A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO
SISTEMA NERVOSO ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO

2 Definição: É o centro integrador e controlador do organismo;
Recebe impulsos, identifica-os e envia as respostas ao local estimulado; Constituído pelas células nervosas (neurônios).

3 Estrutura do Sistema Nervoso:

4 Anatomia do neurônio Célula nervosa: (neurônio).
Corpo celular, dendritos, axônios (bainha de mielina, canais de Ranvier). Fenda sináptica

5 Sinapse: Definição: é a transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para outro através das fendas sinápticas. Podem ser químicas ou elétricas.

6 Fenda Sináptica

7 DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO:

8 Encéfalo : Dividido em: Telencéfalo (hemisférios cerebrais);
Diencéfalo (tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo); Cerebelo; Tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo). Obs: o telencéfalo e o diencéfalo correspondem ao córtex cerebral.

9 Telencéfalo: Consiste em dois hemisférios (direito e esquerdo);
A fissura longitudinal divide o cérebro em direito e esquerdo;

10 O sulco lateral e o sulco central, juntamente com a fissura longitudinal, dividem o cérebro em lobos (frontal, parietal, temporal e occipital);

11 LOBOS CEREBRAIS: Lobo Frontal Lobo Parietal Lobo Temporal
Lobo Occipital

12 Nos hemisférios existe uma separação em área motora e área sensitiva;
Giro pré central é motor e o giro pós central é sensitivo.

13 Homunculus:

14 Suas porções externas são cinzentas (corpos dos neurônios) e internas são brancas (axônios);

15 Ventrículos: laterais, III ventrículo e IV ventrículo

16 Diencéfalo: Área cinzenta ao centro do telencéfalo;
Composto por tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo; Possui um relação direta com o III ventrículo (ponto de referência para os estudos e limitação das estruturas que formam o diencéfalo).

17 Diencéfalo: Estruturas Importantes
Tálamo - processa os estímulos sensoriais que se projetam para o córtex cerebral e estímulos motores provenientes do córtex cerebral para o tronco encefálico e a medula espinhal. Hipotálamo - Regula o S.N.A., hipófise, a temperatura corporal, a ingestão de alimentos e o equilíbrio hídrico.

18 No meio dessa massa branca existem agrupamentos do corpos celulares que formam os núcleos ou gânglios da base (caudato, putamen, globo pálido e núcleo subtalâmico); Auxiliam no controle da motricidade voluntária.

19 Cerebelo: Situado na região posterior do crânio, logo abaixo do cérebro. Centro responsável pela coordenação, orientação, equilíbrio e direção dos movimentos esqueléticos e tônus muscular. Lesões cerebelares podem causar alterações de posturas e movimentos desordenados. Possui dois hemisférios que são separados pelo vérmis.

20 Tronco Encefálico: Mesencéfalo, ponte e bulbo:
O mesencéfalo está diretamente relacionado com o controle postural, auxiliando o cerebelo. (possui o núcleo rubro). Na ponte funciona como um meio de união entre altos e baixos níveis do SNC.(cérebro, tronco encefálico, cerebelo). No bulbo estão os centros controladores de órgãos vitais como o centro respiratório, cardíaco, gastrintestinal, e outros. Existe a decussação das pirâmides, ou seja, o cruzamento das fibras (lado D. para lado E.e vice-versa).

21 Vista posterior Vista anterior
Mesencéfalo Ponte Bulbo

22 Medula: Corno posterior Corno anterior

23 Medula: Estruturas da medula: Dentro é cinza e fora é branca;
Dividida em corno anterior ou ventral (motor) e corno posterior ou dorsal (sensitivo); Possui lateralmente (direito e esquerdo) raízes dorsais e ventrais; Na raiz dorsal existe um aglomerado de corpos de neurônios chamados de gânglios espinhais. Conduz os impulsos nervosos da periferia para o encéfalo e do encéfalo para a periferia;

24 Revestimento do SNC:

25 Líquor cefaloraquidiano:
Substância cristalina, esbranquiçada e transparente que circula no interior dos ventrículos cerebrais, e entre as meninges pia-mater e aracnóide (espaço subaracnoideano). É produzido pelo sangue, nas paredes dos ventrículos e é reabsorvido por projeções da aracnóide chamadas de granulações. Tem a função de proteção do SNC.


Carregar ppt "ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google