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DO LABORATÓRIO DO MUNDO INVISÍVEL
ALOÍSIO A. COLUCCI MÓDULO III – AULA 13 66 slides
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Objetivos Informar que no plano espiritual há estrutura e equipamentos superiores aos existentes na Terra e que nas atividades mediúnicas é comum a espiritualidade utilizar os mesmos para maior êxito do trabalho.
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Abordagens • Vestuário dos Espíritos; • Formação espontânea de objetos tangíveis; • Modificações das propriedades da matéria; • Alimentação; • Mecanismos de defesa e salvamento; • Veículo de transporte; • Psicoscópio e outros instrumentos utilizados pelos espíritos.
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Vestuário dos Espíritos
Os depoimentos dos médiuns videntes são coincidentes em descrever os Espíritos envergando, normalmente, uma vestimenta qualquer. Há sensitivos que registram os trajes dos Espíritos com grande riqueza de detalhes. Falam de variedades de feitios e de coloridos surpreendentes. Referem-se a roupas de períodos históricos, típicas, com adornos característicos. São percebidos tecidos leves, esvoaçantes, rendados, pesados ou grosseiros; túnicas de cores as mais variadas;
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Vestuário dos Espíritos
Calças, camisas, paletós, coletes, gravatas; saias compridas ou curtas; blusas ou casacos, vestidos, uniformes; indumentárias ricas, antigas ou modernas; roupas modestas, muito pobres e até andrajosas ou esfarrapadas. Algumas vestimentas descritas primam pelo estampado de cores vivas, como é o caso de Espíritos que se apresentam sob a aparência de ciganos;
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Vestuário dos Espíritos
Exibindo, ainda, colares, brincos bem grandes, pulseiras. Alguns Espíritos se mostram envergando fardas militares bem antigas ou de épocas mais recentes; outros ostentam armaduras e capacetes e empunham armas. Há, também, aqueles que escondem totalmente a cabeça com capuz. Entre os trajes observados, a túnica é o mais comum. Como bem refere a médium Yvonne A. Pereira, os Espíritos, frequentemente, se mostram trajados como o faziam quando no corpo físico:
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Vestuário dos Espíritos
Os homens com o terno que costumavam usar; as mulheres com os vestidos de uso habitual. Alguns poucos exibem a roupa com que foram sepultados. É oportuno mencionar que alguns Espíritos podem ser observados totalmente despidos. O médium antes citado, em sua obra Devassando o Invisível, falando de suas ricas observações através da vidência em estado normal ou em processo de desdobramento; afirma que: “(...) há Espíritos desencarnados, aqueles que foram homens e mulheres de baixa condição moral;
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Vestuário dos Espíritos
Que se arrastaram em existências consagradas aos excessos carnais, à devassidão dos costumes, que podem, com efeito, aparecer desnudos aos médiuns, revelando mesmo, em cenas degradantes, que lhes foram habituais no estado humano, a degradação mental em que ainda permanecem (...).” Mas, voltando às vestimentas, uma questão que, naturalmente, se impõe é saber onde os Espíritos conseguem suas roupas e complementos.
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Vestuário dos Espíritos
Os Espíritos manipulam os fluidos espirituais através do pensamento e da vontade. “(...) Pelo pensamento, eles imprimem àqueles fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas. (...)”. Os fluidos espirituais são, por conseguinte, o elemento do mundo espiritual donde os Espíritos extraem as substâncias para fins os mais diversos. “(...).
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Vestuário dos Espíritos
E com o auxílio deste princípio material que o perispírito toma a aparência de vestuários semelhantes aos que o Espírito usava quando vivo (...).” (A Gênese e O Livro dos Médiuns, KARDEC, Allan.). Há Espíritos que já se percebem vestidos e não têm ideia de como isto se faz. Por outras palavras, nem sempre têm o conhecimento de como suas vestes são formadas. Eles concorrem para sua formação agindo instintivamente.
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Vestuário dos Espíritos
“(...) Os Espíritos se trajam e modificam a aparência das vestes que usam conforme lhes apraz, exclusão feita de alguns muito inferiores e criminosos, geralmente obsessores da mais ínfima espécie, cuja mente não possui vibrações à altura de efetuar a admirável operação plástica requerida. Por isso mesmo, a aparência destes últimos costuma ser chocante para o vidente, pela fealdade, ou simplesmente pela miséria, pois se apresentam cobertos de andrajos e farrapos, como que empapados de lama, ou embuçados em longos sudários negros, com mantos ou capas que lhes envolvem os ombros e a cabeça (...).”
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Vestuário dos Espíritos
Ensina Léon Denis, em Depois da Morte, que “(...) a veste fluídica denuncia a superioridade do Espírito; é como um invólucro formado pelos méritos e qualidades adquiridas na sucessão de suas existências. Opaca e sombria na alma inferior, seu alvor aumenta de acordo com os progressos realizados. Torna-se a alma cada vez mais pura. Brilhante no Espírito elevado, ofusca nas almas superiores. (...)”. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, encontrado em:
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Formação espontânea de objetos tangíveis
Os corpos inertes poderiam possuir correspondentes etéreos no mundo invisível, que a matéria condensada que forma os objetos poderia ter uma parte quintessenciada inacessível aos nossos sentidos. Já vimos que o perispírito pode adquirir as propriedades da matéria e tornar-se tangível. Mas essa tangibilidade é passageira e os corpos sólidos se desvanecem como sombras. O Espírito age sobre a matéria; tira da matéria cósmica universal os elementos necessários para formar, como quiser, objetos com a aparência dos diversos corpos da Terra.
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Formação espontânea de objetos tangíveis
Pode também operar, pela vontade, sobre a matéria elementar, uma transformação íntima que lhe dê certas propriedades. Essa faculdade é inerente à natureza do Espírito, que a exerce muitas vezes de maneira instintiva e, portanto, sem o perceber, quando se faz necessário. Os objetos formados pelo Espírito são de existência passageira, que depende da sua vontade ou da necessidade: ele pode fazê-los e desfazê-los a seu bel-prazer. Esses objetos podem, em certos casos, parecer para os vivos perfeitamente reais, tornando-se momentaneamente visíveis e mesmo tangíveis. Trata-se de formação e não de criação, pois o Espírito não pode tirar nada do nada.
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Formação espontânea de objetos tangíveis
A existência de uma matéria elementar única é hoje quase geralmente admitida pela ciência e os Espíritos a confirmam, como acabamos de ver. Essa matéria dá origem a todos os corpos da Natureza. As suas transformações determinam as diversas propriedades os corpos. É assim que uma substância salutar pode tornar-se venenosa por uma simples modificação. A Química nos oferece numerosos exemplos nesse sentido. Todos sabem que duas substâncias inofensivas, combinadas em certas proporções, podem resultar numa deletéria. Uma parte de oxigênio e duas de hidrogênio, ambas inofensivas, formam a água.
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Formação espontânea de objetos tangíveis
Basta acrescentar um átomo de oxigênio e teremos um líquido corrosivo. Mesmo sem alteraras proporções, muitas vezes é suficiente uma simples modificação na forma de agregação molecular para mudar as propriedades. É assim que um corpo opaco pode tornar-se transparente e vice-versa. Desde que o Espírito, através apenas da sua vontade, pode agir tão decisivamente sobre a matéria elementar, compreende-se que possa formar substâncias e até mesmo desnaturar as suas propriedade, usando a própria vontade como reativo.
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Formação espontânea de objetos tangíveis
Esta teoria nos dá a solução de um problema do magnetismo, bem conhecido mas até hoje inexplicado, que é o fato da modificação das propriedades da água pela vontade. O Espírito agente é o do magnetizador, na maioria das vezes assistido por um Espírito desencarnado. Ele opera uma transmutação por meio do fluido magnético que, como já dissemos, é a substância que mais se aproxima da matéria cósmica ou elemento universal. E se ele pode produzir uma modificação nas propriedades da água, pode igualmente fazê-lo no tocante aos fluidos orgânicos, do que resulta o efeito curativo da ação magnética convenientemente dirigida.
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Formação espontânea de objetos tangíveis
Sabe-se o papel capital da vontade em todos os fenômenos magnéticos. Mas como explicar a ação material de um agente tão sutil? A vontade não é uma entidade, uma substância e nem mesmo uma propriedade da matéria mais eterizada: é o atributo essencial do Espírito, ou seja, do ser pensante. Com a ajuda dessa alavanca ele age sobre a matéria elementar e em seguida reage sobre os seus componentes, com o que as propriedades íntimas podem ser transformadas.
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Formação espontânea de objetos tangíveis
A vontade é atributo do Espírito encarnado ou errante. Daí o poder do magnetizador, que sabemos estar na razão da força da vontade. O Espírito encarnado pode agir sobre a matéria elementar e portanto modificar as propriedades das coisas dentro de certos limites. Assim se explica a faculdade de curar pelo contato e a imposição das mãos, que algumas pessoas possuem num elevado grau. A Era do Espírito, Laboratório do Mundo Invisível. Encontrado em:
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Modificações das propriedades da matéria
O Espiritismo ensina que há dois elementos gerais do Universo, criados por Deus: Espírito e matéria. “Mas, ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, muito grosseira para que o espírito possa exercer alguma ação sabre ela. Embora, sob certo ponto de vista, se possa classificar o fluido universal como elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais”. (O Livro dos Espíritos, KARDEC, Allan., questão 27.).
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Modificações das propriedades da matéria
A matéria resulta das modificações ocorridas no fluido cósmico universal, […] cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza. (A Gênese, KARDEC, Allan., capítulo 14, item 2.). Em sentido amplo, a Filosofia e a Ciência definem matéria como “[…] um dos princípios que constituem a realidade natural, isto é, os corpos.” Mas o entendimento de que havia um princípio gerador da matéria, ensinado pelo Espiritismo como Fluido Cósmico Universal ou Matéria Cósmica Primitiva.
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Modificações das propriedades da matéria
A matéria tem origem no fluido universal (ou matéria cósmica primitiva) que funciona como elemento de atuação do Espírito, ou elemento intermediário entre a matéria, propriamente dita, e o Espírito. (O Livro dos Espíritos, questão 27. A Gênese, capítulo 6, itens 5, 17 e 18). Os diferentes tipos de matéria têm origem neste elemento primordial: o fluido cósmico universal (FCU):
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Modificações das propriedades da matéria
O fluido cósmico universal é, como já foi demonstrado, a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza. […] Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o estado normal primitivo, e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certo modo, consecutivo ao primeiro.
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Modificações das propriedades da matéria
O ponto intermediário é o da transformação do fluido em matéria tangível. Mas, ainda aí, não há transição brusca, visto que se podem considerar os nossos fluidos imponderáveis como termo médio entre os dois estados. As diversas propriedades da matéria “são modificações que as moléculas elementares sofrem, por efeito da sua união, em certas circunstâncias”. A matéria primitiva (fluido cósmico universal) é passível de sofrer todo tipo de transformação e adquirir todas as diferentes propriedades.
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Modificações das propriedades da matéria
Daí afirmarem os Espíritos da Codificação: “Isso é o que se deve entender, quando dizemos que tudo está em tudo!”, afirmação constatada pela Ciência por meio da Teoria de Tudo. As modalidades da matéria ou da força movimentam-se num ciclo fechado — o ciclo das transformações. Elas podem mover-se umas nas outras, substituírem-se alternativamente por mudanças na frequência, na amplitude ou na direção dos movimentos vibratórios. […]
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Modificações das propriedades da matéria
A matéria é um feixe de energia coagulada ou condensada, como afirma o Espírito André Luiz: “A matéria congregando milhões de vidas embrionárias, é também a condensação da energia, atendendo aos imperativos do “eu” que lhe preside à destinação.” Quanto mais investiga a Natureza, mais se convence o homem de que vive num reino de ondas transfiguradas em luz, eletricidade, calor ou matéria, segundo o padrão vibratório em que se exprimam. Existem, no entanto, outras manifestações da luz, da eletricidade, do calor e da matéria, desconhecidas nas faixas da evolução humana, das quais, por enquanto, somente poderemos recolher informações pelas vias do Espírito.
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Modificações das propriedades da matéria
[…] a matéria quanto mais estudada mais se revela qual feixe de forças em temporária associação […]. Temo-lo [o homem], […] por viajante do Cosmo, respirando num vastíssimo império de ondas que se comportam como massa ou vice-versa […] Perante tais considerações, Emmanuel pondera: “As noções modernas da Física aproximam-se, cada vez mais, do conhecimento das leis universais, em cujo ápice repousa a diretriz divina que governa todos os mundos. Os sistemas antigos envelheceram. As concepções de ontem deram lugar a novas deduções.
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Modificações das propriedades da matéria
Estudos recentes da matéria vos fazem conhecer que os seus elementos se dissociam pela análise, que o átomo não é indivisível, que toda expressão material pode ser convertida em força e que toda energia volta ao reservatório do éter universal. Com o tempo, as fórmulas acadêmicas se renovarão em outros conceitos da realidade transcendente, e os físicos da Terra não poderão dispensar Deus nas suas ilações, reintegrando a Natureza na sua posição de campo passivo, onde a inteligência divina se manifesta”. Estudos Espíritas, encontrado em:
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Alimentação dos Espíritos
Encarecendo a importância da respiração no sustento do corpo espiritual, basta lembrar a hematose do corpo físico, pela qual o intercâmbio gasoso se efetua com segurança, através dos alvéolos, nos quais os gazes se transferem do meio exterior para o meio interno, e vice-versa, atendendo à assimilação e desassimilação de variadas atividades químicas no campo orgânico. O oxigênio que alcança os tecidos entra em combinação com determinados elementos, dando, em resultado, o anidrido carbônico e a água, com produção de energia destinada à manutenção das províncias somáticas.
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Alimentação dos Espíritos
Estudando a respiração celular, encontraremos, junto aos próprios arraiais da ciência humana, problemas somente equacionáveis com a ingerência automática do corpo espiritual nas funções de veículo físico, porque os fenômenos que lhe são consequentes se graduam em tantas fases diversas que o fisiologista, sem noções do Espírito, abordá-los-á sempre com a perplexidade de quem atinge o insolúvel. Sabemos que para a subsistência do corpo físico é imprescindível a constante permuta de substâncias, com incessante transformação de energia.
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Alimentação dos Espíritos
Substância e energia se conjugam para fornecer ao carro fisiológico os recursos necessários ao crescimento ou à reparação do contínuo desgaste, produzindo a força indispensável à existência e os recursos reguladores do metabolismo. O alimento comum ao corpo carnal experimenta, de início, a digestão, pela qual os elementos coloidais indifusíveis, convertendo-se ainda as matérias complexas em matérias mais simples, acessíveis à absorção, a que se sucede a circulação dos valores nutrientes, suscetíveis de aproveitamento pelos tecidos, seja em regime de aplicação imediata, seja no de reserva, destinando-se os resíduos à expulsão natural.
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Alimentação dos Espíritos
A ciência terrena não desconhece que o metabolismo guarda a tendência de manter-se em estabilidade constante, tanto assim que, reconhecidamente, a despesa de oxigênio e o teor de glicemia em jejum revelam quase nenhuma diferença de dia para dia. É que o corpo espiritual, comandando o corpo físico, sana espontaneamente, quando harmonizado em suas próprias funções, todos os desequilíbrios acidentais nos processos metabólicos, presidindo as reações no campo nutritivo comum.
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Alimentação dos Espíritos
Não ignoramos, desse modo, que desde a experiência carnal o homem se alimenta muito mais pela respiração, colhendo o alimento de volume simplesmente como recurso complementar de fornecimento plástico e energético, para o setor das calorias necessárias à massa corpórea e à distribuição dos potenciais de força nos variados departamentos orgânicos. Abandonando o envoltório físico na desencarnação, se o psicossoma está profundamente arraigado às sensações terrestres, sobrevêm ao Espírito a necessidade inquietante de prosseguir atrelado ao mundo biológico que lhe é familiar, e, quando não a supera ao preço do próprio esforço;
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Alimentação dos Espíritos
no auto reajustamento, provoca os fenômenos da simbiose psíquica, que o levam a conviver, temporariamente, no halo vital daqueles encarnados com os quais se afine, quando não promove a obsessão espetacular. Na maioria das vezes, os desencarnados em crise dessa ordem são conduzidos pelos agentes da Bondade Divina aos centros de reeducação do Plano Espiritual, onde encontram alimentação semelhante à da Terra, porém fluídica, recebendo-a em porções adequadas até que adaptem aos sistemas de sustentação da Esfera Superior;
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Alimentação dos Espíritos
Em cujos círculos a tomada de substância é tanto menor e tanto mais leve quanto maior se evidencie o enobrecimento da alma, porquanto, pela difusão cutânea, o corpo espiritual, através de sua extrema porosidade, nutre-se de produtos sutilizados ou sínteses quimo eletromagnéticas, hauridas no reservatório da Natureza e no intercâmbio de raios vitalizantes e reconstituintes do amor com que os seres se sustentam entre si. Essa alimentação psíquica, por intermédio das projeções magnéticas trocadas entre aqueles que se amam, é muito mais importante que o nutricionista do mundo possa imaginar, de vez que, por ela, se origina a ideal euforia orgânica e mental da personalidade.
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Alimentação dos Espíritos
Daí porque toda a criatura tem necessidade de amar e receber amor para que se lhe mantenha o equilíbrio geral. De qualquer modo, porém, o corpo espiritual, com alguma provisão de substância específica, ou simplesmente sem ela, quando já consiga valer-se apenas da difusão cutânea para refazer seus potenciais energéticos, conta com os processos da assimilação e da desassimilação dos recursos que lhe são peculiares, não prescindindo do trabalho de exsudação dos resíduos;
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Alimentação dos Espíritos
Pela epiderme ou pelos emunctórios normais, compreendendo-se, no entanto, que pela harmonia de nível, nas operações nutritivas, e pela essencialização dos elementos absorvidos, não existem para o veículo psicossomático determinados excessos e inconveniências dos sólidos e líquidos da excreta comum. ("Evolução em Dois Mundos", 2a. Parte, cap. I, André Luiz/Chico Xavier/Waldo Vieira, edição FEB). Encontrado em:
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Mecanismos de defesa e salvamento
Quando vamos falar da condição Planetária existencial que reúne os aspectos físicos e morais a quem se submete os seres encarnados nesse Mundo, tratamos de uma atmosfera ainda grotesca, passando por oscilações diversas, porém, em busca de uma estabilidade com melhores condições de vida, orgânica, inorgânica, desde o primeiro ser, até a última criação de Deus:
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Mecanismos de defesa e salvamento
O ser humano, ser esse formado pela essência Divina; períspirito periférico e o seu espírito, obra prima e modelada conforme às Leis do Criador Universal. O homem, por sua vez, ao não cumprimento das leis celestiais, sofre amplamente as leis atuais e internas, as leis de causa e efeito, e trazendo para conceitos de estabilidade vibratória cada vez mais complicados, conforme a criação mental em massa que se acometem os habitantes desse globo.
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Mecanismos de defesa e salvamento
Tudo, conforme as compatibilidades das leis de compensação fluídicas influi sob a atmosfera fluídica vibratória, o pensamento, a atitude e as virtudes de cada médium, faz com que seu campo energético vibratório se modifique tanto para seu progresso espiritual, como para seu estado de inércia. Tendo em vista que para Deus nada se perde, tudo se transforma. O médium, compenetrado e envolto ainda do laço corpóreo, deve se fazer julgar em seu íntimo, as variações diárias que deve formar ao seu derredor, abdicar de suas vontades passageiras e más condutas, cumprir todo o planejamento feito outrora, com os espíritos simpatizantes, anjo guardião, e os responsáveis pelo retorno à matéria.
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Mecanismos de defesa e salvamento
Devemos lembrar que como seres em erraticidade – termo, também, de autoria do Codificador da Doutrina, que somos passageiros, e que devemos pôr em prática os mecanismos de defesa psíquica e vibratória, pois na condição em que o Planeta está, todos estão sujeitos a riscos dos mais variados, entretanto, se há uma preparação, principalmente da parte dos médiuns, estes, conseguem cumprir sua parte de auxílio e reforma moral.
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Mecanismos de defesa e salvamento
Utilizar-se do mecanismo da prece ao anjo guardião, como atributo de segurança e humildade mútua, é um grande passo, ao contrário de pedidos fúteis que só servem para alimentação do ego material. Além da proteção e auxílio que tal mecanismo fornece ao médium, a aproximação com seu anjo protetor o faz mais paciente. Ele ouve mais e pensa nas suas decisões futuras como consequências, não para si, mas para todos, no meio coletivo em que se encontra. Sendo o Instrutor divino, devemos sempre agradecer pelo alicerce e a afabilidade emanados.
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Mecanismos de defesa e salvamento
A moralização vem com um fim útil de progresso entre os espíritos em estado expiatório, mas que como mecanismo de defesa se faz imprescindível, quanto a organização social e orgânica que todos são acometidos. É o que dará ao ser uma oportunidade diária de defesa e acima de tudo de auxílio ao próximo, que constitui na Terra, o todo. Como o Médico e Mentor Espiritual Dr. Ricardo de Menezes orientou:
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Mecanismos de defesa e salvamento
‘’A melhoria da qualidade fluídica da Terra estará sempre condicionada ao que seus habitantes, seja em vibração material ou espiritual, geram ou modificam através das formas de pensamentos geradas ou modificadas conforme esforço íntimo de cada um. ‘’ Que tenhamos bons pensamentos e utilizemos dos mecanismos de defesa vibratória, enquanto médiuns orientados conforme a permissão de Deus, para que só então possamos adentrar em uma atmosfera de ordem sutil onde reine a concordância a Paz e o amor, de acordo com o Evangelho do Cristo. Autora: Dany Bartz. – O Médium e seus mecanismos de defesa vibratória. Encontrado em:
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Veículo de Transportes
Em quase todas as publicações que tratam da vida no Mundo Espiritual, temos referências a veículos utilizados na locomoção de Espíritos, principalmente daqueles que, ainda, não possuem a capacidade de volição desenvolvida. Os Espíritos superiores usam a força do pensamento, também, para se deslocarem de um lugar para o outro e sua força mental é tão grande que levam consigo outros Espíritos que não dispõem dessa capacidade.
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Veículo de Transportes
Satisfazendo a curiosidade da médium Rosemary Brown (Dona de casa londrina que, em meados da década de 1960, começou a receber a visita do Espírito Liszt, famoso compositor desencarnado que passou a orientar a sua mediunidade musical). Autora, da obra Sinfonias Inacabadas, o Espírito Liszt usou um termo de ficção científica para que ela entendesse sua explicação. Segundo ele, o sistema de locomoção do Mundo Espiritual é o tele transporte que consiste em se viajar pelo Espaço apenas pensando no lugar aonde deseja ir ou na pessoa que deseja ver.
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Veículo de Transportes
Muitos se admiram das afirmações dos repórteres do Espaço a respeito dos variados meios de transporte utilizados nas Cidades Espirituais. As explicações são muito semelhantes, principalmente quanto à importância desse sistema no socorro de Espíritos exauridos, doentes e desfalecidos nas zonas umbralinas. Observemos o que propõe o instrutor espiritual Lísias ao Espírito André Luiz e a reação deste último:
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Veículo de Transportes
Esperemos o aeróbus. (Fala de Lísias). Mal me refazia da surpresa, quando surgiu grande carro suspenso do solo a uma altura de cinco metros mais ou menos e repleto de passageiros. (...) E ele viu que Lísias se referia a um carro aéreo semelhante a um grande funicular. (Nosso Lar, de Francisco Cândido Xavier). George Vale Owen fica sabendo, através de captação mediúnica, da utilização de meios de transporte no Mundo Espiritual, embora de outros tipos.
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Veículo de Transportes
Alguns chegaram em (...) Carros (...) Eram puxados por cavalos que pareciam compreender perfeitamente os seus condutores, pois não tinham rédeas, como se usam na Terra, e pareciam ir para onde os condutores queriam que eles fossem. Alguns vinham a pé e outros se transportavam pelo espaço, aereamente. Não, não. As asas não são necessárias. (A Vida Além do Véu, do Rev. G. Vale Owen) Em Memórias de um Suicida, de Yvonne A. Pereira, os Caravaneiros, em suas missões de resgate de infelizes no Vale dos Suicidas, fazem uso de várias espécies de veículos:
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Veículo de Transportes
As macas, (. . .) abrigadas no interior de grande veículos à feição de comboios, no entanto, apresentam singularidade interessante, digna de relato. Em vez de apresentarem os vagões comuns às estradas de ferro, como os que conhecíamos, lembravam, antes, meio de transporte primitivo, pois se compunham de pequenas diligências atadas umas às outras e rodeadas de persianas muito espessas, o que impediria ao passageiro verificar os locais por onde deveria transitar.
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Veículo de Transportes
Brancos, leves, como burilados em matérias específicas habilmente laquedas, eram puxados por formosas parelhas de cavalos também brancos. (. . .) E acrescenta o Espírito André Luiz: (...) grande parte dos companheiros poderia dispensar o aeróbus e transportar-se, à vontade, nas áreas de nosso domínio vibratório; mas, visto a maioria não ter dominado, ainda, essa faculdade, todos se abstêm de exercê-la em nossas vias públicas. Essa abstenção, todavia, não impede que utilizemos o processo longe da cidade, quando é preciso ganhar distância e tempo. (Nosso Lar, de Francisco Cândido Xavier).
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Veículo de Transportes
O tema em questão não passou despercebido na codificação da Doutrina Espírita. Sobre o sistema de locomoção, Allan Kardec diz: Enquanto nos arrastamos penosamente pela terra o nosso corpo pesado e material, como o calceta as suas correntes, o dos Espíritos, vaporoso e etéreo, transporta-se, sem fadiga, de um lugar para o outro, rasga o espaço com a velocidade do pensamento e tudo penetra sem encontrar qualquer obstáculo material. (Revista Espírita, de Allan Kardec, n° 4 de abril de 1859).
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Veículo de Transportes
Enfim, quanto aos tipos de transporte no Mundo Espiritual, temos veículos com as mais variadas características. São eles utilizados para as mais diversas finalidades no cotidiano dos Espíritos errantes: em passeios, no auxílio a necessitados, para competições esportivas, nas excursões de estudos em outros mundos etc. Há, até, referência a barcos e naves à semelhança de discos voadores. Consta, de acordo com mensagens mediúnicas, que, exatamente como ocorre na Terra, Espíritos aguardam, em determinados pontos, os coletivos que os levarão a locais próximos ou distantes. Entretanto, do que se pode concluir, a maior utilidade dos veículos nas Colônias Espirituais é o atendimento a enfermos.
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Veículo de Transportes
NOTA: No transcorrer de nossa vida ao estudar a Doutrina Espírita, notamos uma boa parcela de confrades, vinda de outras religiões dogmáticas, costumam interpretar uma coisa dita sobre o Mundo Espiritual, como sendo plena e verdadeira para todo ele. Muitas vezes, como neste caso, os transportes existem para aquela camada mais próxima da crosta da Terra, visto ser constituída pelos espíritos inferiores, os quais ainda não tiveram uma evolução necessária;
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Veículo de Transportes
Por ter o corpo espiritual muito denso, matéria densa, ainda não consegue VOLITAR, (devido ao seu padrão vibratório muito baixo), nem se tele transportar, sendo então necessário um meio de transporte para que possa vaguear pela amplidão do Mundo Espiritual. Autora: Lúcia Loureiro. Sistema de Transporte no Mundo Espiritual, A Casa do Espiritismo, encontrado em:
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Psicoscópio e outros instrumentos..
O Psicoscópio e a “psicoscopia” A “psicoscopia”, diante da ciência atual que “lê” e “interpreta” as emoções humanas. Pesquisadores do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) desenvolveram um sistema que detecta o estado emocional de uma pessoa por meio de sinais wireless (sem fio). Trata-se do EQ-Radio, um router wi-fi que tem a capacidade de “ler” as emoções. Através dos sinais de radiofrequência, o router consegue captar padrões do ritmo cardíaco e da respiração.
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Psicoscópio e outros instrumentos..
O aparelho afere o estado emocional das pessoas em todas as circunstâncias da vida. Um médico, um psicólogo, um professor entre outros, podem acompanhar a saúde física, psíquica, emocional e intelectiva em qualquer lugar que o seu paciente e ou aluno esteja. Ao medir as mudanças sutis dos ritmos respiratórios e cardíacos, o EQ-Radio consegue detectar se uma pessoa está animada, feliz, irritada, tensa, triste ou mentido – e pode fazer isso sem sensores colados no corpo.
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Psicoscópio e outros instrumentos..
Dina Katabi, a líder desse projeto do Laboratório de Ciência da Computação e de Inteligência Artificial (CSAIL) no MIT, garante que o sistema poderá ser utilizado nos cuidados com a saúde, com o aprendizado, e pela indústria do cinema e da publicidade, em testes para medir a reação em tempo real dos espectadores ao assistir a um filme ou ver um anúncio, por exemplo. Por similaridade ao assunto, recorrermos ao livro Nos Domínios da Mediunidade, psicografado há mais de meio século por Chico Xavier.
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Psicoscópio e outros instrumentos..
Na obra lemos sobre o emprego do psicoscópio pela espiritualidade que funciona à base de eletricidade e magnetismo, utilizando-se de elementos radiantes, análogos na essência aos raios gama. É aparelho “espiritual”, constituído por óculos de estudo, com recursos disponíveis para a microfotografia transcendente. Portanto, é um equipamento eletrônico construído no além-túmulo para definir a qualidade das vibrações mentais emanadas de encarnados e de desencarnados, registrando os mais íntimos sentimentos de que são portadores aqueles que a ele são submetidos.
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Psicoscópio e outros instrumentos..
Deste modo, o psicoscópio, dentre outras possíveis finalidades, é utilizado num grupo mediúnico, com o objetivo de análise da personalidade de seus integrantes a fim de medir-lhes as reais possibilidades de trabalho. Os instrutores do além afirmam que os encarnados são geradores de força eletromagnética, com uma oscilação por segundo, registrada pelo coração. Os mestres transcendes elucidam que todas as substâncias vivas da Terra emitem energias, enquadradas nos domínios das radiações ultravioletas. Podem, desse modo, projetar raios mentais, em vias de sublimação, assimilando correntes superiores e enriquecendo os raios vitais de que são dínamos comuns.
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Psicoscópio e outros instrumentos..
Somos todos fontes irradiantes de energias resultantes do produto mental, que vibram em torno de nós, propagam-se e revelam o estado de evolução em que nos encontramos. Tal dispositivo do além funciona à semelhança de aparelhos existentes na Terra, como o estetoscópio, o eletrocardiógrafo, os raios X, os tomógrafos dentre outros que são empregados pela medicina terrena e revelam o estado orgânico do paciente, permitindo o acesso a informações inacessíveis sem o seu uso. Anotam os Espíritos que se o espectroscópio permite ao homem perquirir a natureza dos elementos químicos;
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Psicoscópio e outros instrumentos..
localizados a enormes distâncias, através da onda luminosa que arrojam de si, com muito mais facilidade identifica-se os valores da individualidade humana pelos raios que emite. A moralidade, o sentimento, a educação e o caráter são claramente perceptíveis, através de ligeira inspeção psicoscópica. O aparelho extra físico tem esse caráter revelador e impede que os trabalhadores envolvidos no serviço mediúnico, tanto os médiuns como os espíritos comunicantes, ocultem ou dissimulem seus sentimentos e suas intenções. Portanto, também funciona como uma espécie de “detector de mentira”.
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Psicoscópio e outros instrumentos..
Diante dele, o espírito se desnuda. Nada pode ser escondido com relação aos seus sentimentos e pensamentos. Com isso, a sua utilização nas reuniões mediúnicas permite à espiritualidade superior uma melhor administração do intercâmbio mediúnico. Ponderam os gênios do além que com a psicoscopia, por si só, dá margem a preciosas reflexões. Imaginemos uma sociedade humana que pudesse retratar a vida interior dos seus membros. Isso economizaria grandes quotas de tempo na solução de inúmeros problemas psicológicos.
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Psicoscópio e outros instrumentos..
O estudo repousa nos alicerces das radiações humanas com o seu prodigioso campo de influenciação. A ciência dos raios imprimirá, em breve, grande renovação aos setores culturais do mundo. Aguardemos o porvir, previram os mentores de André Luiz na obra citada. Finalmente, já conquistamos o EQ-Radio. O que virá adiante? Autor: Jorge Hessen. Regeneração Planetária, O Psicoscópio e a “psicoscopia”. Encontrado em:
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Fontes de Pesquisas • Livro dos Médiuns, 2ª parte, Cap. 8. • Nos Domínios da Mediunidade, Obreiros da Vida Eterna e Nosso Lar, André Luiz. • Estudando a Mediunidade, Martins Peralva. • Alvorada Nova.
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O UNIVERSO É A PROVA MAIOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS...
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