A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”"— Transcrição da apresentação:

1 “Brilhe a vossa Luz diante dos homens”
Mt 5,16

2 (Ap 5,21) Luz no mundo – Iluminar com as obras Chamados a iluminar o mundo por meio das boas obras, isto é, por meio de atitudes concretas que espelhem a Fé que professamos.

3 (Ap 5,21) Luz no Mundo – Amor do Pai A Palavra de Deus convida a todos os fiéis a iluminarem o mundo com as boas obras, sendo sinais visíveis do Amor do Pai, principalmente junto aos que mais precisam.

4 (Ap 5,21) Luz do Mundo – Jesus é a Luz Os cristãos são convidados a iluminarem o mundo acendendo luzes por onde passam, unidos a Jesus a Luz do mundo. “Brilhe a vossa Luz! Sejam luminosas vossas mãos e mentes”!

5 (Ap 5,21) Sal da terra - SABOR DE CRISTO Os cristãos são chamados a ser luzes no mundo, pois, quando cada homem adere à Cristo, tornando-se seu discípulo, a luz do ressuscitado brilha em sua vida.

6 (Ap 5,21) Sal da terra - SABOR DE CRISTO . A fim de que, por meio da graça de Deus, ele seja capaz de iluminar o mundo, pela vivência dos valores do Evangelho, pela prática da justiça e pelo compromisso com a vida.

7 (Ap 5,21) Objetivo do Ano do Laicato “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”

8 Igreja - Comunidade Missionária
(Ap 5,21) Igreja - Comunidade Missionária A Igreja é uma comunidade missionária, e isso significa dizer que ela está à serviço do Reino, não fechada em si mesma, mas, inserida na sociedade, em diálogo com o mundo e encarnada na vida do povo.

9 Estado permanente de missão
(Ap 5,21) Estado permanente de missão A missão não é apenas parte da nossa vida, não é algo momentâneo, é algo que não podemos e não devemos arrancar de nós mesmos. Portanto, cada cristão pode dizer: "Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo".

10 Discípulos missionários – Diante do Mestre
(Ap 5,21) A experiência do encontro pessoal com Jesus, sempre renovada, é a única capaz de sustentar a missão, fazendo com que o cristão deixe a multidão e decida seguir o Senhor como seu discípulo missionário.

11 (Ap 5,21) Profetas da Esperança A CEB´s é chamada a ser uma Igreja em saída, uma comunidade missionária, semeadora da Fé, da Esperança e da Caridade.

12 (GS 1). Campo de Atuação dos Leigos (Ap 5,21)
“As alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo" (GS 1).

13 Conferência de Medelin - 50° Anos
(Ap 5,21) - Uma Igreja Missionária - Chamada a valorizar e fazer crescer a experiência das CEB´s, comunidades inseridas e ao lado dos pobres. - Uma reflexão teológica que tenha raízes na vida do povo, encarnada e cheia de vigor profético

14 Igreja pobre, para os pobres, com os pobres
Sendo assim, uma Igreja pobre, para os pobres, com os pobres, à exemplo do que afirma o Papa Francisco: "Ninguém pode sentir-se exonerado da preocupação pelos pobres e pela justiça social”.

15 (Ap 5,21) Movidos pela Compaixão Seguindo os passos do Bom Samaritano, todos são convocados, pelas Palavras do Mestre a olhar e a reconhecer os rostos dos que sofrem, a fim de que, movidos pela Compaixão, assumir o compromisso missionário.

16 (Ap 5,21) Uma Espiritualidade Encarnada É preciso discernir e rejeitar a tentação de uma espiritualidade intimista e individualista, que dificilmente se concilia com as exigências da caridade e com a lógica da Encarnação.

17 (Ap 5,21) Espiritualidade de Comunhão e Missão A Espiritualidade de Comunhão e Missão implica e significa, acima de tudo, o respeito mútuo, o diálogo, a proximidade, a partilha, a benevolência, o perdão, a misericórdia, a reconciliação, a fraternidade e amor

18 Os desafios dos Areópagos Modernos
(Ap 5,21) Os desafios dos Areópagos Modernos O termo se refere ao desafio da Evangelização diante da diversidade cultural e religiosa da sociedade atual. Algo que foi enfrentado pelo apóstolo Paulo, quando se encontrou diante da diversidade religiosa e cultural do mundo grego, no areópago da cidade de Atenas .

19 (Ap 5,21) A Formação Permanente dos Leigos Como uma Igreja ministerial, é responsabilidade da Igreja oferecer aos seus membros uma formação de qualidade, a fim de que possam exercer bem os ministérios que assumem no Corpo Eclesial e serem capazes de ocuparem e desenvolverem bem o seu papel social.

20 (Ap 5,21) A ação transformadora - Leigo no mundo A presença dos leigos e leigas na sociedade deve ser marcada por uma ação transformadora, segundo os critérios do Evangelho.

21 (Ap 5,21) Encaminhamentos Pastorais Vários são os desafios, as necessidades e urgências na ação Evangelizadora dos cristãos leigos e leigas, de maneira especial no que diz respeito à sua consciência missionária fora das "paredes da Igreja".

22 O Papa Francisco é claro em dizer
que quer uma “Igreja em saída, a serviço dos mais necessitados, em obras e gestos”. Nossas CEB´s, Paróquias e Diocese têm atendido este desejo do Papa? Reflexão: Quais os espaços de formação integral do laicato (Religiosa, Pastoral, Bíblica e Social) são oferecidos em nossas CEB`s, Paróquias e Diocese? 2

23 2) Quais são os gestos concretos que já existem em nossas CEB´s, Paróquias e na Diocese da presença e da atuação da Igreja na Sociedade? E quais compromissos concretos podemos assumir diante dos desafios que encontramos?


Carregar ppt "“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google