ser difícil, penoso Ex.: Muito custa viver tão longe da família.           Ex.: Custa-me (a mim) crer que tomou realmente aquela atitude.         Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

16 MUDANÇA DE TRANSITIVIDADE
QUERER VTD desejar, ter vontade de, cobiçar Ex.: Querem melhor atendimento. Ex.: Queremos um país melhor. VTI ter afeição, estimar, amar Ex.: Quero muito aos meus amigos. Ex.: Ele quer bem à linda menina. Ex.: Despede-se o filho que muito lhe quer. VISAR VTD mirar, fazer pontaria Ex.: O homem visou o alvo. VTI ter em vista, ter como meta Ex.: O ensino deve sempre visar ao progresso social. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

17 REGÊNCIA NOMINAL  relação entre um substantivo, adjetivo ou advérbio e os termos regidos mediada por uma preposição vários nomes apresentam o mesmo regime dos verbos de que derivam Obedecer a algo/ a alguém - Obediente a algo/ a alguém Ex.: Ele obedece a seu pai. Ex.: Ele é obediente a seu pai. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

18 REGÊNCIA NOMINAL Substantivos Admiração a, por
Devoção a, para, com, por Medo a, de Aversão a, para, por Doutor em Obediência a Atentado a, contra Dúvida acerca de, em, sobre Capacidade de, para Impaciência com Respeito a, com, para com, por  Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

19 REGÊNCIA NOMINAL Adjetivos Acessível a Necessário a Equivalente a
Agradável a Preferível a Prejudicial a Favorável a Prestes a Semelhante a Contrário a Sensível a Insensível a Escasso de Passível de Fácil de Suspeito de Diferente de Acostumado a, com Entendido em Essencial a, para Ansioso de, para, por Apto a, para Indeciso em Curioso de, por Descontente com Liberal com Adjetivos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

20 REGÊNCIA NOMINAL Advérbios Longe de Perto de
Obs.: os advérbios terminados em “mente” tendem a seguir o regime dos adjetivos de que são formados paralela a paralelamente a relativa a relativamente a Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

21 PARA ENCANTAR ME FAZ BEM
Para falar, eu canto Quero que saiba o quanto Me faz bem(3x) É sempre assim, perfeito Você de qualquer jeito Basta ver O reflexo dos seus olhos Bem nos meus Com esse calor que deu para entender Que o coração não mente Que afortunadamente Me faz bem(3x) Jorge Drexler / Versão: Moska Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital


Carregar ppt "Letras Módulo VIII - Sintaxe III"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google