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AÇÃO III - Vânia - Paracatu

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Apresentação em tema: "AÇÃO III - Vânia - Paracatu"— Transcrição da apresentação:

1 A CALCULADORA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA FALAM AS CURSISTAS

2 AÇÃO III - Vânia - Paracatu
Atividades com Jogos: Jogando com a CALCULADORA Material: Uma calculadora. Meta: Conseguir primeiro o resultado 100. Regras 1) O jogo deve ser em duplas e só vale usar DUAS teclas e o sinal =: 2) O primeiro jogador liga a calculadora, aperta um número de 1 a 9 e entrega a calculadora a outro jogador. 2) Em seguida, esse jogador deve usar duas teclas de sua preferencia (-,+,x,/, números de 0 a 9) a esse número qualquer outro número de 0 a 9. 3) O jogo prossegue até que um jogador consiga atingir o resultado ) Vence o jogo aquele que conseguir atingir primeiro o resultado 100. Variações do jogo: Escolher outros números para resultado.

3 Vânia - Paracatu 3ª) Pressione a sequência de teclas indicadas em cada item e observe os resultados. Agora, observando as regularidades, descubra as duas próximas sequências de teclas e os resultados. 98654 X = 9854 X 9 +2 = 9 X + 7 = 88 8 6 888 5 8888 4 88888

4 Calcule quantas gramas tem uma maçã.
Explorando a balança e equações com a calculadora – LUCIENE - PATOS DE MINAS Esta balança está em equilíbrio. Frutas iguais têm pesos iguais e cada pêra pesa 150 g. Calcule quantas gramas tem uma maçã. Os cálculos deverão ser feitas com teclas na calculadora e que as teclas 2 e 5 não funcionam. b) Que estratégia utilizou? Registre-a para depois socializa-la com os colegas.

5 Brincando! – Telma Regina - Iturama
Brincando com o teclado = = = = = = = = O que você observou nos resultados?

6 Investigando! - Telma Regina - Iturama
Observe a operação abaixo, 4 x 4 = x 3 = Acrescente ao primeiro fator uma unidade, ao segundo diminua uma e observe: O que está acontecendo com os resultados?

7 Porcentagem - Telma Regina - Iturama
Quanto devo pagar por um produto de R$ 40,00 que está em oferta com 25% de desconto? Faça esse cálculo sem utilizar a tecla %.

8 Atividade 2: Quem antes chega a 30?
Eliane - Patrocínio

9 Neste jogo, os alunos ficam em duplas com apenas uma calculadora.
Cada jogador, na sua vez, deve inserir na memória aditiva (M+) um número de 1 a 5 e dizê-lo em voz alta. Sejam, por exemplo, os jogadores A e B.

10 O jogador A insere o número 3 e diz: 3 M+;
O jogador B toma a calculadora e insere o 5 dizendo: 5 M+; Na sequência a calculadora retorna para o competidor A que diz 2 M+ e assim por diante.

11 Os dois jogadores vão fazendo cálculos mentais, vence o jogo aquele que digitar um número que conduzirá ao resultado 30 na memória aditiva. Então, se há 27 em M+ e o jogador A digitar 3M+, ele é o vencedor da rodada

12 EDILENE - TIROS Que número você excluiria para tornar corretas as seguintes somas? a) = 20 _______________________________________ b) = 48 ______________________________________ c) = 100 ______________________________________

13 Porém, este jogador deve anunciar em voz alta que alcançará o 30 dizendo VENCI antes de inserir o último número. Caso o resultado encontrado ao recuperar M+ não seja 30, então o vencedor é o competidor B. Este jogo pode ser realizado para atingir resultados maiores inserindo-se números de 1 a 9, por exemplo. Outra possibilidade bem interessante é utilizar a Memória subtrativa (M-) partindo-se de um resultado para chegar a zero.  site nova escola.

14 Nicolle – SÃO GONÇALO Priscila, aluna da professora Ana, usou a calculadora para obter os resultados mostrados na tabela a seguir. E desafiou seus colegas a descobrir em cada caso, qual das quatro teclas foi apertada para cada operação. Descubra você também: Números digitados Resultado Tecla usada (÷,×,+,-) 200 400 40 000 500 1 510 17 30 1 854 853 1 001 150 50 7 500 45 46 2070 1 540 44 35


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