A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL"— Transcrição da apresentação:

1 A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL

2

3

4 O declínio do comércio do açúcar no mercado europeu, estimulou a procura de metais e pedras preciosas em terras de sua colônia na América, através de expedições conhecidas como ENTRADAS e BANDEIRAS.

5 ENTRADAS Expedições oficiais organizadas pelas autoridades, nos séculos XVI e XVII, que partiam do litoral. Objetivos: - explorar o interior; - apresar indígenas destinados à escravidão; - procurar minas.

6 BANDEIRAS Expedições armadas e organizadas em geral por particulares de São Paulo. Objetivos: - capturar índios para escravizar; - encontrar pedras e metais preciosos; - combater índios rebeldes ou destruir quilombos.

7

8

9

10 ATAQUES ÀS MISSÕES Aproveitando-se da União Ibérica, os bandeirantes avançaram muito além da linha de Tordesilhas e descobriram presas mais fáceis: os guaranis das missões jesuíticas, já convertidos ao cristianismo e acostumados ao trabalho agrícola.

11 DESCOBERTA DE METAIS PRECIOSOS
1695 – descoberta de ouro nos atuais municípios de Sabará e Caeté; 1696 – a descoberta de novas jazidas deu início à ocupação do Vale do Ouro Preto.

12 Extração do ouro de aluvião

13 Pepita de Ouro

14 Formas de extração faísca ou faiscação: pequena “data”; garimpagem individual ou familiar. lavra: grande “data”; empresa de mineração

15 Formas de extração Utilização da bateia nos dias de hoje
Utilização da bateia durante o “ciclo do ouro”

16

17 ۩ GUERRA DOS EMBOABAS: (p.237)
- Local: - Ano: - Opositores: - Causas: controle das minas descobertas - Consequências: os emboabas foram traídos, presos e mortos. Os que sobreviveram partiram mais para o interior = encontraram ouro nos atuais Mato Grosso e Goiás.

18 FISCALIZAÇÃO REAL Intendência das Minas:
- governo especial para as zonas auríferas, diretamente vinculado à Lisboa. FUNÇÕES: - policiamento da área de mineração. - cobrança de tributos. - tribunal de primeira e última instância.

19 Primeira Intendência de Minas Gerais - Mariana
Intendência e Casa de Fundição de Sabará - MG

20 Intendência das Minas Principal órgão administrativo português, a Intendência das Minas, criada em 1702, era responsável por: Distribuir datas (lotes) para a exploração do ouro; Fiscalizar a atividade mineradora; Julgar questões referentes ao desenvolvimento dessa atividade; O Quinto: chegou mesmo a 20% do ouro prospectado A Capitação: 16 gramas/ouro/ano por escravo A Derrama: cobrança dos quintos atrasados; cobrança anual de 100 arrobas/ouro/ano por cidade mineira.

21 FORMAS DE ARRECADAÇÃO DOS TRIBUTOS PELA COROA
O governo acho o sistema injusto em relação à Real Fazenda. Propôs a elevação das cotas e a construção das Casas de Fundição.

22 FORMAS DE ARRECADAÇÃO DOS TRIBUTOS PELA COROA
CASAS DE FUNDIÇÃO: - para lá todo o ouro extraído deveria ser levado e fundido em barras. - depois deduzida a quinta parte de ser valor, correspondente ao tributo. - só então poderia ser negociado.

23

24 Forno e balança de antiga casa de fundição

25 Barras de ouro quintado

26 Fases da exploração de metais preciosos:
De 1733 à 1748 – auge da produção aurífera; Meados do século XVII – declínio. A partir de exaustão

27 OS DIAMANTES Descobertos no início do século XVIII, na região Comarca do Serro Frio, Minas Gerais.

28 Exploração de Diamantes

29 Os Diamantes

30 DISTRITO DIAMANTINO Fundado pelo governo metropolitano com o objetivo de evitar o contrabando. Isolava a região do restante da capitania e a submetia a condições muito severas. TIJUCO (atual cidade de Diamantina) era a sede administrativa do Distrito. - permaneceu um simples arraial, ou seja, sua população não gozava dos direitos civis garantidos aos habitantes das vilas.

31 DISTRITO DIAMANTINO A mineração de ouro foi proibida para não desviar braços da busca por diamantes. Mulatos e negros livres foram expulsos da comarca. 1734 – Distrito Diamantino passou ao controle da Intendência dos Diamantes.

32 Os Diamantes A extração de pedras ocorria de forma semelhante à do ouro: - concessão de datas; - taxação sobre o montante de pedras extraídas (o quinto); - mão-de-obra escrava.

33

34 ۩ REVOLTA DE VILA RICA (p.239)
- Local: - Ano: - Opositores: - Líder: - Causas: contra o controle da Coroa e os impostos abusivos - Consequências: prisões e mortes.

35

36

37 O Declínio da Produção Aurífera

38 CONSEQUÊNCIAS DO SURTO MINERADOR
Centralismo Fiscal Interiorização da Colônia Aumento da população colonial Deslocamento do eixo econômico do NE para o SE, com a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro (1763)

39 CONSEQUÊNCIAS DO SURTO MINERADOR
Maior mobilidade social Conscientização da exploração metropolitana Desenvolvimento das atividades econômicas complementares, principalmente da pecuária sulista

40 Evolução do mapa do Brasil após a mineração
1709 1789

41 ARTE BARROCA “Os 12 Profetas” – Esculturas de Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – Congonhas – MG

42 “Os Doze Profetas”

43 Detalhes de “Os Doze Profetas”

44

45

46 Pinturas de Mestre Ataíde – Assunção da Virgem – Igreja de São Francisco – Ouro Preto – MG

47 Estrada Real das Minas Gerais ao Rio de Janeiro

48

49

50


Carregar ppt "A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google